Salário para o cargo de Gerente de relações públicas
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações públicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações públicas

Um Gerente de relações públicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações públicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações públicas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer política comercial;
    • revisar planos;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • formular plano de incentivos;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • otimizar custos e recursos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar orçamentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • analisar contexto;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • checar informações para divulgação;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • pesquisar mercado;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • mapear processo de decisão;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • estabelecer diálogo;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • avaliar desempenho;
    • gerir lucratividade;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • demonstrar criatividade;
    • gerenciar equipes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • delegar atribuições;
    • tomar decisões;
    • analisar demanda do cliente;
    • mediar conflitos;
    • captar recursos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar demanda reclamatória;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • dimensionar equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar contratos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • agir com empatia;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • negociar com partes interessadas;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • cobrar ações;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • pensar estrategicamente;
    • monitorar mídias;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • administrar conflitos entre partes;
    • planejar campanhas de vendas;
    • saber ouvir;
    • analisar cenários;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • cobrar resultados da equipe;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar tendências do mercado;
    • representar empresa publicamente;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • negociar com clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • liderar pessoas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • administrar orçamentos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar escuta ativa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • examinar currículos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar relatórios;
    • contratar serviços de terceiros;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;


    Setores que mais contratam Gerente de relações públicas no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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