Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais
Instrutores de ensino profissional devem:
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
Atividades
- sistematizar as normas técnicas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar a legislação na sua área;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- negociar projetos e cursos;
- comprovar certificação das competências;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- selecionar recursos didáticos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- executar a manutenção preventiva;
- simular situações atuais de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- dialogar com os outros professores;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- comprovar experiência na área específica;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- elaborar os planos de aula;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar liderança;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- tomar providências em casos de emergência;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- agir eticamente na profissão;
- demonstrar criatividade;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- identificar novas fontes para atualização;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- sistematizar a produção científica da área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- orientar os alunos;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar perseverança;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- analisar as avaliações;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- preencher planilhas de custo;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- selecionar material pedagógico;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- demonstrar tolerância e paciência;
- criar situações operacionais de atividades;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- adequar material pedagógico;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- participar de campanhas educativas;
- preparar recursos audiovisuais;
- integrar-se em eventos da área;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preparar material didático;
- conferir a execução da manutenção;
- limpar os equipamentos;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de organização;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- organizar exposições de produtos;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- auto avaliar-se;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- expressar-se com clareza;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo