Salário para o cargo de Gerente de empresas comerciais
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de empresas comerciais - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de empresas comerciais

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • demonstrar motivação;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • determinar perfis profissionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • buscar atualização profissional;
  • exercer liderança;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • participar de reuniões;
  • redigir comunicados e normas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • promover programas prevencionistas;
  • manter apresentação pessoal;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • representar a empresa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • sugerir inovações;
  • administrar remanejamentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • cobrar resultados;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • instruir subordinados;
  • captar recursos;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • designar equipe para projeto;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • contratar serviços;
  • orientar clientes;
  • transferir numerário para o banco;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • atender agentes de fiscalização;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • operar equipamentos de informática;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • providenciar integração de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir custos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • analisar tendências do mercado;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • gerir estoques;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • planejar compras e locações;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • examinar currículos;
  • sugerir investimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar racionalização do uso de recursos;


Setores que mais contratam Gerente de empresas comerciais no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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