Salário para o cargo de Gerente de teleprocessamento
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de teleprocessamento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de teleprocessamento

Um Gerente de teleprocessamento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.081,29 e R$ 26.845,70, com a média salarial de R$ 9.493,84 e o salário mediana em R$ 7.367,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de teleprocessamento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.493,84 113.926,14 2.373,46 45,22
1º Quartil 2.081,29 24.975,51 520,32 9,91
Salário Mediana 7.367,50 88.410,00 1.841,88 35,09
3º Quartil 20.473,68 245.684,12 5.118,42 97,51
Teto Salarial 26.845,70 322.148,39 6.711,42 127,86


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.239 - 26.983 12.570,31 4.238,88 12.000,00 22.277,44 26.983,11
Rio de Janeiro - RJ 1.310 - 26.250 10.148,48 1.309,50 9.500,00 21.672,33 26.250,17
Barueri - SP 6.401 - 24.128 12.597,05 6.401,09 12.000,00 19.919,89 24.127,56
Belo Horizonte - MG 1.620 - 26.330 10.292,41 1.620,37 8.400,00 21.737,91 26.329,61
Brasília - DF 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Campinas - SP 2.583 - 21.882 10.287,69 2.582,63 10.500,00 18.065,62 21.881,62
Porto Alegre - RS 2.460 - 29.473 11.906,36 2.460,32 9.000,00 24.333,33 29.473,26
Curitiba - PR 3.362 - 34.258 12.922,22 3.361,58 9.000,00 28.283,33 34.257,62
Recife - PE 2.820 - 15.757 6.474,69 2.820,00 5.000,00 13.009,40 15.757,37
Goiânia - GO 2.392 - 13.495 5.165,39 2.392,24 3.500,00 11.141,52 13.494,94
Fortaleza - CE 1.880 - 12.239 4.988,87 1.880,00 4.055,78 10.104,27 12.238,59
Uberlândia - MG 5.790 - 23.489 12.779,63 5.789,69 13.000,00 19.392,63 23.488,94
São José dos Campos - SP 1.989 - 8.543 3.545,45 1.989,00 2.596,50 7.053,48 8.543,39
Salvador - BA 2.502 - 15.226 6.916,82 2.502,25 6.322,23 12.570,38 15.225,62
Joinville - SC 2.958 - 25.029 11.096,94 2.958,47 9.800,00 20.664,34 25.029,27
Niterói - RJ 2.667 - 7.267 4.198,72 2.666,67 3.750,00 6.000,00 7.267,38
Mogi das Cruzes - SP 1.859 - 19.662 7.939,09 1.859,33 9.114,41 16.232,95 19.661,84
Maringá - PR 2.360 - 12.658 5.955,76 2.360,08 4.785,67 10.450,52 12.657,98
São Caetano do Sul - SP 2.700 - 47.191 20.630,39 2.700,00 21.500,00 38.961,61 47.191,47
Blumenau - SC 5.593 - 12.966 8.292,02 5.593,00 8.200,00 10.705,06 12.966,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.108 - 25.777 11.315,80 3.107,85 10.517,89 21.281,60 25.776,91
Rio de Janeiro 1.389 - 23.475 8.195,65 1.388,89 5.500,00 19.381,34 23.475,26
Minas Gerais 1.523 - 21.698 7.981,54 1.522,82 5.824,04 17.914,13 21.698,14
Santa Catarina 1.619 - 16.003 6.426,18 1.619,07 5.008,50 13.211,89 16.002,64
Paraná 2.185 - 24.031 8.570,83 2.184,60 5.793,29 19.839,91 24.030,69
Rio Grande do Sul 1.957 - 22.779 7.971,37 1.956,53 5.488,65 18.806,57 22.779,08
Distrito Federal 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Goiás 1.511 - 11.313 4.427,35 1.510,71 3.210,00 9.340,25 11.313,20
Pernambuco 1.960 - 95.674 21.511,16 1.959,57 5.000,00 78.989,28 95.674,19
Ceará 2.056 - 13.613 5.303,17 2.056,43 3.750,00 11.238,89 13.612,88
Bahia 1.387 - 13.388 5.384,46 1.387,28 4.561,05 11.052,93 13.387,64
Mato Grosso 1.440 - 15.119 4.742,52 1.440,33 2.300,00 12.482,30 15.118,93
Pará 1.335 - 12.563 3.852,38 1.334,61 1.869,19 10.372,50 12.563,48
Espírito Santo 1.922 - 9.792 4.327,41 1.921,78 3.250,00 8.084,53 9.792,23
Mato Grosso do Sul 1.144 - 7.267 3.187,10 1.144,00 2.561,50 6.000,00 7.267,38
Sergipe 1.800 - 7.873 3.198,36 1.800,00 2.549,25 6.500,00 7.873,00
Alagoas 1.065 - 14.898 3.875,22 1.065,00 2.112,57 12.300,00 14.898,13
Amazonas 1.800 - 13.566 4.151,20 1.800,00 3.116,09 11.200,00 13.565,78
Rio Grande do Norte 1.455 - 3.876 2.110,92 1.454,60 2.000,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de teleprocessamento

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;

  • Atividades

    • monitorar resultados;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • selecionar profissionais;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • coordenar implantação do projeto;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • estabelecer prioridades;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • tomar decisões;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • promover integração da equipe;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • estabelecer metas;
    • distribuir serviços à equipe;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • corrigir desvios;
    • traçar plano de comunicação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • analisar demandas;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • demonstrar organização;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • divulgar resultados da área;
    • controlar escopo do projeto;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • garantir integração dos produtos;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • analisar escopo do negócio;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • validar soluções;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • identificar necessidades de clientes;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar análise de risco;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar liderança;
    • negociar com fornecedores;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • divulgar planos e metas da área;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • revisar pontos auditados;
    • traçar plano de contingência;
    • controlar situações adversas;
    • dispensar funcionários;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • registrar ocorrências;
    • controlar andamento do projeto;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • adaptar-se a mudanças;
    • homologar plano de contingência;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • relatar andamento de projetos;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • acionar plano de contingência;
    • demonstrar expressão verbal;
    • aprovar produtos do projeto;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • conduzir reuniões;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • estimar benefícios de soluções;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;


    Setores que mais contratam Gerente de teleprocessamento no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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