Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.155,62 e R$ 12.338,94, com a média salarial de R$ 4.822,73 e o salário mediana em R$ 3.042,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.822,73 57.872,82 1.205,68 22,17
1º Quartil 2.155,62 25.867,47 538,91 9,91
Salário Mediana 3.042,00 36.504,00 760,50 13,99
3º Quartil 9.410,20 112.922,41 2.352,55 43,27
Teto Salarial 12.338,94 148.067,25 3.084,73 56,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.254 - 24.867 8.873,78 2.253,78 5.289,00 20.530,74 24.867,45
Rio de Janeiro - RJ 1.920 - 12.027 4.571,60 1.920,13 3.309,50 9.929,23 12.026,58
Cotia - SP 1.856 - 6.239 2.741,59 1.856,00 1.856,00 5.150,58 6.238,54
Belo Horizonte - MG 2.015 - 19.417 6.429,10 2.014,94 3.650,00 16.030,61 19.416,75
Goiânia - GO 1.556 - 9.543 3.785,34 1.555,81 3.000,00 7.878,44 9.542,60
Curitiba - PR 2.035 - 19.286 6.250,27 2.035,19 3.257,00 15.922,80 19.286,17
Brasília - DF 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Campo Grande - MS 1.584 - 9.596 3.984,72 1.583,53 3.000,00 7.922,37 9.595,81
Barueri - SP 3.294 - 26.941 11.093,19 3.293,87 9.999,00 22.242,95 26.941,33
Porto Alegre - RS 1.849 - 6.966 3.221,61 1.848,77 2.300,00 5.751,25 6.966,08
Manaus - AM 1.735 - 12.874 4.816,85 1.735,46 3.570,00 10.629,08 12.874,26
Cuiabá - MT 1.670 - 15.944 5.390,18 1.670,42 3.236,00 13.163,50 15.944,03
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 10.504 4.472,55 2.115,09 3.356,00 8.671,79 10.503,54
Guarulhos - SP 1.965 - 19.561 6.815,09 1.964,73 4.292,00 16.149,73 19.561,03
Fortaleza - CE 1.500 - 7.482 3.531,39 1.499,70 2.971,50 6.176,96 7.481,72
Campinas - SP 1.973 - 23.454 7.710,62 1.973,06 4.180,00 19.363,75 23.453,96
Ponta Grossa - PR 1.889 - 18.041 6.178,47 1.889,33 3.841,20 14.895,11 18.041,41
Salvador - BA 1.575 - 9.369 3.963,18 1.574,50 3.374,00 7.735,06 9.368,94
Joinville - SC 2.222 - 11.367 4.430,42 2.222,00 3.169,00 9.385,00 11.367,39
Recife - PE 1.688 - 10.136 4.184,94 1.687,50 3.200,00 8.368,25 10.135,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.986 - 19.306 6.594,41 1.986,19 3.800,50 15.939,09 19.305,91
Minas Gerais 1.735 - 12.957 4.597,93 1.735,42 2.793,00 10.697,61 12.957,26
Paraná 1.976 - 12.439 4.785,48 1.975,77 3.300,00 10.269,79 12.439,08
Santa Catarina 1.894 - 9.285 4.033,96 1.893,80 3.226,50 7.665,49 9.284,68
Rio de Janeiro 1.820 - 12.205 4.520,58 1.819,58 3.000,00 10.076,72 12.205,22
Mato Grosso 1.685 - 9.184 3.819,87 1.685,35 2.835,00 7.582,29 9.183,90
Rio Grande do Sul 1.933 - 8.649 3.894,26 1.933,36 3.356,00 7.141,05 8.649,45
Goiás 1.555 - 10.085 3.945,90 1.555,39 3.000,00 8.326,63 10.085,47
Bahia 1.518 - 7.770 3.331,56 1.518,15 2.603,00 6.415,20 7.770,28
Mato Grosso do Sul 1.697 - 9.830 4.152,73 1.696,97 3.182,50 8.115,66 9.829,93
Pará 1.525 - 9.600 3.600,45 1.524,57 2.226,00 7.926,13 9.600,37
Espírito Santo 1.783 - 10.288 4.089,13 1.783,32 2.893,00 8.493,73 10.287,86
Pernambuco 1.705 - 13.085 4.792,84 1.705,09 3.200,00 10.803,14 13.085,08
Tocantins 1.631 - 11.049 3.844,28 1.631,10 2.260,00 9.121,91 11.048,73
Distrito Federal 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Ceará 1.487 - 8.877 3.697,77 1.486,78 2.570,00 7.329,29 8.877,46
Rondônia 1.512 - 6.269 2.875,92 1.511,80 2.487,50 5.175,36 6.268,55
Amazonas 1.754 - 12.401 4.766,55 1.754,36 3.535,00 10.238,07 12.400,66
Maranhão 1.551 - 7.757 3.542,12 1.550,62 3.138,25 6.404,46 7.757,28
Rio Grande do Norte 1.667 - 5.565 2.875,45 1.666,50 2.604,00 4.594,83 5.565,40
Paraíba 1.465 - 5.305 2.539,98 1.465,10 2.000,00 4.379,60 5.304,70
Alagoas 1.444 - 6.868 2.939,50 1.443,63 2.142,50 5.670,50 6.868,28
Sergipe 1.527 - 7.862 3.248,03 1.526,86 2.500,00 6.491,29 7.862,44
Piauí 1.499 - 10.291 3.945,39 1.498,71 2.471,00 8.496,29 10.290,96
Roraima 1.412 - 6.413 2.401,59 1.412,00 1.412,00 5.295,00 6.413,46
Amapá 2.195 - 19.380 6.212,78 2.194,61 3.069,00 16.000,00 19.379,68
Acre 1.412 - 5.689 2.308,33 1.412,00 1.522,00 4.696,67 5.688,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

  • Atividades

    • liberar mercadorias para entrega;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • determinar perfis profissionais;
    • definir perfil do consumidor final;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • contratar serviços;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • representar a empresa;
    • atender agentes de fiscalização;
    • implantar técnicas de vendas;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • designar equipe para projeto;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • exercer liderança;
    • recepcionar mercadorias;
    • avaliar desempenho;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • participar de reuniões;
    • estimular a motivação das equipes;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • providenciar integração de funcionários;
    • propor compra de novos itens;
    • remanejar leiaute;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • agir com dinamismo;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • elaborar normas e instruções;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • demonstrar motivação;
    • delegar atribuições;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • qualificar fornecedores;
    • fazer orçamentos;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • medir resultados de treinamento;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • gerir estoques;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • examinar currículos;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • cooperar na definição de projetos;
    • gerir investimentos;
    • gerir custos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • orientar clientes;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • sugerir inovações;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • promover programas prevencionistas;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • entrevistar candidatos;
    • analisar tendências do mercado;
    • operar equipamentos de informática;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • expressar-se gestualmente;
    • captar recursos;
    • instruir subordinados;
    • redigir comunicados e normas;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • sugerir investimentos;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • buscar atualização profissional;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • exercitar a autonomia;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • resolver reclamações de clientes;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • expressar-se oralmente;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • administrar remanejamentos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • transferir numerário para o banco;
    • cobrar resultados;
    • promover funcionários;
    • definir estratégias de terceirização;
    • manter apresentação pessoal;
    • gerir compras;
    • formular incentivos de produtividade;
    • elaborar plano de investimentos;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • planejar compras e locações;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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