Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

Atividades

  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • adequar material pedagógico;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • elaborar os planos de aula;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • revisar material pedagógico;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • organizar exposições de produtos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • dialogar com os outros professores;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preencher planilhas de custo;
  • conferir a execução da manutenção;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • registrar controles de estoque;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • auto avaliar-se;
  • analisar as avaliações;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • negociar projetos e cursos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • tomar providências em casos de emergência;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • comprovar certificação das competências;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • expressar-se com clareza;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • selecionar material pedagógico;
  • dialogar com os alunos;
  • orientar os alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • preparar material didático;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • executar a manutenção preventiva;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • comprovar experiência na área específica;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar perseverança;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • integrar-se em eventos da área;
  • selecionar recursos didáticos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • participar de campanhas educativas;
  • agir eticamente na profissão;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • limpar os equipamentos;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque: