Salário para o cargo de Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Um Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.152,40 e R$ 7.346,60, com a média salarial de R$ 3.559,30 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.559,30 42.711,60 889,83 23,73
1º Quartil 2.152,40 25.828,80 538,10 14,35
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 18,34
3º Quartil 6.065,41 72.784,92 1.516,35 40,44
Teto Salarial 7.346,60 88.159,20 1.836,65 48,98


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais para atuação na Área;

Atividades

  • participar de reuniões pedagógicas;
  • demonstrar tolerância;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • elaborar material visual para alunos;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • dominar braile;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • dominar língua de sinais;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • participar de conselhos de classe;
  • avaliar rendimento escolar;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • pesquisar a língua de sinais;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
  • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • participar de palestras e cursos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • definir conteúdos escolares;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • pesquisar língua escrita de sinais;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
  • ensinar língua portuguesa;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • orientar estágios dos alunos;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
  • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • coordenar curso;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • proceder com ética;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • participar de associações da categoria;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • ministrar palestras e cursos;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • elaborar plano de aulas;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
  • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • participar das associações da área;


Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Educação infantil - pré-escola




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