Salário para o cargo de Instrutor agrícola
CBO 2332-05 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor agrícola - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor agrícola

Instrutores de ensino profissional devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • comunicar-se;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • elaborar material pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;

Atividades

  • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
  • promover a exposição e venda de produtos do curso;
  • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
  • preparar recursos audiovisuais;
  • revisar material pedagógico;
  • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
  • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
  • criar relacionamentos de confiabilidade;
  • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
  • demonstrar capacidade de avaliação;
  • dialogar com os alunos;
  • demonstrar tolerância e paciência;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • registrar controles de estoque;
  • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
  • avaliar competências adquiridas anteriormente;
  • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
  • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
  • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
  • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
  • estabelecer referenciais de avaliação;
  • dialogar com os meios de comunicação de massa;
  • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
  • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
  • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
  • identificar novas fontes para atualização;
  • orientar os alunos;
  • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
  • criar situações de trabalho em equipe;
  • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
  • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
  • consultar manual do equipamento para manutenção;
  • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
  • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
  • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
  • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
  • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
  • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
  • adequar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
  • tomar providências em casos de emergência;
  • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
  • sistematizar os termos técnicos da área;
  • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
  • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
  • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
  • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
  • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
  • prestar assessoria técnica à comunidade;
  • elaborar os planos de aula;
  • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
  • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
  • organizar exposições de produtos;
  • expressar-se com clareza;
  • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
  • promover intercâmbios institucionais;
  • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
  • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
  • preencher diários de classe ou similares;
  • demonstrar capacidade de aprendizagem;
  • executar a manutenção preventiva;
  • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
  • negociar projetos e cursos;
  • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
  • integrar-se em eventos da área;
  • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
  • demonstrar perseverança;
  • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
  • sistematizar a legislação na sua área;
  • participar de ações institucionais com objetivo social;
  • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
  • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
  • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
  • fixar critérios de avaliação dos alunos;
  • comprovar experiência na área específica;
  • participar de campanhas educativas;
  • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
  • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
  • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
  • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
  • dialogar com os outros professores;
  • sistematizar as normas técnicas;
  • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
  • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
  • sistematizar a produção científica da área;
  • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
  • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
  • demonstrar liderança;
  • analisar as avaliações;
  • conferir a execução da manutenção;
  • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
  • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
  • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
  • investigar diferentes recursos didáticos;
  • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
  • sistematizar as mudanças tecnológicas;
  • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
  • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
  • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
  • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
  • tomar parte na organização do currículo escolar;
  • divulgar ideias através de projetos de ensino;
  • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
  • dialogar com membros e instituições da comunidade;
  • preencher planilhas de custo;
  • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
  • agir eticamente na profissão;
  • processar materiais para a utilização em ensino;
  • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
  • controlar o estoque de peças de reposição;
  • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
  • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
  • comprovar certificação das competências;
  • limpar os equipamentos;
  • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;


Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Fabricação de açúcar em bruto
  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
  • Cultivo de cana-de-açúcar
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Ensino de esportes
  • Fabricação de álcool
  • Cultivo de soja




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Aquarelista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Aquarelista