Salário para o cargo de Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)

Instrutores de ensino profissional devem:

  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • elaborar material pedagógico;

Atividades

  • adequar material pedagógico;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • preparar material didático;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • orientar os alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar perseverança;
  • revisar material pedagógico;
  • integrar-se em eventos da área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • executar a manutenção preventiva;
  • selecionar material pedagógico;
  • dialogar com os outros professores;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar liderança;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • expressar-se com clareza;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • limpar os equipamentos;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • conferir a execução da manutenção;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • negociar projetos e cursos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • comprovar experiência na área específica;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • analisar as avaliações;
  • participar de campanhas educativas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • comprovar certificação das competências;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • agir eticamente na profissão;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • registrar controles de estoque;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • organizar exposições de produtos;
  • preencher planilhas de custo;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;


Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Promoção de vendas
  • Frigorífico - abate de suínos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Formação de condutores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
  • Ensino de idiomas
  • Abate de aves
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chargista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Chargista