Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Charqueador (comércio varejista)
- Exportador - empregador
- Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
- Caga-sebista
- Arrombador (comércio de gado)
- Lojista (comércio varejista)
- Atacadista
- Florista (comércio varejista)
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Gerente de posto de venda
- Lenheiro ( comércio varejista)
- Arborário
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- propor compra de novos itens;
- gerir estoques;
- transferir numerário para o banco;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- gerir custos;
- captar recursos;
- delegar atribuições;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- cooperar na definição de projetos;
- exercitar a autonomia;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- entrevistar candidatos;
- apreciar inovações organizacionais;
- orientar clientes;
- examinar currículos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- agir com dinamismo;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- fazer orçamentos;
- determinar perfis profissionais;
- instruir subordinados;
- gerir investimentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- representar a empresa;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- planejar compras e locações;
- estimular a motivação das equipes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- operar equipamentos de informática;
- definir estratégias de terceirização;
- avaliar desempenho;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar conflitos entre funcionários;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- recomendar promoção de funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- elaborar plano de investimentos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- demonstrar motivação;
- sugerir investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- prover ações de preservação ambiental;
- monitorar o andamento de projetos;
- atender agentes de fiscalização;
- argumentar com convicção (persuasão);
- controlar o cumprimento de normas;
- elaborar normas e instruções;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- exercer liderança;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- negociar preços e condições de pagamento;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- administrar remanejamentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- sugerir inovações;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar rotinas administrativas;
- providenciar integração de funcionários;
- expressar-se oralmente;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- formular incentivos de produtividade;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- liberar mercadorias para entrega;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- redigir comunicados e normas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- remanejar leiaute;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- designar equipe para projeto;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- preparar relatórios para a diretoria;
- expressar-se gestualmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- cobrar resultados;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- gerir compras;
- analisar tendências do mercado;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- participar de reuniões;
- medir resultados de treinamento;
- recepcionar mercadorias;
- revisar manuais de procedimentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- manter apresentação pessoal;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- buscar atualização profissional;
- contratar serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- promover programas prevencionistas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção