Salário para o cargo de Professor especializado em excepcionais
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Professor especializado em excepcionais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor especializado em excepcionais

Um Professor especializado em excepcionais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.145,33 e R$ 6.910,92, com a média salarial de R$ 3.431,43 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor especializado em excepcionais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.431,43 41.177,16 857,86 22,88
1º Quartil 2.145,33 25.743,96 536,33 14,30
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,95
3º Quartil 5.705,70 68.468,40 1.426,43 38,04
Teto Salarial 6.910,92 82.931,04 1.727,73 46,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor especializado em excepcionais

Professores de educação especial devem:

  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;

Atividades

  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • avaliar rendimento escolar;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • definir conteúdos escolares;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • demonstrar criatividade;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • orientar estágios dos alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • participar de associações da categoria;
  • elaborar material visual para alunos;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • dominar braile;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • ensinar atividades recreativas;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • dominar língua de sinais;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • coordenar curso;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • participar de palestras e cursos;
  • elaborar relatórios;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • ministrar palestras e cursos;
  • ensinar língua portuguesa;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • participar das associações da área;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • proceder com ética;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • elaborar plano de aulas;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • participar de conselhos de classe;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • demonstrar tolerância;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;


Setores que mais contratam Professor especializado em excepcionais no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - creche
  • Atividades associativas
  • Educação infantil - pré-escola
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Serviços de pintura de edifícios em geral
  • Limpeza em prédios e em domicílios




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue