Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • elaborar os planos de aula;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • dialogar com os alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • limpar os equipamentos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • organizar exposições de produtos;
  • demonstrar perseverança;
  • analisar as avaliações;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar liderança;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • auto avaliar-se;
  • comprovar experiência na área específica;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preparar material didático;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • selecionar recursos didáticos;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • adequar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • executar a manutenção preventiva;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • registrar controles de estoque;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • expressar-se com clareza;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • comprovar certificação das competências;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • selecionar material pedagógico;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar criatividade;
  • agir eticamente na profissão;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • conferir a execução da manutenção;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • revisar material pedagógico;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




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