Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços À comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;

Atividades

  • auto avaliar-se;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • elaborar os planos de aula;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • comprovar certificação das competências;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • analisar as avaliações;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • preparar material didático;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de campanhas educativas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • negociar projetos e cursos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • limpar os equipamentos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • dialogar com os outros professores;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • organizar exposições de produtos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • revisar material pedagógico;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • expressar-se com clareza;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • preencher planilhas de custo;
  • orientar os alunos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • conferir a execução da manutenção;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • agir eticamente na profissão;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com os alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • selecionar material pedagógico;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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