Salário para o cargo de Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Um Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Professores de educação especial devem:

  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;

  • Atividades

    • participar de associações da categoria;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • dominar braile;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • avaliar rendimento escolar;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • elaborar códigos de interação social;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar criatividade;
    • ministrar palestras e cursos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • definir conteúdos escolares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • proceder com ética;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • orientar estágios dos alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • participar de conselhos de classe;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar plano de aulas;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • planejar atividades extraclasse;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • alfabetizar em braile;
    • coordenar curso;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • elaborar relatórios;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • participar das associações da área;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • dominar língua de sinais;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;


    Setores que mais contratam Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: