Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Papeleiro (comércio varejista)
- Bricabraquista - empregador
- Proprietário de jogos eletrônicos
- Distribuidor de produtos químicos
- Florista (comércio varejista)
- Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
- Gerente de mercearia
- Gerente de posto de venda
- Alheiro (comércio atacadista)
- Locador de cadeira de praia
- Madeireiro (comércio varejista)
- Atacadista
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- analisar tendências do mercado;
- realizar reuniões com a equipe;
- gerir compras;
- expressar-se oralmente;
- colaborar na definição de epi e epc;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- revisar manuais de procedimentos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- sugerir inovações;
- captar recursos;
- gerir investimentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- orientar clientes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- medir resultados de treinamento;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- promover programas prevencionistas;
- gerenciar contratos de serviços;
- demonstrar motivação;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- controlar o cumprimento de normas;
- definir estratégias de terceirização;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- negociar preços e condições de pagamento;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- atender agentes de fiscalização;
- operar equipamentos de informática;
- buscar atualização profissional;
- exercer liderança;
- argumentar com convicção (persuasão);
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- contratar serviços;
- entrevistar candidatos;
- recepcionar mercadorias;
- fazer orçamentos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- gerir estoques;
- instruir subordinados;
- gerir custos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- redigir comunicados e normas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- expressar-se gestualmente;
- avaliar desempenho;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cobrar resultados;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- administrar remanejamentos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- participar de reuniões;
- remanejar leiaute;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- providenciar integração de funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- preparar relatórios para a diretoria;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- resolver reclamações de clientes;
- designar equipe para projeto;
- sugerir investimentos;
- agir com dinamismo;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- recomendar promoção de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- delegar atribuições;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- estimular a motivação das equipes;
- liberar mercadorias para entrega;
- manter apresentação pessoal;
- exercitar a autonomia;
- determinar perfis profissionais;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- acompanhar a execução orçamentária;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- planejar compras e locações;
- implantar técnicas de vendas;
- transferir numerário para o banco;
- administrar conflitos entre funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- elaborar normas e instruções;
- cooperar na definição de projetos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- prover ações de preservação ambiental;
- monitorar o andamento de projetos;
- propor compra de novos itens;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- examinar currículos;
- apreciar inovações organizacionais;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- representar a empresa;
- divulgar mercadorias e serviços;
Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção