Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
Atividades
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- analisar as avaliações;
- selecionar material pedagógico;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- adequar material pedagógico;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- limpar os equipamentos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar situações de trabalho em equipe;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- auto avaliar-se;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- orientar os alunos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- criar situações operacionais de atividades;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de organização;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar liderança;
- preencher diários de classe ou similares;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- integrar-se em eventos da área;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- simular situações atuais de trabalho;
- preparar material didático;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- negociar projetos e cursos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- elaborar os planos de aula;
- executar a manutenção preventiva;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- sistematizar a legislação na sua área;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- preencher planilhas de custo;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- conferir a execução da manutenção;
- demonstrar criatividade;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- identificar novas fontes para atualização;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- participar de campanhas educativas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- selecionar recursos didáticos;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar certificação das competências;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- dialogar com os outros professores;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- comprovar experiência na área específica;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- promover intercâmbios institucionais;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- sistematizar a produção científica da área;
- sistematizar as normas técnicas;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- agir eticamente na profissão;
- organizar exposições de produtos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- dialogar com os alunos;
- tomar providências em casos de emergência;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- expressar-se com clareza;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar flexibilidade;
- preparar recursos audiovisuais;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- revisar material pedagógico;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar perseverança;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- registrar controles de estoque;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo