Salário para o cargo de Gerente de segurança de tecnologia da informação
CBO 1425-25 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de segurança de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de segurança de tecnologia da informação

Um Gerente de segurança de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.648,03 e R$ 29.750,42, com a média salarial de R$ 13.026,07 e o salário mediana em R$ 13.169,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de segurança de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.026,07 156.312,84 3.256,52 63,14
1º Quartil 3.648,03 43.776,36 912,01 17,68
Salário Mediana 13.169,36 158.032,32 3.292,34 63,83
3º Quartil 22.688,94 272.267,33 5.672,24 109,97
Teto Salarial 29.750,42 357.005,09 7.437,61 144,20


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.714 - 29.269 15.073,50 6.713,66 15.000,00 24.164,47 29.268,74
Barueri - SP 6.086 - 24.946 13.445,70 6.085,67 13.400,00 20.595,65 24.946,07
Rio de Janeiro - RJ 4.591 - 32.785 16.114,04 4.591,30 17.000,00 27.067,37 32.784,81
Belo Horizonte - MG 5.691 - 22.901 11.830,61 5.690,78 10.887,63 18.907,26 22.901,04
Recife - PE 2.050 - 5.209 2.597,22 2.050,00 2.050,00 4.300,78 5.209,24
Curitiba - PR 2.000 - 22.116 12.194,14 2.000,00 12.600,00 18.259,00 22.115,85
Petrolina - PE 1.200 - 3.634 1.800,00 1.200,00 1.200,00 3.000,00 3.633,69
Manaus - AM 11.000 - 32.914 20.057,95 11.000,00 18.500,00 27.173,84 32.913,77
Salvador - BA 4.080 - 14.535 6.816,03 4.080,14 6.000,00 12.000,00 14.534,76
Brasília - DF 6.300 - 13.683 8.634,39 6.300,00 9.500,00 11.296,40 13.682,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.933 - 28.640 14.528,43 5.933,37 14.187,00 23.645,70 28.640,39
Rio de Janeiro 3.788 - 31.562 14.880,38 3.787,64 16.000,00 26.057,74 31.561,92
Minas Gerais 2.242 - 21.517 9.173,42 2.241,53 8.200,00 17.764,18 21.516,51
Pernambuco 1.200 - 5.058 2.345,47 1.200,00 2.050,00 4.175,59 5.057,60
Paraná 3.750 - 23.793 11.905,95 3.750,00 12.000,00 19.643,36 23.792,62
Santa Catarina 3.540 - 21.254 9.927,81 3.539,90 8.893,26 17.547,50 21.254,06
Rio Grande do Sul 3.625 - 21.022 11.112,34 3.624,74 13.500,00 17.356,00 21.022,11
Amazonas 11.000 - 32.914 20.057,95 11.000,00 18.500,00 27.173,84 32.913,77
Bahia 4.080 - 14.535 7.146,69 4.080,14 6.750,00 12.000,00 14.534,76
Goiás 3.000 - 25.436 8.672,64 3.000,00 7.000,00 21.000,00 25.435,83
Distrito Federal 6.300 - 13.683 8.634,39 6.300,00 9.500,00 11.296,40 13.682,54


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de segurança de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • trabalhar em equipe;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • revisar pontos auditados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • selecionar profissionais;
    • aprovar produtos do projeto;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • promover integração da equipe;
    • garantir integração dos produtos;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • registrar ocorrências;
    • controlar situações adversas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • demonstrar proatividade;
    • traçar plano de comunicação;
    • coordenar implantação do projeto;
    • estabelecer metas;
    • tomar decisões;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • traçar plano de contingência;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar expressão verbal;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • estabelecer prioridades;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • negociar com fornecedores;
    • conduzir reuniões;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • divulgar planos e metas da área;
    • antever cenários futuros;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • dispensar funcionários;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • distribuir serviços à equipe;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • estimar benefícios de soluções;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • controlar escopo do projeto;
    • divulgar resultados da área;
    • demonstrar organização;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • monitorar resultados;
    • controlar andamento do projeto;
    • analisar escopo do negócio;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar liderança;
    • corrigir desvios;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • relatar andamento de projetos;
    • validar soluções;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • identificar necessidades de clientes;
    • homologar plano de contingência;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • acionar plano de contingência;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • analisar demandas;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • elaborar análise de risco;


    Setores que mais contratam Gerente de segurança de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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