Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • exercitar a autonomia;
  • cooperar na definição de projetos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • fazer orçamentos;
  • sugerir investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • medir resultados de treinamento;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercer liderança;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • examinar currículos;
  • orientar clientes;
  • recepcionar mercadorias;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • participar de reuniões;
  • sugerir inovações;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • captar recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • expressar-se oralmente;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • agir com dinamismo;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar compras e locações;
  • representar a empresa;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • determinar perfis profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir custos;
  • remanejar leiaute;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir compras;
  • cobrar resultados;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • contratar serviços;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • instruir subordinados;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • redigir comunicados e normas;
  • designar equipe para projeto;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • propor compra de novos itens;
  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir estoques;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar motivação;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • elaborar plano de investimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • avaliar desempenho;
  • buscar atualização profissional;
  • analisar tendências do mercado;
  • entrevistar candidatos;


Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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