Salário para o cargo de Operador de atendimento receptivo (telemarketing)
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Operador de atendimento receptivo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Um Operador de atendimento receptivo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.066,48 e R$ 2.011,99, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.066,48 12.797,75 266,62 5,73
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.534,43 18.413,16 383,61 8,24
Teto Salarial 2.011,99 24.143,88 503,00 10,80


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de atendimento receptivo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cobrar débitos;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;

  • Atividades

    • calcular encargos do débito;
    • consultar manuais;
    • identificar problemas;
    • agendar retorno (follow-up);
    • negociar valor de débitos;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • tomar decisões;
    • demonstrar empatia;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • apresentar produtos e serviços;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • oferecer benefícios variados;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • depurar informações;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar informações ao cliente;
    • registrar respostas em papel;
    • esclarecer dúvidas;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • finalizar pendência técnica;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • informar prazo de entrega;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • finalizar pendências de serviços;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • confirmar dados;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • orientar usuário de telefonia;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • informar restrições ao crédito;
    • confirmar dados cadastrais;
    • comunicar débitos;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • orientar o usuário;
    • abordar o cliente;
    • negociar datas de pagamento;
    • registrar informações com precisão;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • direcionar atendimento;
    • informar relação custo-benefício;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer vantagens;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • fornecer informações;
    • argumentar com o cliente;
    • consultar histórico;
    • negociar descontos;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • autocontrolar-se;
    • identificar-se ao cliente;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • trabalhar em equipe;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • oferecer soluções;
    • avaliar perfil de consumo;
    • identificar clientes potenciais;
    • consultar supervisor;
    • finalizar contato;
    • descrever o produto;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • negociar valores;
    • aplicar questionário;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • atualizar listas;
    • definir formas de pagamento;
    • administrar conflitos;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;


    Setores que mais contratam Operador de atendimento receptivo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo