Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Um Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;

  • Atividades

    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • alfabetizar em braile;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • coordenar curso;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • elaborar plano de aulas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • elaborar códigos de interação social;
    • participar de palestras e cursos;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • ministrar palestras e cursos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar das associações da área;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ensinar língua portuguesa;
    • definir conteúdos escolares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • demonstrar tolerância;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • dominar braile;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ensinar atividades recreativas;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • participar de conselhos de classe;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • orientar estágios dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • dominar língua de sinais;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de associações da categoria;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • proceder com ética;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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