Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- elaborar material pedagógico;
Atividades
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- criar situações de trabalho em equipe;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- registrar controles de estoque;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- promover intercâmbios institucionais;
- preencher diários de classe ou similares;
- agir eticamente na profissão;
- preparar recursos audiovisuais;
- participar de campanhas educativas;
- auto avaliar-se;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar a legislação na sua área;
- executar a manutenção preventiva;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- orientar os alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar perseverança;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- organizar exposições de produtos;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- identificar novas fontes para atualização;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- demonstrar tolerância e paciência;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- revisar material pedagógico;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- limpar os equipamentos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- analisar as avaliações;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar capacidade de organização;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- adequar material pedagógico;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- conferir a execução da manutenção;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- comprovar certificação das competências;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- dialogar com os outros professores;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- elaborar os planos de aula;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- integrar-se em eventos da área;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a produção científica da área;
- tomar providências em casos de emergência;
- demonstrar liderança;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- demonstrar flexibilidade;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- sistematizar as normas técnicas;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- expressar-se com clareza;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar criatividade;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- comprovar experiência na área específica;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja