Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Bodegueiro
- Locador de cadeira para festa
- Gerente de loja e supermercado
- Fornecedor
- Proprietário de jogos eletrônicos
- Proprietário de totó (comércio varejista)
- Locador de caiaque para lazer
- Bricabraquista - empregador
- Baleiro (exclusive no comércio ambulante)
- Adeleiro (comércio varejista)
- Alfarrabista
- Lojista (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- negociar preços e condições de pagamento;
- exercitar a autonomia;
- propor compra de novos itens;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- instruir subordinados;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- contratar serviços;
- preparar relatórios para a diretoria;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- elaborar plano de investimentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- analisar tendências do mercado;
- captar recursos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- prover ações de preservação ambiental;
- buscar atualização profissional;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- redigir comunicados e normas;
- cobrar resultados;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- apreciar inovações organizacionais;
- sugerir inovações;
- operar equipamentos de informática;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerir custos;
- gerenciar contratos de serviços;
- revisar manuais de procedimentos;
- orientar clientes;
- medir resultados de treinamento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- remanejar leiaute;
- acompanhar a execução orçamentária;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- divulgar mercadorias e serviços;
- planejar compras e locações;
- implantar técnicas de vendas;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- definir estratégias de terceirização;
- promover programas prevencionistas;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- participar de reuniões;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- cooperar na definição de projetos;
- fazer orçamentos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- transferir numerário para o banco;
- expressar-se oralmente;
- elaborar normas e instruções;
- administrar conflitos entre funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- agir com dinamismo;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- delegar atribuições;
- gerir investimentos;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- recepcionar mercadorias;
- manter apresentação pessoal;
- implementar reciclagem de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- demonstrar motivação;
- expressar-se gestualmente;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- exercer liderança;
- representar a empresa;
- avaliar desempenho;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- colaborar na definição de epi e epc;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- gerir compras;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- monitorar o andamento de projetos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- sugerir investimentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- providenciar integração de funcionários;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- entrevistar candidatos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- atender agentes de fiscalização;
- designar equipe para projeto;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- controlar o cumprimento de normas;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- recomendar promoção de funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estimular a motivação das equipes;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- examinar currículos;
- determinar perfis profissionais;
- formular incentivos de produtividade;
- administrar remanejamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- gerir estoques;
Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção