Salário para o cargo de Professor na área de deficiência física
CBO 2392-10 > Professores de educação especial

Professor na área de deficiência física - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor na área de deficiência física

Um Professor na área de deficiência física trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,21 e R$ 5.125,75, com a média salarial de R$ 2.905,27 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor na área de deficiência física

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.905,27 34.863,24 726,32 18,74
1º Quartil 2.064,21 24.770,52 516,05 13,32
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,75
3º Quartil 4.231,85 50.782,20 1.057,96 27,30
Teto Salarial 5.125,75 61.509,00 1.281,44 33,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor na área de deficiência física

Professores de educação especial devem:

  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;

Atividades

  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • ministrar palestras e cursos;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • dominar braile;
  • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • avaliar rendimento escolar;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • planejar atividades extraclasse;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • dominar língua de sinais;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • coordenar curso;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ensinar língua portuguesa;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • participar de conselhos de classe;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • participar de associações da categoria;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • proceder com ética;
  • participar das associações da área;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • elaborar material visual para alunos;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • definir conteúdos escolares;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • ensinar atividades recreativas;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • orientar estágios dos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • demonstrar tolerância;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • participar de palestras e cursos;
  • elaborar plano de aulas;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;


Setores que mais contratam Professor na área de deficiência física no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Educação infantil - creche
  • Distribuição de água por caminhões
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação infantil - pré-escola




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