Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem em informática
CBO 2332-25 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem em informática - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem em informática

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • prestar serviços À comunidade;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • comprovar certificação das competências;
  • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
  • integrar-se em eventos da área;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • analisar as avaliações;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
  • revisar material pedagógico;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • selecionar material pedagógico;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • propor cronograma de atividades pedagógicas;
  • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
  • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • comprovar experiência na área específica;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • expressar-se com clareza;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • fixar metas educacionais para a escola;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • demonstrar criatividade;
  • limpar os equipamentos;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • estimular os alunos na busca de conhecimento;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • demonstrar liderança;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • auto avaliar-se;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • organizar exposições de produtos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • preencher planilhas de custo;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • conferir a execução da manutenção;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • registrar controles de estoque;
  • programar a utilização de material didático-pedagógico;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • dialogar com os alunos;
  • criar situações operacionais de atividades;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • executar a manutenção preventiva;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • definir metodologias e técnicas de ensino;
  • preparar material didático;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • selecionar recursos didáticos;
  • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • simular situações atuais de trabalho;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • participar de campanhas educativas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • negociar projetos e cursos;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • agir eticamente na profissão;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem em informática no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Ensino fundamental
  • Treinamento em informática
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de teleatendimento
  • Formação de condutores
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades associativas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação infantil - pré-escola
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino médio
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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