Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços À comunidade;
- comunicar-se;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- participar de campanhas educativas;
- dialogar com os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- demonstrar capacidade de organização;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- auto avaliar-se;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar material didático;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- agir eticamente na profissão;
- organizar exposições de produtos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- registrar controles de estoque;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- dialogar com os outros professores;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- limpar os equipamentos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- sistematizar a legislação na sua área;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- sistematizar a produção científica da área;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- demonstrar criatividade;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- analisar as avaliações;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- demonstrar liderança;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- simular situações atuais de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- fixar metas educacionais para a escola;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- criar situações operacionais de atividades;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- preparar recursos audiovisuais;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- adequar material pedagógico;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- conferir a execução da manutenção;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- identificar novas fontes para atualização;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- promover intercâmbios institucionais;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- integrar-se em eventos da área;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- selecionar material pedagógico;
- comprovar experiência na área específica;
- expressar-se com clareza;
- preencher planilhas de custo;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- criar situações de trabalho em equipe;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar flexibilidade;
- tomar providências em casos de emergência;
- sistematizar as normas técnicas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- negociar projetos e cursos;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- demonstrar tolerância e paciência;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- elaborar os planos de aula;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- comprovar certificação das competências;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- demonstrar perseverança;
- orientar os alunos;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo