Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
 
- Gerentes de produção e operações
 
 
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
 
 
 
Cargos relacionados:
- Peleteiro (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista)
- Cigarreiro (comércio varejista)
- Bacalhoeiro
- Caga-sebista
- Locador de bóia para lazer
- Antiquário comércio varejista
- Grossista
- Arborário
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Gerente de box de mercado público
- Florista (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- remanejar leiaute;
- recomendar promoção de funcionários;
- propor compra de novos itens;
- exercitar a autonomia;
- gerir estoques;
- liberar mercadorias para entrega;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- exercer liderança;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- acompanhar auditoria interna e externa;
- analisar tendências do mercado;
- avaliar desempenho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- representar a empresa;
- participar de reuniões;
- providenciar integração de funcionários;
- buscar atualização profissional;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- recepcionar mercadorias;
- delegar atribuições;
- resolver reclamações de clientes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- planejar compras e locações;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- redigir comunicados e normas;
- gerir custos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- negociar preços e condições de pagamento;
- atender agentes de fiscalização;
- agir com dinamismo;
- sugerir inovações;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- designar equipe para projeto;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- instruir subordinados;
- operar equipamentos de informática;
- gerir investimentos;
- implantar técnicas de vendas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- medir resultados de treinamento;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- preparar relatórios para a diretoria;
- formular incentivos de produtividade;
- transferir numerário para o banco;
- gerir compras;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- contratar serviços;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- cobrar resultados;
- captar recursos;
- controlar o cumprimento de normas;
- apreciar inovações organizacionais;
- fazer orçamentos;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- prover ações de preservação ambiental;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- revisar manuais de procedimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- estimular a motivação das equipes;
- definir estratégias de terceirização;
- elaborar normas e instruções;
- determinar perfis profissionais;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- entrevistar candidatos;
- manter apresentação pessoal;
- examinar currículos;
- administrar remanejamentos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- demonstrar motivação;
- cooperar na definição de projetos;
- sugerir investimentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- orientar clientes;
- gerenciar contratos de serviços;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- implementar reciclagem de funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- promover programas prevencionistas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- expressar-se oralmente;
- zelar pela organização do local de trabalho;
Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                