Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • entrevistar candidatos;
  • avaliar desempenho;
  • formular incentivos de produtividade;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • analisar tendências do mercado;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • redigir comunicados e normas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • contratar serviços;
  • planejar compras e locações;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • representar a empresa;
  • medir resultados de treinamento;
  • exercitar a autonomia;
  • agir com dinamismo;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir estoques;
  • determinar perfis profissionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • atender agentes de fiscalização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • buscar atualização profissional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • operar equipamentos de informática;
  • propor compra de novos itens;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • expressar-se oralmente;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir compras;
  • expressar-se gestualmente;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • examinar currículos;
  • remanejar leiaute;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • recepcionar mercadorias;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • gerir custos;
  • demonstrar motivação;
  • participar de reuniões;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • fazer orçamentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar normas e instruções;
  • sugerir investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • orientar clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • captar recursos;
  • promover programas prevencionistas;
  • sugerir inovações;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • manter apresentação pessoal;
  • exercer liderança;
  • gerir investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cobrar resultados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • instruir subordinados;


Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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