Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Instrutores de ensino profissional devem:
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- demonstrar competências pessoais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- dialogar com os outros professores;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- demonstrar criatividade;
- agir eticamente na profissão;
- preparar material didático;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- demonstrar perseverança;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- selecionar recursos didáticos;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preencher planilhas de custo;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- selecionar material pedagógico;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- fixar metas educacionais para a escola;
- adequar material pedagógico;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- demonstrar flexibilidade;
- expressar-se com clareza;
- participar de campanhas educativas;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- negociar projetos e cursos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- simular situações atuais de trabalho;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- sistematizar as normas técnicas;
- organizar exposições de produtos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar a produção científica da área;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar tolerância e paciência;
- executar a manutenção preventiva;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- comprovar certificação das competências;
- elaborar os planos de aula;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- promover intercâmbios institucionais;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- preencher diários de classe ou similares;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar liderança;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- orientar os alunos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- registrar controles de estoque;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- analisar as avaliações;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- sistematizar a legislação na sua área;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- limpar os equipamentos;
- revisar material pedagógico;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- dialogar com os alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- tomar providências em casos de emergência;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- preparar recursos audiovisuais;
- identificar novas fontes para atualização;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- integrar-se em eventos da área;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- criar situações de trabalho em equipe;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar capacidade de organização;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- comprovar experiência na área específica;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo