Salário para o cargo de Gerente de relações institucionais
CBO 1423-10 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de relações institucionais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de relações institucionais

Um Gerente de relações institucionais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.529,23 e R$ 26.437,59, com a média salarial de R$ 9.882,01 e o salário mediana em R$ 6.583,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de relações institucionais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.882,01 118.584,16 2.470,50 47,29
1º Quartil 3.529,23 42.350,75 882,31 16,89
Salário Mediana 6.583,00 78.996,00 1.645,75 31,50
3º Quartil 20.162,44 241.949,24 5.040,61 96,48
Teto Salarial 26.437,59 317.251,11 6.609,40 126,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.106 - 33.779 13.080,75 3.106,47 10.367,50 27.888,01 33.778,79
Rio de Janeiro - RJ 3.141 - 30.419 11.946,86 3.140,95 10.000,00 25.114,04 30.418,88
Belo Horizonte - MG 2.206 - 18.323 6.946,49 2.206,06 5.021,00 15.127,30 18.322,64
Brasília - DF 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Barueri - SP 3.418 - 32.733 12.430,31 3.418,19 8.250,00 27.024,38 32.732,74
Curitiba - PR 3.014 - 20.427 8.093,24 3.014,18 6.000,00 16.864,83 20.427,19
Fortaleza - CE 1.948 - 11.802 4.526,39 1.948,20 3.323,00 9.743,70 11.801,86
Porto Alegre - RS 2.435 - 24.337 7.874,81 2.435,24 3.893,00 20.092,95 24.337,18
Salvador - BA 1.931 - 15.626 5.912,93 1.930,64 4.300,00 12.900,71 15.625,73
Campinas - SP 3.268 - 28.448 10.431,98 3.268,46 8.000,00 23.487,00 28.448,16
Vitoria - ES 2.562 - 19.304 7.994,21 2.561,55 7.028,50 15.937,11 19.303,50
Niterói - RJ 4.486 - 9.567 6.746,26 4.486,10 7.250,00 7.898,20 9.566,54
Goiânia - GO 2.298 - 19.295 6.716,16 2.297,98 4.800,00 15.930,24 19.295,19
Recife - PE 2.149 - 15.326 5.726,32 2.149,25 3.715,00 12.653,38 15.326,15
Florianópolis - SC 2.452 - 16.137 6.408,60 2.452,38 3.863,50 13.322,75 16.136,91
Guarulhos - SP 3.240 - 18.398 7.859,48 3.240,00 6.171,00 15.189,60 18.398,10
Uberlândia - MG 1.588 - 7.777 3.422,95 1.588,40 3.000,00 6.420,40 7.776,58
Osasco - SP 5.228 - 39.118 17.112,52 5.227,78 12.600,00 32.295,80 39.117,64
Nova Lima - MG 1.900 - 22.826 7.405,92 1.900,20 4.678,00 18.845,20 22.825,87
Ribeirão Preto - SP 1.874 - 17.831 5.694,32 1.874,00 3.100,00 14.721,00 17.830,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.947 - 32.319 12.380,46 2.946,99 9.573,50 26.682,91 32.319,14
Minas Gerais 1.900 - 16.316 5.952,53 1.900,43 4.190,00 13.470,25 16.315,57
Rio de Janeiro 2.782 - 28.139 10.613,09 2.782,19 7.250,00 23.231,65 28.138,88
Paraná 2.342 - 19.758 7.184,28 2.341,86 4.879,00 16.312,06 19.757,65
Rio Grande do Sul 2.184 - 21.120 7.118,11 2.184,09 3.800,00 17.436,82 21.120,00
Ceará 1.810 - 14.711 5.202,18 1.810,32 3.323,00 12.145,89 14.711,47
Bahia 1.848 - 15.672 5.715,91 1.847,84 3.351,17 12.939,04 15.672,15
Santa Catarina 2.291 - 16.436 6.446,43 2.291,40 4.623,00 13.569,53 16.435,82
Distrito Federal 3.224 - 31.941 12.475,75 3.223,88 9.802,50 26.370,39 31.940,61
Espírito Santo 1.938 - 17.621 6.582,15 1.937,50 4.685,00 14.547,62 17.620,52
Goiás 1.533 - 17.042 5.678,06 1.532,66 3.300,00 14.069,76 17.041,71
Pernambuco 1.991 - 13.185 5.253,33 1.990,50 4.924,00 10.885,26 13.184,55
Pará 1.532 - 18.173 6.332,00 1.531,56 4.285,50 15.003,89 18.173,16
Mato Grosso 1.779 - 40.893 13.119,00 1.778,75 7.649,00 33.761,38 40.892,79
Maranhão 1.532 - 10.393 3.761,00 1.531,75 2.257,50 8.580,88 10.393,41
Mato Grosso do Sul 1.792 - 24.544 7.775,30 1.792,17 3.798,50 20.263,50 24.543,76
Paraíba 1.992 - 14.030 5.690,17 1.992,35 3.452,50 11.583,17 14.029,88
Alagoas 1.803 - 14.311 5.426,64 1.803,09 3.500,00 11.815,00 14.310,68
Rio Grande do Norte 1.996 - 8.950 4.023,25 1.996,00 3.500,00 7.389,00 8.949,78
Amazonas 1.637 - 17.126 5.205,06 1.637,33 3.500,00 14.139,00 17.125,58
Sergipe 1.773 - 6.701 3.107,92 1.773,33 2.500,00 5.532,00 6.700,52
Amapá 1.424 - 6.398 2.266,01 1.423,50 1.435,00 5.282,00 6.397,72
Acre 3.088 - 20.607 7.442,17 3.088,00 6.338,00 17.013,00 20.606,66
Tocantins 1.702 - 16.417 5.498,83 1.702,00 3.395,50 13.554,00 16.417,01
Rondônia 2.076 - 7.810 4.000,60 2.076,00 2.600,00 6.448,00 7.810,01
Piauí 3.500 - 21.287 6.396,79 3.500,00 3.700,00 17.575,00 21.287,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de relações institucionais

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;

  • Atividades

    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar campanhas de vendas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • negociar com clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • representar empresa publicamente;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • delegar atribuições;
    • mapear processo de decisão;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • realizar escuta ativa;
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • definir perfis profissionais;
    • analisar demanda do cliente;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • estabelecer diálogo;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • otimizar custos e recursos;
    • gerenciar remanejamentos;
    • examinar currículos;
    • checar informações para divulgação;
    • identificar necessidade de recursos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • entrevistar candidatos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • tomar decisões;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • analisar contexto;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • administrar orçamentos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • formular plano de incentivos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • administrar conflitos entre partes;
    • monitorar contratos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar tendências do mercado;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • gerenciar equipes;
    • captar recursos;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar mídias;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • liderar pessoas;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • trabalhar em equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • agir com empatia;
    • elaborar orçamentos;
    • pesquisar mercado;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar relatórios;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • gerir lucratividade;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • cobrar ações;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • autorizar pagamentos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • revisar planos;
    • estabelecer política comercial;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar impacto normativo;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • avaliar desempenho;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • analisar demanda reclamatória;
    • saber ouvir;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar cenários;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar campanhas de vendas;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • cobrar resultados da equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de relações institucionais no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades associativas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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