Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.828,57 | 33.942,81 | 707,14 | 19,19 |
1º Quartil | 2.115,85 | 25.390,15 | 528,96 | 14,35 |
Salário Mediana | 2.635,00 | 31.620,00 | 658,75 | 17,88 |
3º Quartil | 3.936,83 | 47.241,93 | 984,21 | 26,71 |
Teto Salarial | 5.162,09 | 61.945,03 | 1.290,52 | 35,02 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Professores de educação especial
Cargos relacionados:
- Professor especializado em excepcionais
- Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla
- Pedagogo especializado em deficiência mental
- Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)
- Professor de alunos com deficiência mental
- Professor de cegos
- Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
- Professor de orientação e mobilidade de cegos
- Professor na área de deficiência física
- Professor de alunos com deficiências mentais
- Professor de braile
- Professor de reabilitação funcional de cego
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Curitiba - PR | 1.925 - 4.044 | 2.464,59 | 1.924,67 | 2.289,50 | 3.338,83 | 4.044,10 |
São Gabriel do Oeste - MS | 2.105 - 4.492 | 3.025,16 | 2.105,17 | 3.188,00 | 3.708,67 | 4.492,05 |
São Paulo - SP | 1.813 - 3.715 | 2.374,70 | 1.813,00 | 2.210,00 | 3.067,40 | 3.715,33 |
Rio Claro - SP | 2.410 - 4.328 | 2.867,62 | 2.410,40 | 2.715,00 | 3.573,20 | 4.327,97 |
Belo Horizonte - MG | 2.579 - 4.269 | 2.821,88 | 2.579,00 | 2.579,42 | 3.524,75 | 4.269,28 |
Criciúma - SC | 2.265 - 5.621 | 3.321,69 | 2.265,00 | 2.320,00 | 4.641,00 | 5.621,32 |
Santa Rita do Pardo - MS | 2.216 - 2.786 | 2.267,69 | 2.216,00 | 2.300,00 | 2.300,00 | 2.785,83 |
Ipiranga - PR | 1.817 - 4.720 | 2.530,29 | 1.816,67 | 2.050,00 | 3.897,25 | 4.720,47 |
Angatuba - SP | 4.386 - 5.557 | 4.537,50 | 4.386,00 | 4.588,00 | 4.588,00 | 5.557,12 |
Monte Alto - SP | 1.711 - 3.404 | 2.318,00 | 1.711,00 | 2.651,00 | 2.810,00 | 3.403,56 |
Capitão Leônidas Marques - PR | 1.736 - 3.332 | 2.566,45 | 1.736,00 | 2.751,00 | 2.751,00 | 3.332,09 |
Bonito - MS | 2.100 - 5.087 | 2.520,00 | 2.100,00 | 2.100,00 | 4.200,00 | 5.087,17 |
Cristais Paulista - SP | 2.560 - 5.610 | 3.359,00 | 2.560,00 | 3.315,00 | 4.632,00 | 5.610,42 |
Boa Esperança do Sul - SP | 2.758 - 3.711 | 2.987,38 | 2.757,50 | 3.064,00 | 3.064,00 | 3.711,21 |
Maceió - AL | 1.600 - 3.345 | 2.034,75 | 1.599,50 | 1.631,00 | 2.761,50 | 3.344,81 |
Lucas do Rio Verde - MT | 2.141 - 3.021 | 2.317,50 | 2.141,00 | 2.317,50 | 2.494,00 | 3.020,81 |
Santa Rosa - RS | 1.456 - 2.351 | 1.802,43 | 1.456,00 | 1.941,00 | 1.941,00 | 2.351,00 |
Mauá da Serra - PR | 2.751 - 6.664 | 3.537,00 | 2.751,00 | 2.751,00 | 5.502,00 | 6.664,19 |
Lupionópolis - PR | 2.751 - 3.520 | 2.776,83 | 2.751,00 | 2.751,00 | 2.906,00 | 3.519,83 |
Pelotas - RS | 1.777 - 4.790 | 2.729,00 | 1.777,00 | 2.683,50 | 3.955,00 | 4.790,41 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.036 - 5.315 | 3.019,92 | 2.036,49 | 2.810,00 | 4.388,44 | 5.315,41 |
Paraná | 1.921 - 4.601 | 2.735,30 | 1.920,99 | 2.751,00 | 3.798,57 | 4.600,95 |
Mato Grosso do Sul | 2.016 - 5.021 | 2.867,22 | 2.016,00 | 2.700,00 | 4.145,38 | 5.021,01 |
Santa Catarina | 1.999 - 6.225 | 3.364,62 | 1.999,38 | 2.500,00 | 5.139,63 | 6.225,27 |
Minas Gerais | 1.825 - 4.076 | 2.605,22 | 1.825,23 | 2.579,00 | 3.365,00 | 4.075,79 |
Rio Grande do Sul | 1.651 - 3.549 | 2.145,10 | 1.651,00 | 1.941,00 | 2.929,80 | 3.548,66 |
Rio de Janeiro | 1.824 - 4.924 | 2.549,13 | 1.823,75 | 2.200,00 | 4.065,00 | 4.923,65 |
Alagoas | 1.600 - 3.345 | 2.034,75 | 1.599,50 | 1.631,00 | 2.761,50 | 3.344,81 |
Mato Grosso | 2.141 - 3.021 | 2.317,50 | 2.141,00 | 2.317,50 | 2.494,00 | 3.020,81 |
Pará | 1.500 - 2.442 | 1.868,57 | 1.500,00 | 2.016,00 | 2.016,00 | 2.441,84 |
Pernambuco | 1.412 - 3.595 | 2.289,60 | 1.412,00 | 2.356,00 | 2.968,00 | 3.594,93 |
Rondônia | 1.412 - 5.547 | 3.767,51 | 1.412,00 | 4.420,55 | 4.580,00 | 5.547,43 |
Principais locais de trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
Professores de educação especial devem:
Atividades
- produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
- desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- avaliar os resultados dos projetos;
- ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
- alfabetizar em braile;
- pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
- conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- coordenar curso;
- criar materiais para comunicação alternativa;
- demonstrar capacidade de planejamento;
- elaborar plano de aulas;
- demonstrar capacidade de observação;
- adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- encaminhar aluno para ensino regular;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- participar de programas de inclusão escolar;
- elaborar códigos de interação social;
- participar de palestras e cursos;
- realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- participar de projetos de pesquisa;
- estudar a língua escrita da língua de sinais;
- estudar as propostas da legislação educacional;
- trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
- preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
- analisar novas teorias para implementação prática;
- pesquisar língua escrita de sinais;
- ministrar palestras e cursos;
- preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
- ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
- preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- ensinar as atividades de vida autônoma;
- adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- participar da elaboração do currículo escolar;
- identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- analisar propostas pedagógicas;
- participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- atuar em programas de habilitação educacional;
- criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- participar das associações da área;
- planejar atividades extraclasse;
- ensinar língua portuguesa;
- definir conteúdos escolares;
- demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
- transcrever textos em tinta para o braile;
- demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- demonstrar tolerância;
- pesquisar estratégias de aquisição de língua;
- dominar braile;
- registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- transcrever textos em tipos ampliados;
- elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- elaborar projetos com instituições não escolares;
- participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de motivar o outro;
- demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- avaliar rendimento escolar;
- implementar programas de atendimento educacional;
- prestar assessoria à comunidade escolar;
- estabelecer parcerias com as famílias;
- trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- participar da elaboração do plano de ensino;
- preparar professores para classes de inclusão;
- participar de reuniões pedagógicas;
- ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- atuar em programas de reabilitação educacional;
- encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- participar das atividades do programa de integração sensorial;
- planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- demonstrar criatividade;
- avaliar o desempenho linguístico do surdos;
- desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- preparar a comunidade para uso do braile;
- analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- preparar materiais de autocontrate;
- avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- dominar conteúdos e metodologias da área;
- demonstrar flexibilidade;
- ensinar atividades recreativas;
- orientar trabalho em sala de leitura;
- participar da organização de eventos sobre prevenção;
- atuar em programas de estimulação essencial;
- participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- formar guia-intérprete para surdo cego;
- realizar atividades para orientação e mobilidade;
- gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
- planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
- demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- ensinar as atividades de vida diária (avd);
- organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- demonstrar capacidade de liderança;
- elaborar projetos de pesquisa;
- ensinar o uso de objetos de referência;
- participar de conselhos de classe;
- criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
- participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- elaborar programas de atendimento educacional;
- pesquisar temas de educação especial;
- prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- orientar estágios dos alunos;
- estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- demonstrar capacidade de administrar frustações;
- recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- elaborar registros de avanços dos alunos;
- encaminhar alunos para avaliações específicas;
- participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- dominar língua de sinais;
- transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
- preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- elaborar projetos de estimulação essencial;
- participar de fóruns de saúde e educação;
- prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
- orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- criar materiais didático-pedagógicos;
- elaborar relatórios;
- participar de associações da categoria;
- pesquisar o uso de tecnologias;
- planejar programas de intervenção educacional individual;
- dominar diferentes formas de comunicação;
- proceder com ética;
- participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- pesquisar a língua de sinais;
- preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
- encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- elaborar material visual para alunos;
- preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- divulgar a língua de sinais para a comunidade;
Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br