Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor agrícola
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática
Instrutores de ensino profissional devem:
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
Atividades
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- simular situações atuais de trabalho;
- sistematizar a legislação na sua área;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- criar situações de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- promover intercâmbios institucionais;
- orientar os alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- executar a manutenção preventiva;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- fixar metas educacionais para a escola;
- comprovar certificação das competências;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- demonstrar tolerância e paciência;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- preencher planilhas de custo;
- preparar material didático;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- registrar controles de estoque;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- selecionar material pedagógico;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- expressar-se com clareza;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- agir eticamente na profissão;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- sistematizar a produção científica da área;
- dialogar com os outros professores;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- dialogar com os alunos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- adequar material pedagógico;
- demonstrar criatividade;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- identificar novas fontes para atualização;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- demonstrar flexibilidade;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- demonstrar perseverança;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- auto avaliar-se;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar liderança;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- organizar exposições de produtos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- integrar-se em eventos da área;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- selecionar recursos didáticos;
- criar situações operacionais de atividades;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar capacidade de organização;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- conferir a execução da manutenção;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- preparar recursos audiovisuais;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- participar de campanhas educativas;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- tomar providências em casos de emergência;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- analisar as avaliações;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- comprovar experiência na área específica;
- revisar material pedagógico;
- limpar os equipamentos;
- elaborar os planos de aula;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- preencher diários de classe ou similares;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- negociar projetos e cursos;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- sistematizar as normas técnicas;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Ensino fundamental
- Treinamento em informática
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividades de teleatendimento
- Formação de condutores
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Comércio varejista de livros
- Atividades associativas
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Locação de mão-de-obra temporária
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo