Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- acompanhar a execução orçamentária;
- definir estratégias de terceirização;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- negociar preços e condições de pagamento;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- examinar currículos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- fazer orçamentos;
- gerenciar contratos de serviços;
- cobrar resultados;
- operar equipamentos de informática;
- analisar tendências do mercado;
- recomendar promoção de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- entrevistar candidatos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- remanejar leiaute;
- formular incentivos de produtividade;
- promover programas prevencionistas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- buscar atualização profissional;
- representar a empresa;
- sugerir investimentos;
- gerir custos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- apreciar inovações organizacionais;
- orientar clientes;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- liberar mercadorias para entrega;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- prover ações de preservação ambiental;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- manter apresentação pessoal;
- administrar conflitos entre funcionários;
- medir resultados de treinamento;
- determinar perfis profissionais;
- cooperar na definição de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar remanejamentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- gerir estoques;
- exercer liderança;
- gerir investimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- controlar o cumprimento de normas;
- demonstrar motivação;
- revisar manuais de procedimentos;
- transferir numerário para o banco;
- acompanhar rotinas administrativas;
- atender agentes de fiscalização;
- estimular a motivação das equipes;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- delegar atribuições;
- instruir subordinados;
- colaborar na definição de epi e epc;
- exercitar a autonomia;
- gerir compras;
- monitorar o andamento de projetos;
- captar recursos;
- implantar técnicas de vendas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- planejar compras e locações;
- participar de reuniões;
- elaborar plano de investimentos;
- recepcionar mercadorias;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- expressar-se oralmente;
- redigir comunicados e normas;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- elaborar normas e instruções;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- preparar relatórios para a diretoria;
- sugerir inovações;
- realizar reuniões com a equipe;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- propor compra de novos itens;
- providenciar integração de funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- contratar serviços;
- designar equipe para projeto;
- avaliar desempenho;
Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção