Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem em informática

Um Instrutor de aprendizagem em informática trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.676,45 e R$ 6.949,15, com a média salarial de R$ 2.991,40 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem em informática

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.991,40 35.896,84 747,85 14,98
1º Quartil 1.676,45 20.117,39 419,11 8,39
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,01
3º Quartil 5.299,72 63.596,65 1.324,93 26,53
Teto Salarial 6.949,15 83.389,83 1.737,29 34,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brumado - BA 1.758 - 2.132 1.759,61 1.758,43 1.760,00 1.760,00 2.131,76
São Paulo - SP 1.666 - 7.432 3.198,36 1.665,64 2.341,55 6.135,77 7.431,83
Rio de Janeiro - RJ 1.783 - 7.779 3.844,95 1.783,10 3.515,00 6.422,74 7.779,42
Belo Horizonte - MG 1.607 - 8.009 3.394,31 1.606,71 2.640,00 6.612,41 8.009,15
Taubaté - SP 1.757 - 2.431 1.844,78 1.757,16 1.844,00 2.007,41 2.431,43
Campo Grande - MS 2.009 - 8.007 5.368,14 2.009,02 6.500,00 6.610,85 8.007,26
Brasília - DF 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Porto Alegre - RS 1.821 - 9.198 4.197,19 1.821,16 3.933,50 7.593,99 9.198,07
São Luís - MA 1.752 - 26.416 7.031,73 1.751,63 2.300,00 21.808,92 26.415,61
Florianópolis - SC 1.647 - 5.957 2.947,13 1.647,10 2.379,00 4.918,09 5.956,94
Curitiba - PR 1.835 - 6.888 3.581,13 1.835,06 4.013,00 5.687,03 6.888,30
Recife - PE 1.520 - 6.400 3.002,03 1.520,07 2.486,00 5.283,48 6.399,50
Barueri - SP 2.238 - 12.053 5.226,46 2.237,57 4.385,50 9.950,90 12.052,83
Fortaleza - CE 1.438 - 4.263 2.117,59 1.437,95 1.780,00 3.519,36 4.262,76
Campinas - SP 1.738 - 6.990 3.025,77 1.737,84 2.225,00 5.770,83 6.989,81
São Bernardo do Campo - SP 2.989 - 12.456 6.623,46 2.988,59 6.308,00 10.284,11 12.456,42
Montes Claros - MG 1.791 - 8.640 4.393,79 1.790,50 3.978,00 7.132,88 8.639,55
Uberlândia - MG 1.435 - 7.380 3.738,94 1.434,63 4.479,00 6.092,95 7.379,97
Goiânia - GO 1.504 - 7.168 3.255,05 1.503,79 2.875,00 5.917,59 7.167,56
Betim - MG 1.820 - 4.134 2.527,43 1.819,85 2.410,00 3.413,14 4.134,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.626 - 6.907 2.905,38 1.625,51 2.000,00 5.702,10 6.906,55
Minas Gerais 1.460 - 7.284 3.125,05 1.459,55 2.199,00 6.013,64 7.283,90
Bahia 1.703 - 2.967 1.918,12 1.702,96 1.760,00 2.449,52 2.966,94
Rio de Janeiro 1.630 - 8.074 3.935,27 1.629,91 3.613,00 6.665,87 8.073,90
Santa Catarina 1.646 - 6.125 2.917,32 1.646,18 2.379,00 5.056,44 6.124,51
Paraná 1.505 - 5.599 2.643,75 1.504,63 2.112,00 4.622,26 5.598,62
Rio Grande do Sul 1.580 - 7.707 3.360,01 1.580,21 2.705,80 6.363,29 7.707,41
Mato Grosso do Sul 1.482 - 7.984 4.696,60 1.482,31 6.500,00 6.591,73 7.984,10
Pernambuco 1.442 - 7.393 2.955,05 1.442,45 2.254,00 6.104,03 7.393,39
Espírito Santo 1.450 - 5.087 2.395,48 1.450,15 1.854,50 4.199,73 5.086,84
Ceará 1.446 - 4.957 2.303,18 1.445,72 1.788,00 4.092,86 4.957,40
Pará 1.412 - 5.531 2.299,57 1.412,00 1.590,00 4.566,79 5.531,44
Goiás 1.440 - 6.648 2.970,70 1.439,55 2.254,00 5.489,00 6.648,44
Maranhão 1.613 - 22.156 6.244,51 1.613,26 2.300,00 18.292,16 22.156,01
Distrito Federal 1.504 - 5.691 2.607,94 1.504,19 2.000,00 4.698,84 5.691,38
Rio Grande do Norte 1.496 - 15.733 4.561,38 1.496,16 1.920,00 12.989,04 15.732,72
Mato Grosso 1.453 - 4.722 2.325,45 1.453,04 1.980,00 3.898,35 4.721,80
Alagoas 1.541 - 3.330 2.147,20 1.541,38 2.218,00 2.749,35 3.330,10
Paraíba 1.412 - 3.633 2.113,80 1.412,00 2.056,52 2.999,75 3.633,39
Rondônia 1.412 - 3.267 1.799,89 1.412,00 1.500,00 2.697,48 3.267,26
Roraima 2.600 - 7.618 5.077,99 2.600,15 6.176,00 6.289,07 7.617,51
Amazonas 1.418 - 4.492 2.133,68 1.417,82 1.683,00 3.708,22 4.491,51
Tocantins 1.454 - 3.688 2.070,08 1.454,22 1.800,00 3.044,56 3.687,66
Sergipe 1.412 - 7.176 2.925,12 1.412,00 2.392,00 5.924,50 7.175,93
Piauí 1.412 - 5.772 2.429,79 1.412,00 1.639,00 4.765,33 5.771,91
Acre 1.434 - 3.390 1.878,89 1.434,00 1.710,00 2.798,50 3.389,63
Amapá 1.425 - 3.407 1.937,60 1.425,00 2.000,00 2.813,00 3.407,19


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

  • Atividades

    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • comprovar certificação das competências;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • registrar controles de estoque;
    • selecionar material pedagógico;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • demonstrar criatividade;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • selecionar recursos didáticos;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • agir eticamente na profissão;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • participar de campanhas educativas;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • limpar os equipamentos;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • demonstrar perseverança;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • comprovar experiência na área específica;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • elaborar os planos de aula;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • executar a manutenção preventiva;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • preparar material didático;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • expressar-se com clareza;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • demonstrar liderança;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • dialogar com os outros professores;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • integrar-se em eventos da área;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • adequar material pedagógico;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • preencher planilhas de custo;
    • revisar material pedagógico;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • negociar projetos e cursos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • analisar as avaliações;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • conferir a execução da manutenção;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • orientar os alunos;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • organizar exposições de produtos;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • dialogar com os alunos;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • demonstrar flexibilidade;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • fixar metas educacionais para a escola;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em informática
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

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    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear