Salário para o cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • examinar currículos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • operar equipamentos de informática;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • expressar-se gestualmente;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • exercer liderança;
  • sugerir investimentos;
  • sugerir inovações;
  • atender agentes de fiscalização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • redigir comunicados e normas;
  • gerir custos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • medir resultados de treinamento;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • remanejar leiaute;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • captar recursos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • promover programas prevencionistas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • orientar clientes;
  • demonstrar motivação;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • entrevistar candidatos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • avaliar desempenho;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • cobrar resultados;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerir compras;
  • agir com dinamismo;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • representar a empresa;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • participar de reuniões;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir investimentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • buscar atualização profissional;
  • instruir subordinados;
  • gerir estoques;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar compras e locações;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • contratar serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • formular incentivos de produtividade;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se oralmente;


Setores que mais contratam Gerente de operações de serviços de assistência técnica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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