Salário para o cargo de Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Um Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;

  • Atividades

    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dominar língua de sinais;
    • participar de conselhos de classe;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • avaliar rendimento escolar;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • orientar estágios dos alunos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar das associações da área;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • definir conteúdos escolares;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • elaborar relatórios;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • alfabetizar em braile;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • proceder com ética;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • coordenar curso;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar material visual para alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar de palestras e cursos;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • ministrar palestras e cursos;
    • dominar braile;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar tolerância;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar códigos de interação social;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo