Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.155,62 e R$ 12.338,94, com a média salarial de R$ 4.822,73 e o salário mediana em R$ 3.042,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.822,73 57.872,82 1.205,68 22,17
1º Quartil 2.155,62 25.867,47 538,91 9,91
Salário Mediana 3.042,00 36.504,00 760,50 13,99
3º Quartil 9.410,20 112.922,41 2.352,55 43,27
Teto Salarial 12.338,94 148.067,25 3.084,73 56,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.254 - 24.867 8.873,78 2.253,78 5.289,00 20.530,74 24.867,45
Rio de Janeiro - RJ 1.920 - 12.027 4.571,60 1.920,13 3.309,50 9.929,23 12.026,58
Cotia - SP 1.856 - 6.239 2.741,59 1.856,00 1.856,00 5.150,58 6.238,54
Belo Horizonte - MG 2.015 - 19.417 6.429,10 2.014,94 3.650,00 16.030,61 19.416,75
Goiânia - GO 1.556 - 9.543 3.785,34 1.555,81 3.000,00 7.878,44 9.542,60
Curitiba - PR 2.035 - 19.286 6.250,27 2.035,19 3.257,00 15.922,80 19.286,17
Brasília - DF 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Campo Grande - MS 1.584 - 9.596 3.984,72 1.583,53 3.000,00 7.922,37 9.595,81
Barueri - SP 3.294 - 26.941 11.093,19 3.293,87 9.999,00 22.242,95 26.941,33
Porto Alegre - RS 1.849 - 6.966 3.221,61 1.848,77 2.300,00 5.751,25 6.966,08
Manaus - AM 1.735 - 12.874 4.816,85 1.735,46 3.570,00 10.629,08 12.874,26
Cuiabá - MT 1.670 - 15.944 5.390,18 1.670,42 3.236,00 13.163,50 15.944,03
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 10.504 4.472,55 2.115,09 3.356,00 8.671,79 10.503,54
Guarulhos - SP 1.965 - 19.561 6.815,09 1.964,73 4.292,00 16.149,73 19.561,03
Fortaleza - CE 1.500 - 7.482 3.531,39 1.499,70 2.971,50 6.176,96 7.481,72
Campinas - SP 1.973 - 23.454 7.710,62 1.973,06 4.180,00 19.363,75 23.453,96
Ponta Grossa - PR 1.889 - 18.041 6.178,47 1.889,33 3.841,20 14.895,11 18.041,41
Salvador - BA 1.575 - 9.369 3.963,18 1.574,50 3.374,00 7.735,06 9.368,94
Joinville - SC 2.222 - 11.367 4.430,42 2.222,00 3.169,00 9.385,00 11.367,39
Recife - PE 1.688 - 10.136 4.184,94 1.687,50 3.200,00 8.368,25 10.135,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.986 - 19.306 6.594,41 1.986,19 3.800,50 15.939,09 19.305,91
Minas Gerais 1.735 - 12.957 4.597,93 1.735,42 2.793,00 10.697,61 12.957,26
Paraná 1.976 - 12.439 4.785,48 1.975,77 3.300,00 10.269,79 12.439,08
Santa Catarina 1.894 - 9.285 4.033,96 1.893,80 3.226,50 7.665,49 9.284,68
Rio de Janeiro 1.820 - 12.205 4.520,58 1.819,58 3.000,00 10.076,72 12.205,22
Mato Grosso 1.685 - 9.184 3.819,87 1.685,35 2.835,00 7.582,29 9.183,90
Rio Grande do Sul 1.933 - 8.649 3.894,26 1.933,36 3.356,00 7.141,05 8.649,45
Goiás 1.555 - 10.085 3.945,90 1.555,39 3.000,00 8.326,63 10.085,47
Bahia 1.518 - 7.770 3.331,56 1.518,15 2.603,00 6.415,20 7.770,28
Mato Grosso do Sul 1.697 - 9.830 4.152,73 1.696,97 3.182,50 8.115,66 9.829,93
Pará 1.525 - 9.600 3.600,45 1.524,57 2.226,00 7.926,13 9.600,37
Espírito Santo 1.783 - 10.288 4.089,13 1.783,32 2.893,00 8.493,73 10.287,86
Pernambuco 1.705 - 13.085 4.792,84 1.705,09 3.200,00 10.803,14 13.085,08
Tocantins 1.631 - 11.049 3.844,28 1.631,10 2.260,00 9.121,91 11.048,73
Distrito Federal 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Ceará 1.487 - 8.877 3.697,77 1.486,78 2.570,00 7.329,29 8.877,46
Rondônia 1.512 - 6.269 2.875,92 1.511,80 2.487,50 5.175,36 6.268,55
Amazonas 1.754 - 12.401 4.766,55 1.754,36 3.535,00 10.238,07 12.400,66
Maranhão 1.551 - 7.757 3.542,12 1.550,62 3.138,25 6.404,46 7.757,28
Rio Grande do Norte 1.667 - 5.565 2.875,45 1.666,50 2.604,00 4.594,83 5.565,40
Paraíba 1.465 - 5.305 2.539,98 1.465,10 2.000,00 4.379,60 5.304,70
Alagoas 1.444 - 6.868 2.939,50 1.443,63 2.142,50 5.670,50 6.868,28
Sergipe 1.527 - 7.862 3.248,03 1.526,86 2.500,00 6.491,29 7.862,44
Piauí 1.499 - 10.291 3.945,39 1.498,71 2.471,00 8.496,29 10.290,96
Roraima 1.412 - 6.413 2.401,59 1.412,00 1.412,00 5.295,00 6.413,46
Amapá 2.195 - 19.380 6.212,78 2.194,61 3.069,00 16.000,00 19.379,68
Acre 1.412 - 5.689 2.308,33 1.412,00 1.522,00 4.696,67 5.688,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • expressar-se oralmente;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • expressar-se gestualmente;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • exercitar a autonomia;
    • exercer liderança;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • examinar currículos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • buscar atualização profissional;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • propor compra de novos itens;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • sugerir investimentos;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • orientar clientes;
    • cobrar resultados;
    • medir resultados de treinamento;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • elaborar normas e instruções;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • operar equipamentos de informática;
    • resolver reclamações de clientes;
    • elaborar plano de investimentos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • transferir numerário para o banco;
    • administrar remanejamentos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • entrevistar candidatos;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • contratar serviços;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • sugerir inovações;
    • definir perfil do consumidor final;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • definir estratégias de terceirização;
    • planejar compras e locações;
    • gerir estoques;
    • gerir custos;
    • representar a empresa;
    • promover programas prevencionistas;
    • demonstrar motivação;
    • participar de reuniões;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • qualificar fornecedores;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • determinar perfis profissionais;
    • cooperar na definição de projetos;
    • avaliar desempenho;
    • recepcionar mercadorias;
    • gerir compras;
    • implantar técnicas de vendas;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • delegar atribuições;
    • formular incentivos de produtividade;
    • agir com dinamismo;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • estimular a motivação das equipes;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • manter apresentação pessoal;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • analisar tendências do mercado;
    • remanejar leiaute;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • captar recursos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • redigir comunicados e normas;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • instruir subordinados;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • promover funcionários;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • fazer orçamentos;
    • designar equipe para projeto;
    • gerir investimentos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • providenciar integração de funcionários;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;


    Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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