Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem comercial
- Instrutor agrícola
- Instrutor de aprendizagem em informática
- Instrutor de ofícios industriais
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
- Instrutor de aprendizagem em transportes
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Instrutores de ensino profissional devem:
- prestar serviços À comunidade;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
Atividades
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- participar de campanhas educativas;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- analisar as avaliações;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- dialogar com os alunos;
- adequar material pedagógico;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- promover intercâmbios institucionais;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com os outros professores;
- demonstrar liderança;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- integrar-se em eventos da área;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- sistematizar a legislação na sua área;
- elaborar os planos de aula;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- auto avaliar-se;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- preparar recursos audiovisuais;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar as normas técnicas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- comprovar certificação das competências;
- demonstrar perseverança;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar a produção científica da área;
- demonstrar criatividade;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- criar situações de trabalho em equipe;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- identificar novas fontes para atualização;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- organizar exposições de produtos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- revisar material pedagógico;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- orientar os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de organização;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- agir eticamente na profissão;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- registrar controles de estoque;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- executar a manutenção preventiva;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- tomar providências em casos de emergência;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- limpar os equipamentos;
- preencher diários de classe ou similares;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- comprovar experiência na área específica;
- demonstrar tolerância e paciência;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- negociar projetos e cursos;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja