Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Professor-instrutor de cursos de treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem agroindustrial e florestal
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem comercial
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor agrícola
Instrutores de ensino profissional devem:
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- elaborar material pedagógico;
- comunicar-se;
- prestar serviços À comunidade;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
Atividades
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- tomar providências em casos de emergência;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- dialogar com os outros professores;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- limpar os equipamentos;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- identificar novas fontes para atualização;
- preencher planilhas de custo;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- organizar exposições de produtos;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- demonstrar flexibilidade;
- dialogar com os alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- auto avaliar-se;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- demonstrar liderança;
- comprovar certificação das competências;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- demonstrar criatividade;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- revisar material pedagógico;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preparar recursos audiovisuais;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- analisar as avaliações;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- integrar-se em eventos da área;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- expressar-se com clareza;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- criar situações de trabalho em equipe;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- sistematizar a produção científica da área;
- elaborar os planos de aula;
- registrar controles de estoque;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- sistematizar as normas técnicas;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar tolerância e paciência;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- demonstrar capacidade de organização;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- executar a manutenção preventiva;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- agir eticamente na profissão;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar a legislação na sua área;
- orientar os alunos;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- participar de campanhas educativas;
- adequar material pedagógico;
- comprovar experiência na área específica;
- negociar projetos e cursos;
- conferir a execução da manutenção;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- promover intercâmbios institucionais;
- demonstrar perseverança;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Outras atividades de ensino
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Ensino de esportes
- Fabricação de álcool
- Cultivo de soja