Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • comunicar-se;

Atividades

  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • revisar material pedagógico;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • comprovar experiência na área específica;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • negociar projetos e cursos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • participar de campanhas educativas;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • elaborar os planos de aula;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • comprovar certificação das competências;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • demonstrar liderança;
  • executar a manutenção preventiva;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • auto avaliar-se;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • registrar controles de estoque;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • organizar exposições de produtos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • dialogar com os outros professores;
  • preencher planilhas de custo;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • analisar as avaliações;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • demonstrar criatividade;
  • integrar-se em eventos da área;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • dialogar com os alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • demonstrar flexibilidade;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • adequar material pedagógico;
  • orientar os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: