Salário para o cargo de Gerente de desenvolvimento de sistemas
CBO 1425-10 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de desenvolvimento de sistemas - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de desenvolvimento de sistemas

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • controlar situações adversas;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • identificar necessidades de clientes;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • divulgar planos e metas da área;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • definir estratégia de desenvolvimento;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • traçar plano de comunicação;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • analisar escopo do negócio;
  • monitorar resultados;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • validar soluções;
  • demonstrar organização;
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • estabelecer metas;
  • relatar andamento de projetos;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • controlar andamento do projeto;
  • distribuir serviços à equipe;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • garantir integração dos produtos;
  • adaptar-se a mudanças;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • coordenar implantação do projeto;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • elaborar análise de risco;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • aprovar produtos do projeto;
  • antever cenários futuros;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • homologar plano de contingência;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • conduzir reuniões;
  • estimar benefícios de soluções;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • tomar decisões;
  • negociar com fornecedores;
  • selecionar profissionais;
  • demonstrar liderança;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • estabelecer prioridades;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • promover integração da equipe;
  • demonstrar expressão verbal;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • divulgar resultados da área;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • demonstrar proatividade;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • corrigir desvios;
  • traçar plano de contingência;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • dispensar funcionários;
  • controlar escopo do projeto;


Setores que mais contratam Gerente de desenvolvimento de sistemas no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista de livros
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Bolsa de mercadorias e futuros
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Laboratórios clínicos




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