Salário para o cargo de Instrutor agrícola
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor agrícola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor agrícola

Instrutores de ensino profissional devem:

  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • prestar serviços À comunidade;

Atividades

  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • expressar-se com clareza;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preencher planilhas de custo;
  • conferir a execução da manutenção;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • agir eticamente na profissão;
  • comprovar certificação das competências;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • limpar os equipamentos;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • auto avaliar-se;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • elaborar os planos de aula;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • revisar material pedagógico;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • orientar os alunos;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • analisar as avaliações;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • demonstrar criatividade;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • dialogar com os outros professores;
  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • demonstrar liderança;
  • integrar-se em eventos da área;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • organizar exposições de produtos;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • participar de campanhas educativas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar perseverança;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • adequar material pedagógico;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • negociar projetos e cursos;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • registrar controles de estoque;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • executar a manutenção preventiva;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • comprovar experiência na área específica;


Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque: