Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • simular situações atuais de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • integrar-se em eventos da área;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar liderança;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • agir eticamente na profissão;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • negociar projetos e cursos;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • limpar os equipamentos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • dialogar com os outros professores;
  • conferir a execução da manutenção;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • dialogar com os alunos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • expressar-se com clareza;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • revisar material pedagógico;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • orientar os alunos;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar exposições de produtos;
  • preparar material didático;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • elaborar os planos de aula;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • adequar material pedagógico;
  • demonstrar perseverança;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • registrar controles de estoque;
  • selecionar material pedagógico;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • preencher planilhas de custo;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • comprovar experiência na área específica;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • executar a manutenção preventiva;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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