Salário para o cargo de Gerente de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de vendas

Um Gerente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • otimizar custos e recursos;
    • mediar conflitos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • definir perfis profissionais;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • identificar necessidade de recursos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • realizar campanhas de vendas;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • examinar currículos;
    • entrevistar candidatos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar desempenho;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • mapear processo de decisão;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • gerenciar remanejamentos;
    • pesquisar mercado;
    • saber ouvir;
    • cobrar resultados da equipe;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • gerenciar equipes;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • negociar com partes interessadas;
    • planejar campanhas de vendas;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • agir com empatia;
    • tomar decisões;
    • analisar cenários;
    • autorizar pagamentos;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • liderar pessoas;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar contratos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • realizar escuta ativa;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar demanda do cliente;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • checar informações para divulgação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • analisar contexto;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • trabalhar em equipe;
    • captar recursos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • elaborar relatórios;
    • delegar atribuições;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • analisar tendências do mercado;
    • analisar demanda reclamatória;
    • estabelecer diálogo;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • analisar impacto normativo;
    • elaborar orçamentos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • revisar planos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • representar empresa publicamente;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • monitorar mídias;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • cobrar ações;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • formular plano de incentivos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • administrar orçamentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • negociar com clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar criatividade;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • administrar conflitos entre partes;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;


    Setores que mais contratam Gerente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua