Salário para o cargo de Gerente de empresas comerciais
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de empresas comerciais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de empresas comerciais

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • monitorar o andamento de projetos;
  • orientar clientes;
  • gerir custos;
  • remanejar leiaute;
  • recepcionar mercadorias;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • entrevistar candidatos;
  • elaborar normas e instruções;
  • fazer orçamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir investimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • designar equipe para projeto;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • providenciar integração de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • manter apresentação pessoal;
  • instruir subordinados;
  • gerir estoques;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • cooperar na definição de projetos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • agir com dinamismo;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • promover programas prevencionistas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • operar equipamentos de informática;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • administrar remanejamentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • propor compra de novos itens;
  • representar a empresa;
  • contratar serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • avaliar desempenho;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • delegar atribuições;
  • captar recursos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • cobrar resultados;
  • expressar-se gestualmente;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerir compras;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • examinar currículos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • analisar tendências do mercado;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • exercitar a autonomia;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar compras e locações;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • exercer liderança;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • sugerir inovações;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • redigir comunicados e normas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);


Setores que mais contratam Gerente de empresas comerciais no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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