Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de informática
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de treinamentos industriais
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Instrutores de ensino profissional devem:
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- prestar serviços À comunidade;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
Atividades
- dialogar com os alunos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- analisar as avaliações;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- demonstrar perseverança;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar criatividade;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- sistematizar a legislação na sua área;
- demonstrar tolerância e paciência;
- conferir a execução da manutenção;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- preparar material didático;
- selecionar material pedagógico;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- preencher planilhas de custo;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar liderança;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- negociar projetos e cursos;
- preparar recursos audiovisuais;
- expressar-se com clareza;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- dialogar com os outros professores;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- executar a manutenção preventiva;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- promover intercâmbios institucionais;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- fixar metas educacionais para a escola;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- orientar os alunos;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preencher diários de classe ou similares;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- demonstrar capacidade de organização;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- registrar controles de estoque;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- simular situações atuais de trabalho;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- sistematizar as normas técnicas;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- demonstrar flexibilidade;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- limpar os equipamentos;
- elaborar os planos de aula;
- comprovar experiência na área específica;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- agir eticamente na profissão;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- identificar novas fontes para atualização;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- organizar exposições de produtos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- tomar providências em casos de emergência;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- revisar material pedagógico;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- participar de campanhas educativas;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- integrar-se em eventos da área;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- auto avaliar-se;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo