Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implantar técnicas de vendas;
  • captar recursos;
  • determinar perfis profissionais;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • avaliar desempenho;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • buscar atualização profissional;
  • sugerir investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • exercer liderança;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • instruir subordinados;
  • contratar serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • analisar tendências do mercado;
  • fazer orçamentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • representar a empresa;
  • redigir comunicados e normas;
  • promover programas prevencionistas;
  • agir com dinamismo;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • designar equipe para projeto;
  • recepcionar mercadorias;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir compras;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • resolver reclamações de clientes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • entrevistar candidatos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir custos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • delegar atribuições;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir investimentos;
  • demonstrar motivação;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir estratégias de terceirização;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • manter apresentação pessoal;
  • propor compra de novos itens;
  • examinar currículos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir estoques;
  • sugerir inovações;
  • elaborar normas e instruções;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • cobrar resultados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • orientar clientes;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;


Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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