Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

Atividades

  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • preparar material didático;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • expressar-se com clareza;
  • orientar os alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • integrar-se em eventos da área;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • elaborar os planos de aula;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • revisar material pedagógico;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • negociar projetos e cursos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar perseverança;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • dialogar com os alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • selecionar material pedagógico;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar experiência na área específica;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • organizar exposições de produtos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • conferir a execução da manutenção;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • limpar os equipamentos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar liderança;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • agir eticamente na profissão;
  • preencher planilhas de custo;
  • analisar as avaliações;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar flexibilidade;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • registrar controles de estoque;
  • adequar material pedagógico;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • executar a manutenção preventiva;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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