Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;

Atividades

  • sistematizar as normas técnicas;
  • orientar os alunos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • comprovar experiência na área específica;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com os outros professores;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • dialogar com os alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • negociar projetos e cursos;
  • agir eticamente na profissão;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • elaborar os planos de aula;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • conferir a execução da manutenção;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • registrar controles de estoque;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • preparar material didático;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • revisar material pedagógico;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • limpar os equipamentos;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • comprovar certificação das competências;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • demonstrar liderança;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • selecionar material pedagógico;
  • expressar-se com clareza;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar flexibilidade;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • executar a manutenção preventiva;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: