Salário para o cargo de Gerente de projetos de tecnologia da informação
CBO 1425-20 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de projetos de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de projetos de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;

Atividades

  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • trabalhar em equipe;
  • adaptar-se a mudanças;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • negociar com fornecedores;
  • estimar benefícios de soluções;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • traçar plano de contingência;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • dispensar funcionários;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • divulgar planos e metas da área;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • elaborar análise de risco;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • identificar necessidades de clientes;
  • antever cenários futuros;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • estabelecer metas;
  • controlar escopo do projeto;
  • aprovar produtos do projeto;
  • controlar situações adversas;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar proatividade;
  • analisar escopo do negócio;
  • selecionar profissionais;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • conduzir reuniões;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • homologar plano de contingência;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • definir estratégia de desenvolvimento;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • relatar andamento de projetos;
  • tomar decisões;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
  • traçar plano de comunicação;
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • aprovar promoção de funcionários;
  • distribuir serviços à equipe;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • divulgar resultados da área;
  • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
  • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
  • promover integração da equipe;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar andamento do projeto;
  • monitorar resultados;
  • coordenar implantação do projeto;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • demonstrar organização;
  • garantir integração dos produtos;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • demonstrar expressão verbal;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • corrigir desvios;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • negociar mudanças de escopo, com clientes;


Setores que mais contratam Gerente de projetos de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços de engenharia
  • Agências de publicidade
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




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