Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de treinamentos industriais

Um Instrutor de treinamentos industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de treinamentos industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

  • Atividades

    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • preparar material didático;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • comprovar experiência na área específica;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • auto avaliar-se;
    • conferir a execução da manutenção;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • registrar controles de estoque;
    • comprovar certificação das competências;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • demonstrar perseverança;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • participar de campanhas educativas;
    • selecionar material pedagógico;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • integrar-se em eventos da área;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • elaborar os planos de aula;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • preencher planilhas de custo;
    • agir eticamente na profissão;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • dialogar com os outros professores;
    • demonstrar liderança;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • orientar os alunos;
    • revisar material pedagógico;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • executar a manutenção preventiva;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • limpar os equipamentos;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • analisar as avaliações;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • negociar projetos e cursos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • demonstrar criatividade;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • expressar-se com clareza;
    • organizar exposições de produtos;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • adequar material pedagógico;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • selecionar recursos didáticos;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • dialogar com os alunos;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;


    Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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