Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Alugador (comerciante varejista)
- Botequineiro
- Fruteiro (comércio varejista)
- Charqueador (comércio varejista)
- Armeiro (comércio varejista)
- Boiadeiro (comércio de gado)
- Baiuqueiro
- Vendeiro (comércio varejista)
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Cigarreiro (comércio varejista)
- Lojista (comércio varejista)
- Vidraceiro (comércio varejista)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- avaliar desempenho;
- negociar preços e condições de pagamento;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- elaborar normas e instruções;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir custos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- determinar perfis profissionais;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- expressar-se gestualmente;
- cooperar na definição de projetos;
- controlar o cumprimento de normas;
- acompanhar a execução orçamentária;
- participar de reuniões;
- divulgar mercadorias e serviços;
- manter apresentação pessoal;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- preparar relatórios para a diretoria;
- administrar remanejamentos;
- transferir numerário para o banco;
- operar equipamentos de informática;
- demonstrar motivação;
- apreciar inovações organizacionais;
- implementar reciclagem de funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
- cobrar resultados;
- redigir comunicados e normas;
- gerir compras;
- buscar atualização profissional;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- fazer orçamentos;
- analisar tendências do mercado;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- designar equipe para projeto;
- examinar currículos;
- remanejar leiaute;
- propor compra de novos itens;
- sugerir investimentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- instruir subordinados;
- agir com dinamismo;
- representar a empresa;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- orientar clientes;
- contratar serviços;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir investimentos;
- revisar manuais de procedimentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- monitorar o andamento de projetos;
- atender agentes de fiscalização;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- elaborar plano de investimentos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- sugerir inovações;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- captar recursos;
- planejar compras e locações;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- implantar técnicas de vendas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- argumentar com convicção (persuasão);
- entrevistar candidatos;
- exercitar a autonomia;
- exercer liderança;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- resolver reclamações de clientes;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- estimular a motivação das equipes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- liberar mercadorias para entrega;
- expressar-se oralmente;
- recomendar promoção de funcionários;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- gerir estoques;
- delegar atribuições;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- medir resultados de treinamento;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- realizar reuniões com a equipe;
- formular incentivos de produtividade;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- prover ações de preservação ambiental;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- providenciar integração de funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- promover programas prevencionistas;
- gerenciar contratos de serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção