Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar flexibilidade;
  • revisar material pedagógico;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • negociar projetos e cursos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar liderança;
  • analisar as avaliações;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • registrar controles de estoque;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • comprovar experiência na área específica;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os outros professores;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • auto avaliar-se;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • selecionar recursos didáticos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • preparar material didático;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • selecionar material pedagógico;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • conferir a execução da manutenção;
  • orientar os alunos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • dialogar com os alunos;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher planilhas de custo;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • elaborar os planos de aula;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • organizar exposições de produtos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • comprovar certificação das competências;
  • integrar-se em eventos da área;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • executar a manutenção preventiva;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • limpar os equipamentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • simular situações atuais de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: