Salário para o cargo de Gerente de empresas comerciais
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de empresas comerciais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de empresas comerciais

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • medir resultados de treinamento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • elaborar plano de investimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • delegar atribuições;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • orientar clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • instruir subordinados;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • sugerir inovações;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • operar equipamentos de informática;
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • determinar perfis profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir compras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar compras e locações;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • buscar atualização profissional;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • estimular a motivação das equipes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • exercer liderança;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • contratar serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • designar equipe para projeto;
  • promover programas prevencionistas;
  • transferir numerário para o banco;
  • manter apresentação pessoal;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir perfil do consumidor final;
  • sugerir investimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • agir com dinamismo;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • redigir comunicados e normas;
  • analisar tendências do mercado;
  • fazer orçamentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • gerir custos;
  • avaliar desempenho;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • administrar remanejamentos;
  • gerir estoques;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • propor compra de novos itens;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • representar a empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • expressar-se gestualmente;
  • captar recursos;
  • participar de reuniões;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir estratégias de terceirização;
  • expressar-se oralmente;
  • examinar currículos;
  • demonstrar motivação;
  • apreciar inovações organizacionais;


Setores que mais contratam Gerente de empresas comerciais no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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