Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços À comunidade;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • conferir a execução da manutenção;
  • participar de campanhas educativas;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • adequar material pedagógico;
  • executar a manutenção preventiva;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • agir eticamente na profissão;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demonstrar perseverança;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • analisar as avaliações;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • orientar os alunos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • comprovar certificação das competências;
  • limpar os equipamentos;
  • auto avaliar-se;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • elaborar os planos de aula;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • expressar-se com clareza;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com os outros professores;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • revisar material pedagógico;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • registrar controles de estoque;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • demonstrar flexibilidade;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • negociar projetos e cursos;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • demonstrar liderança;
  • comprovar experiência na área específica;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: