Salário para o cargo de Gerente de teleprocessamento
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de teleprocessamento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de teleprocessamento

Um Gerente de teleprocessamento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.081,29 e R$ 26.845,70, com a média salarial de R$ 9.493,84 e o salário mediana em R$ 7.367,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de teleprocessamento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.493,84 113.926,14 2.373,46 45,22
1º Quartil 2.081,29 24.975,51 520,32 9,91
Salário Mediana 7.367,50 88.410,00 1.841,88 35,09
3º Quartil 20.473,68 245.684,12 5.118,42 97,51
Teto Salarial 26.845,70 322.148,39 6.711,42 127,86


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.239 - 26.983 12.570,31 4.238,88 12.000,00 22.277,44 26.983,11
Rio de Janeiro - RJ 1.310 - 26.250 10.148,48 1.309,50 9.500,00 21.672,33 26.250,17
Barueri - SP 6.401 - 24.128 12.597,05 6.401,09 12.000,00 19.919,89 24.127,56
Belo Horizonte - MG 1.620 - 26.330 10.292,41 1.620,37 8.400,00 21.737,91 26.329,61
Brasília - DF 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Campinas - SP 2.583 - 21.882 10.287,69 2.582,63 10.500,00 18.065,62 21.881,62
Porto Alegre - RS 2.460 - 29.473 11.906,36 2.460,32 9.000,00 24.333,33 29.473,26
Curitiba - PR 3.362 - 34.258 12.922,22 3.361,58 9.000,00 28.283,33 34.257,62
Recife - PE 2.820 - 15.757 6.474,69 2.820,00 5.000,00 13.009,40 15.757,37
Goiânia - GO 2.392 - 13.495 5.165,39 2.392,24 3.500,00 11.141,52 13.494,94
Fortaleza - CE 1.880 - 12.239 4.988,87 1.880,00 4.055,78 10.104,27 12.238,59
Uberlândia - MG 5.790 - 23.489 12.779,63 5.789,69 13.000,00 19.392,63 23.488,94
São José dos Campos - SP 1.989 - 8.543 3.545,45 1.989,00 2.596,50 7.053,48 8.543,39
Salvador - BA 2.502 - 15.226 6.916,82 2.502,25 6.322,23 12.570,38 15.225,62
Joinville - SC 2.958 - 25.029 11.096,94 2.958,47 9.800,00 20.664,34 25.029,27
Niterói - RJ 2.667 - 7.267 4.198,72 2.666,67 3.750,00 6.000,00 7.267,38
Mogi das Cruzes - SP 1.859 - 19.662 7.939,09 1.859,33 9.114,41 16.232,95 19.661,84
Maringá - PR 2.360 - 12.658 5.955,76 2.360,08 4.785,67 10.450,52 12.657,98
São Caetano do Sul - SP 2.700 - 47.191 20.630,39 2.700,00 21.500,00 38.961,61 47.191,47
Blumenau - SC 5.593 - 12.966 8.292,02 5.593,00 8.200,00 10.705,06 12.966,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.108 - 25.777 11.315,80 3.107,85 10.517,89 21.281,60 25.776,91
Rio de Janeiro 1.389 - 23.475 8.195,65 1.388,89 5.500,00 19.381,34 23.475,26
Minas Gerais 1.523 - 21.698 7.981,54 1.522,82 5.824,04 17.914,13 21.698,14
Santa Catarina 1.619 - 16.003 6.426,18 1.619,07 5.008,50 13.211,89 16.002,64
Paraná 2.185 - 24.031 8.570,83 2.184,60 5.793,29 19.839,91 24.030,69
Rio Grande do Sul 1.957 - 22.779 7.971,37 1.956,53 5.488,65 18.806,57 22.779,08
Distrito Federal 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Goiás 1.511 - 11.313 4.427,35 1.510,71 3.210,00 9.340,25 11.313,20
Pernambuco 1.960 - 95.674 21.511,16 1.959,57 5.000,00 78.989,28 95.674,19
Ceará 2.056 - 13.613 5.303,17 2.056,43 3.750,00 11.238,89 13.612,88
Bahia 1.387 - 13.388 5.384,46 1.387,28 4.561,05 11.052,93 13.387,64
Mato Grosso 1.440 - 15.119 4.742,52 1.440,33 2.300,00 12.482,30 15.118,93
Pará 1.335 - 12.563 3.852,38 1.334,61 1.869,19 10.372,50 12.563,48
Espírito Santo 1.922 - 9.792 4.327,41 1.921,78 3.250,00 8.084,53 9.792,23
Mato Grosso do Sul 1.144 - 7.267 3.187,10 1.144,00 2.561,50 6.000,00 7.267,38
Sergipe 1.800 - 7.873 3.198,36 1.800,00 2.549,25 6.500,00 7.873,00
Alagoas 1.065 - 14.898 3.875,22 1.065,00 2.112,57 12.300,00 14.898,13
Amazonas 1.800 - 13.566 4.151,20 1.800,00 3.116,09 11.200,00 13.565,78
Rio Grande do Norte 1.455 - 3.876 2.110,92 1.454,60 2.000,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de teleprocessamento

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • interagir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;

  • Atividades

    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • demonstrar expressão verbal;
    • divulgar resultados da área;
    • identificar necessidades de clientes;
    • revisar pontos auditados;
    • registrar ocorrências;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • antever cenários futuros;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • demonstrar liderança;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • homologar plano de contingência;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • estimar benefícios de soluções;
    • relatar andamento de projetos;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • validar soluções;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar resultados;
    • elaborar análise de risco;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • controlar andamento do projeto;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • demonstrar organização;
    • tomar decisões;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • analisar escopo do negócio;
    • controlar situações adversas;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • corrigir desvios;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • selecionar profissionais;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • garantir integração dos produtos;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • coordenar implantação do projeto;
    • controlar escopo do projeto;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • divulgar planos e metas da área;
    • conduzir reuniões;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • distribuir serviços à equipe;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • acionar plano de contingência;
    • promover integração da equipe;
    • estabelecer metas;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • estabelecer prioridades;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • traçar plano de contingência;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • demonstrar proatividade;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar demandas;
    • negociar com fornecedores;
    • aprovar produtos do projeto;
    • traçar plano de comunicação;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • dispensar funcionários;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);


    Setores que mais contratam Gerente de teleprocessamento no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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