Salário para o cargo de Gerente de divisão comercial
CBO 1423-05 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de divisão comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de divisão comercial

Um Gerente de divisão comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,34 e R$ 14.206,34, com a média salarial de R$ 5.160,36 e o salário mediana em R$ 2.789,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de divisão comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.160,36 61.924,28 1.290,09 23,86
1º Quartil 2.036,34 24.436,14 509,09 9,42
Salário Mediana 2.789,00 33.468,00 697,25 12,90
3º Quartil 10.834,36 130.012,38 2.708,59 50,10
Teto Salarial 14.206,34 170.476,13 3.551,59 65,70


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.387 - 29.516 10.199,34 2.386,98 6.000,00 24.368,48 29.515,84
Rio de Janeiro - RJ 1.767 - 20.251 6.337,79 1.766,52 3.000,00 16.718,96 20.250,51
Brasília - DF 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Belo Horizonte - MG 1.641 - 12.201 4.281,93 1.640,97 2.520,00 10.073,32 12.201,11
Curitiba - PR 1.856 - 15.783 5.412,02 1.856,18 3.000,00 13.030,50 15.782,93
Goiânia - GO 1.638 - 11.045 4.090,10 1.638,24 2.700,00 9.119,07 11.045,29
Fortaleza - CE 1.614 - 8.595 3.414,71 1.613,83 2.500,00 7.095,84 8.594,69
Salvador - BA 1.632 - 10.088 3.760,31 1.631,96 2.500,00 8.329,11 10.088,47
Porto Alegre - RS 1.820 - 14.246 5.194,90 1.819,75 3.314,00 11.761,93 14.246,41
Barueri - SP 3.094 - 29.892 12.012,05 3.094,35 9.372,00 24.679,26 29.892,26
Campinas - SP 2.173 - 22.282 7.337,10 2.172,73 4.000,00 18.396,28 22.282,13
Recife - PE 1.811 - 12.120 4.497,29 1.811,42 2.924,88 10.006,70 12.120,42
Ribeirão Preto - SP 2.014 - 13.512 4.973,03 2.013,52 3.088,00 11.155,29 13.511,62
Manaus - AM 1.606 - 10.077 3.744,50 1.605,67 2.415,00 8.319,62 10.076,97
Campo Grande - MS 1.704 - 9.833 3.813,42 1.703,56 2.510,00 8.118,48 9.833,34
Cuiabá - MT 1.591 - 10.255 3.880,17 1.591,33 2.674,00 8.466,61 10.255,01
Uberlândia - MG 1.614 - 13.759 4.634,03 1.613,92 2.500,00 11.359,38 13.758,83
Contagem - MG 1.620 - 9.596 3.625,45 1.620,38 2.500,00 7.922,31 9.595,74
Guarulhos - SP 2.013 - 15.760 5.428,12 2.012,93 3.008,00 13.011,52 15.759,95
Joinville - SC 2.005 - 12.016 4.575,93 2.004,57 3.000,00 9.920,57 12.016,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.107 - 24.118 7.784,96 2.106,56 3.936,00 19.912,33 24.118,41
Minas Gerais 1.579 - 9.877 3.660,27 1.578,72 2.400,00 8.154,75 9.877,28
Rio de Janeiro 1.672 - 14.920 4.817,39 1.671,53 2.500,00 12.317,87 14.919,77
Paraná 1.816 - 12.122 4.384,33 1.816,26 2.692,00 10.007,96 12.121,95
Santa Catarina 1.849 - 11.028 4.171,56 1.849,24 2.721,00 9.104,77 11.027,97
Rio Grande do Sul 1.724 - 11.919 4.309,67 1.724,01 2.626,00 9.840,32 11.918,90
Goiás 1.575 - 9.660 3.654,74 1.574,97 2.500,00 7.975,49 9.660,15
Bahia 1.586 - 8.366 3.326,35 1.586,42 2.433,00 6.907,18 8.366,18
Distrito Federal 1.534 - 7.881 3.141,57 1.533,72 2.140,00 6.506,90 7.881,36
Ceará 1.562 - 9.624 3.588,55 1.562,37 2.494,50 7.945,77 9.624,16
Pernambuco 1.640 - 9.589 3.629,50 1.639,60 2.422,00 7.916,72 9.588,97
Mato Grosso 1.597 - 14.826 4.832,26 1.596,65 2.640,00 12.240,54 14.826,10
Espírito Santo 1.579 - 8.809 3.415,87 1.579,42 2.300,00 7.273,00 8.809,28
Pará 1.542 - 7.859 3.164,28 1.542,40 2.300,00 6.488,24 7.858,75
Mato Grosso do Sul 1.668 - 9.561 3.684,16 1.668,31 2.500,00 7.893,30 9.560,60
Maranhão 1.555 - 9.108 3.467,28 1.554,93 2.362,00 7.519,37 9.107,69
Paraíba 1.483 - 6.605 2.835,08 1.482,96 2.129,00 5.453,44 6.605,37
Rio Grande do Norte 1.466 - 6.071 2.714,83 1.466,18 2.100,00 5.012,29 6.071,04
Rondônia 1.504 - 8.132 3.170,34 1.503,78 2.138,00 6.713,62 8.131,74
Amazonas 1.581 - 9.684 3.636,55 1.580,83 2.348,00 7.995,56 9.684,46
Alagoas 1.513 - 7.289 3.049,16 1.512,66 2.316,00 6.017,52 7.288,60
Tocantins 1.479 - 9.902 3.538,48 1.478,96 2.119,50 8.175,05 9.901,87
Piauí 1.458 - 8.089 3.128,40 1.458,02 2.118,00 6.678,65 8.089,38
Sergipe 1.526 - 7.808 3.124,42 1.526,45 2.152,50 6.445,95 7.807,53
Roraima 1.456 - 5.705 2.622,20 1.456,48 2.130,00 4.710,36 5.705,33
Acre 1.488 - 5.453 2.605,68 1.487,70 2.136,00 4.502,07 5.453,04
Amapá 1.463 - 6.128 2.714,32 1.462,74 2.015,00 5.059,52 6.128,24


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de divisão comercial

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • atuar em processo de decisão politica;

  • Atividades

    • delegar atribuições;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer política comercial;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • autorizar pagamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • checar informações para divulgação;
    • liderar pessoas;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • analisar contexto;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar impacto normativo;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar orçamentos;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • saber ouvir;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • entrevistar candidatos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar mídias;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • realizar escuta ativa;
    • mediar conflitos;
    • administrar conflitos entre partes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • tomar decisões;
    • captar recursos;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • dimensionar equipe;
    • analisar demanda reclamatória;
    • identificar necessidade de recursos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • negociar com clientes;
    • otimizar custos e recursos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • monitorar contratos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • elaborar relatórios;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • pesquisar mercado;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • pensar estrategicamente;
    • representar empresa publicamente;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • definir perfis profissionais;
    • administrar orçamentos;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • formular plano de incentivos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • gerir lucratividade;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • estabelecer diálogo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • negociar com partes interessadas;
    • realizar campanhas de vendas;
    • examinar currículos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • avaliar desempenho;
    • cobrar resultados da equipe;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • agir com empatia;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • gerenciar remanejamentos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar cenários;
    • gerenciar equipes;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • analisar demanda do cliente;
    • revisar planos;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;


    Setores que mais contratam Gerente de divisão comercial no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador