Salário para o cargo de Instrutor agrícola
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor agrícola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor agrícola

Instrutores de ensino profissional devem:

  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • prestar serviços À comunidade;
  • elaborar material pedagógico;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • comunicar-se;

Atividades

  • orientar os alunos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • conferir a execução da manutenção;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • preencher planilhas de custo;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • negociar projetos e cursos;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • integrar-se em eventos da área;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • elaborar os planos de aula;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • registrar controles de estoque;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • organizar exposições de produtos;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • comprovar certificação das competências;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • revisar material pedagógico;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • participar de campanhas educativas;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • limpar os equipamentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • demonstrar liderança;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • adequar material pedagógico;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • agir eticamente na profissão;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • analisar as avaliações;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • demonstrar perseverança;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • dialogar com os alunos;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • dialogar com os outros professores;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • expressar-se com clareza;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • executar a manutenção preventiva;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar criatividade;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;


Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: