Salário para o cargo de Operador de atendimento receptivo (telemarketing)
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Operador de atendimento receptivo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Um Operador de atendimento receptivo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.430,32 e R$ 2.671,46, com a média salarial de R$ 1.657,33 e o salário mediana em R$ 1.518,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.657,33 19.887,99 414,33 8,77
1º Quartil 1.430,32 17.163,80 357,58 7,57
Salário Mediana 1.518,00 18.216,00 379,50 8,03
3º Quartil 2.037,37 24.448,48 509,34 10,78
Teto Salarial 2.671,46 32.057,58 667,87 14,13


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 3.078 1.822,90 1.423,67 1.645,00 2.541,08 3.077,84
Fortaleza - CE 1.412 - 1.963 1.465,81 1.412,00 1.412,00 1.620,72 1.963,07
Belo Horizonte - MG 1.418 - 2.250 1.554,13 1.417,84 1.458,00 1.858,02 2.250,49
Barueri - SP 1.415 - 2.352 1.606,42 1.415,20 1.550,00 1.941,99 2.352,20
Curitiba - PR 1.421 - 2.799 1.787,89 1.421,01 1.677,00 2.311,21 2.799,40
Uberlândia - MG 1.412 - 1.807 1.432,00 1.412,00 1.412,00 1.492,01 1.807,16
Jundiaí - SP 1.412 - 1.913 1.453,75 1.412,00 1.412,00 1.579,14 1.912,70
Rio de Janeiro - RJ 1.414 - 2.778 1.705,88 1.413,64 1.578,00 2.293,42 2.777,86
Goiânia - GO 1.418 - 2.370 1.627,09 1.418,05 1.500,00 1.956,42 2.369,67
Brasília - DF 1.412 - 2.343 1.596,41 1.412,42 1.511,00 1.934,10 2.342,65
Porto Alegre - RS 1.439 - 2.344 1.633,41 1.438,88 1.610,00 1.935,54 2.344,38
Mogi das Cruzes - SP 1.412 - 1.849 1.440,72 1.412,00 1.412,00 1.526,82 1.849,33
São Bernardo do Campo - SP 1.502 - 2.118 1.624,68 1.501,97 1.627,00 1.748,76 2.118,15
Teresina - PI 1.412 - 1.756 1.421,34 1.412,00 1.412,00 1.449,40 1.755,56
Joinville - SC 1.492 - 2.859 1.784,16 1.491,62 1.644,00 2.360,69 2.859,34
Cajamar - SP 1.593 - 2.617 1.739,11 1.593,39 1.600,00 2.160,28 2.616,59
Poa - SP 1.412 - 1.715 1.414,56 1.412,00 1.416,00 1.416,00 1.715,10
Londrina - PR 1.412 - 2.395 1.562,93 1.412,00 1.412,00 1.977,31 2.394,98
Salvador - BA 1.412 - 2.035 1.490,26 1.412,00 1.422,00 1.680,21 2.035,13
Campinas - SP 1.413 - 2.798 1.724,90 1.412,63 1.553,00 2.310,41 2.798,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.413 - 2.836 1.734,62 1.413,15 1.591,00 2.341,11 2.835,63
Minas Gerais 1.412 - 2.141 1.512,90 1.412,00 1.426,00 1.767,23 2.140,52
Ceará 1.412 - 1.988 1.470,82 1.412,00 1.412,00 1.640,91 1.987,52
Paraná 1.412 - 2.700 1.731,92 1.412,00 1.625,00 2.229,36 2.700,27
Santa Catarina 1.457 - 2.797 1.778,09 1.456,76 1.645,00 2.309,37 2.797,18
Rio de Janeiro 1.415 - 2.637 1.674,60 1.415,26 1.553,00 2.176,79 2.636,59
Goiás 1.412 - 2.326 1.578,47 1.412,00 1.482,00 1.920,58 2.326,26
Rio Grande do Sul 1.451 - 2.492 1.688,00 1.451,02 1.610,00 2.057,77 2.492,43
Distrito Federal 1.412 - 2.343 1.596,41 1.412,42 1.511,00 1.934,10 2.342,65
Espírito Santo 1.413 - 2.217 1.586,40 1.413,28 1.515,04 1.830,13 2.216,71
Bahia 1.412 - 2.128 1.511,92 1.412,00 1.422,00 1.756,66 2.127,72
Piauí 1.412 - 1.766 1.423,48 1.412,00 1.412,00 1.457,93 1.765,89
Maranhão 1.426 - 1.979 1.517,16 1.426,41 1.500,00 1.634,24 1.979,44
Pernambuco 1.412 - 2.102 1.505,28 1.412,00 1.422,00 1.735,52 2.102,11
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.264 1.579,03 1.412,00 1.514,00 1.869,19 2.264,02
Amazonas 1.416 - 1.967 1.490,42 1.416,07 1.432,00 1.623,91 1.966,93
Paraíba 1.412 - 1.891 1.449,76 1.412,00 1.412,00 1.561,29 1.891,08
Pará 1.412 - 2.316 1.585,24 1.412,00 1.499,83 1.911,73 2.315,54
Mato Grosso 1.417 - 2.508 1.670,18 1.417,36 1.600,00 2.070,83 2.508,25
Alagoas 1.412 - 2.022 1.481,80 1.412,00 1.412,00 1.669,37 2.021,99
Tocantins 1.413 - 2.164 1.534,24 1.413,02 1.462,00 1.786,55 2.163,92
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.236 1.546,62 1.412,00 1.462,00 1.845,89 2.235,80
Rondônia 1.454 - 2.029 1.551,10 1.453,90 1.500,00 1.674,97 2.028,77
Sergipe 1.412 - 2.032 1.493,97 1.412,00 1.412,00 1.677,36 2.031,67
Amapá 1.412 - 1.980 1.465,59 1.412,00 1.412,00 1.634,62 1.979,90
Acre 1.412 - 2.124 1.499,32 1.412,00 1.412,00 1.754,00 2.124,50
Roraima 1.412 - 1.905 1.479,62 1.412,00 1.442,00 1.573,00 1.905,26


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cadastrar clientes;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • cobrar débitos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;

  • Atividades

    • argumentar com o cliente;
    • apresentar produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • fornecer informações;
    • abordar o cliente;
    • negociar datas de pagamento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • confirmar dados;
    • depurar informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • orientar o usuário;
    • finalizar pendências de serviços;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • registrar informações com precisão;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • identificar problemas;
    • avaliar perfil de consumo;
    • demonstrar empatia;
    • negociar descontos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • finalizar contato;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • comunicar débitos;
    • consultar histórico;
    • trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário;
    • oferecer vantagens;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar paciência;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • orientar usuário de telefonia;
    • seguir o código de ética;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • atualizar listas;
    • direcionar atendimento;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • administrar conflitos;
    • definir formas de pagamento;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • finalizar pendência técnica;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar clientes potenciais;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • confirmar dados cadastrais;
    • solicitar informações ao cliente;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • informar sanções contratuais;
    • autocontrolar-se;
    • informar prazo de entrega;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • oferecer soluções;
    • calcular encargos do débito;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • descrever o produto;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • consultar área técnica;
    • registrar respostas em papel;
    • agendar retorno (follow-up);
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • identificar-se ao cliente;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar objetividade;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • negociar valor de débitos;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • efetivar a venda;
    • negociar valores;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • consultar manuais;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • consultar supervisor;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • realizar triagem de atendimento;
    • tomar decisões;
    • identificar necessidades do interlocutor;


    Setores que mais contratam Operador de atendimento receptivo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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