Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar material pedagógico;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;

Atividades

  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • revisar material pedagógico;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • adequar material pedagógico;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • auto avaliar-se;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com os outros professores;
  • registrar controles de estoque;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • comprovar experiência na área específica;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • organizar exposições de produtos;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • limpar os equipamentos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • conferir a execução da manutenção;
  • preencher planilhas de custo;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • participar de campanhas educativas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • agir eticamente na profissão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • executar a manutenção preventiva;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • elaborar os planos de aula;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • negociar projetos e cursos;
  • expressar-se com clareza;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • demonstrar perseverança;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar liderança;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • orientar os alunos;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • analisar as avaliações;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;


Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens