Salário para o cargo de Professor de orientação e mobilidade de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de orientação e mobilidade de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de orientação e mobilidade de cegos

Um Professor de orientação e mobilidade de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.984,62 e R$ 5.806,12, com a média salarial de R$ 3.062,04 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de orientação e mobilidade de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.062,04 36.744,48 765,51 18,56
1º Quartil 1.984,62 23.815,44 496,16 12,03
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 16,00
3º Quartil 4.793,58 57.522,96 1.198,40 29,05
Teto Salarial 5.806,12 69.673,44 1.451,53 35,19


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de orientação e mobilidade de cegos

Professores de educação especial devem:

  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;

Atividades

  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • elaborar plano de aulas;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • demonstrar criatividade;
  • ensinar língua portuguesa;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • ensinar atividades recreativas;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • ministrar palestras e cursos;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • elaborar material visual para alunos;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • dominar língua de sinais;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • participar de associações da categoria;
  • planejar atividades extraclasse;
  • avaliar rendimento escolar;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • orientar estágios dos alunos;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • elaborar relatórios;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • definir conteúdos escolares;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • dominar braile;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • alfabetizar em braile;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • coordenar curso;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • demonstrar tolerância;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar de palestras e cursos;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • participar de conselhos de classe;
  • proceder com ética;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • participar das associações da área;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;


Setores que mais contratam Professor de orientação e mobilidade de cegos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola




Profissões em Destaque: