Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • executar a manutenção preventiva;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • auto avaliar-se;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar criatividade;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • negociar projetos e cursos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • comprovar experiência na área específica;
  • integrar-se em eventos da área;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os alunos;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preparar material didático;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • selecionar material pedagógico;
  • limpar os equipamentos;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • organizar exposições de produtos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • adequar material pedagógico;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • analisar as avaliações;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • comprovar certificação das competências;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar liderança;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • conferir a execução da manutenção;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • agir eticamente na profissão;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • expressar-se com clareza;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com os outros professores;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar controles de estoque;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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