Salário para o cargo de Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Um Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.144,80 e R$ 5.840,37, com a média salarial de R$ 3.205,49 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.205,49 38.465,88 801,37 20,68
1º Quartil 2.144,80 25.737,60 536,20 13,84
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,75
3º Quartil 4.821,85 57.862,20 1.205,46 31,11
Teto Salarial 5.840,37 70.084,44 1.460,09 37,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla

Professores de educação especial devem:

  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;

Atividades

  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar de conselhos de classe;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • elaborar relatórios;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • coordenar curso;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • ensinar língua portuguesa;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • elaborar códigos de interação social;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • elaborar material visual para alunos;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • demonstrar tolerância;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • ensinar o uso de objetos de referência;
  • participar das associações da área;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • planejar atividades extraclasse;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • dominar braile;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • orientar estágios dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • ministrar palestras e cursos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • elaborar plano de aulas;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • definir conteúdos escolares;
  • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • dominar língua de sinais;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • participar de palestras e cursos;
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • formar guia-intérprete para surdo cego;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • alfabetizar em braile;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • proceder com ética;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • participar de associações da categoria;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • pesquisar língua escrita de sinais;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • avaliar rendimento escolar;
  • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;


Setores que mais contratam Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Educação infantil - creche
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Ensino médio
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades associativas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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