Salário para o cargo de Maître de hotel
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de hotel

Um Maître de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • escolher matéria-prima;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • orientar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • executar preparação de bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar venda de bilhetes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • liderar equipe;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • manter-se atualizado;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • controlar emissão de comandas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar guarda de valores;
    • encaminhar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • supervisionar horários de portaria;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • recepcionar clientes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar agilidade;
    • orientar execução dos serviços;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar visitações;
    • acomodar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;


    Setores que mais contratam Maître de hotel no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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