Salário para o cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.402,07 40.824,86 850,52 15,94
1º Quartil 1.894,22 22.730,65 473,56 8,88
Salário Mediana 2.537,00 30.444,00 634,25 11,89
3º Quartil 5.941,31 71.295,72 1.485,33 27,84
Teto Salarial 7.790,42 93.485,09 1.947,61 36,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Carlos - SP 1.542 - 2.770 1.775,23 1.542,00 1.542,00 2.287,24 2.770,37
Nova Mutum - MT 2.150 - 3.058 2.350,00 2.150,00 2.300,00 2.525,00 3.058,36
Niterói - RJ 1.741 - 2.390 1.855,72 1.741,00 1.899,00 1.973,00 2.389,76
São Paulo - SP 2.680 - 22.046 6.786,64 2.679,50 3.490,00 18.201,50 22.046,20
Porto Velho - RO 1.470 - 11.034 7.502,60 1.470,00 9.110,00 9.110,00 11.034,31
Joinville - SC 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Santana - BA 4.420 - 5.354 4.420,00 4.420,00 4.420,00 4.420,00 5.353,64
Sinimbu - RS 2.000 - 4.244 2.629,50 2.000,00 2.393,00 3.504,00 4.244,15
Brasília - DF 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Parnaíba - PI 2.370 - 3.995 2.730,57 2.370,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Pontal - SP 3.500 - 4.845 3.666,67 3.500,00 3.500,00 4.000,00 4.844,92
Senhor do Bonfim - BA 1.700 - 3.073 2.118,50 1.700,00 2.118,50 2.537,00 3.072,89
Rio Brilhante - MS 3.831 - 5.543 3.955,21 3.831,00 3.831,00 4.576,00 5.542,59
Campinas - SP 1.600 - 3.513 2.580,33 1.600,00 2.791,00 2.900,00 3.512,57
Cruz das Almas - BA 16.500 - 19.985 16.500,00 16.500,00 16.500,00 16.500,00 19.985,30
Fortaleza - CE 1.718 - 2.081 1.718,00 1.718,00 1.718,00 1.718,00 2.080,89
Lençóis Paulista - SP 2.644 - 6.892 3.253,44 2.644,00 2.644,00 5.690,00 6.891,90
Curitiba - PR 2.000 - 3.725 2.316,60 2.000,00 2.008,00 3.075,00 3.724,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.543 - 8.287 3.524,93 1.542,95 2.900,00 6.841,77 8.286,96
Paraná 1.799 - 6.156 2.896,03 1.799,00 2.236,00 5.082,71 6.156,34
Bahia 1.979 - 17.895 6.084,52 1.979,43 4.420,00 14.774,29 17.895,06
Mato Grosso 2.050 - 5.220 2.770,24 2.050,00 2.500,00 4.309,33 5.219,59
Minas Gerais 1.705 - 7.330 3.808,97 1.704,80 3.639,00 6.051,80 7.330,12
Rondônia 1.522 - 11.034 4.654,22 1.522,00 2.244,00 9.110,00 11.034,31
Ceará 1.565 - 4.201 2.088,71 1.565,00 1.718,00 3.468,71 4.201,41
Rio de Janeiro 1.659 - 2.754 1.910,99 1.658,75 1.899,00 2.274,00 2.754,34
Rio Grande do Sul 1.841 - 5.283 2.720,29 1.841,33 2.213,50 4.361,67 5.282,98
Piauí 1.412 - 3.995 2.335,00 1.412,00 2.537,00 3.298,00 3.994,64
Santa Catarina 1.844 - 3.270 2.139,10 1.844,00 2.095,50 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 3.221 - 6.405 4.019,25 3.221,00 3.831,00 5.288,00 6.404,98
Distrito Federal 1.412 - 6.476 2.813,50 1.412,00 2.332,50 5.346,50 6.475,84
Goiás 1.706 - 4.641 2.864,93 1.706,00 2.837,00 3.831,23 4.640,50
Pernambuco 1.890 - 3.634 2.491,67 1.890,00 2.537,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário

Instrutores de ensino profissional devem:

  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • elaborar material pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • prestar serviços À comunidade;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;

  • Atividades

    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • analisar as avaliações;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • expressar-se com clareza;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • dialogar com os alunos;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • agir eticamente na profissão;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • integrar-se em eventos da área;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • preencher planilhas de custo;
    • adequar material pedagógico;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • comprovar experiência na área específica;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar os alunos;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • dialogar com os outros professores;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • organizar exposições de produtos;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • comprovar certificação das competências;
    • selecionar material pedagógico;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • demonstrar perseverança;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • preparar material didático;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • executar a manutenção preventiva;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • demonstrar liderança;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • participar de campanhas educativas;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • elaborar os planos de aula;
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • limpar os equipamentos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • conferir a execução da manutenção;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • revisar material pedagógico;
    • negociar projetos e cursos;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • registrar controles de estoque;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;


    Setores que mais contratam Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Formação de condutores
    • Cultivo de soja
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Outras atividades de ensino
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing