Salário para o cargo de Gerente de empresas comerciais
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de empresas comerciais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de empresas comerciais

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • designar equipe para projeto;
  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • sugerir inovações;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • transferir numerário para o banco;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • analisar tendências do mercado;
  • recepcionar mercadorias;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • fazer orçamentos;
  • gerir estoques;
  • captar recursos;
  • gerir custos;
  • exercer liderança;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • medir resultados de treinamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • determinar perfis profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • orientar clientes;
  • examinar currículos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • cobrar resultados;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • contratar serviços;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar motivação;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercitar a autonomia;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar compras e locações;
  • participar de reuniões;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • sugerir investimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerir compras;
  • remanejar leiaute;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • propor compra de novos itens;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar remanejamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • qualificar fornecedores;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • delegar atribuições;
  • agir com dinamismo;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • entrevistar candidatos;
  • expressar-se oralmente;
  • representar a empresa;
  • implantar técnicas de vendas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se gestualmente;
  • redigir comunicados e normas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;


Setores que mais contratam Gerente de empresas comerciais no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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