Salário para o cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.081,29 e R$ 26.845,70, com a média salarial de R$ 9.493,84 e o salário mediana em R$ 7.367,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.493,84 113.926,14 2.373,46 45,22
1º Quartil 2.081,29 24.975,51 520,32 9,91
Salário Mediana 7.367,50 88.410,00 1.841,88 35,09
3º Quartil 20.473,68 245.684,12 5.118,42 97,51
Teto Salarial 26.845,70 322.148,39 6.711,42 127,86


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.239 - 26.983 12.570,31 4.238,88 12.000,00 22.277,44 26.983,11
Rio de Janeiro - RJ 1.310 - 26.250 10.148,48 1.309,50 9.500,00 21.672,33 26.250,17
Barueri - SP 6.401 - 24.128 12.597,05 6.401,09 12.000,00 19.919,89 24.127,56
Belo Horizonte - MG 1.620 - 26.330 10.292,41 1.620,37 8.400,00 21.737,91 26.329,61
Brasília - DF 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Campinas - SP 2.583 - 21.882 10.287,69 2.582,63 10.500,00 18.065,62 21.881,62
Porto Alegre - RS 2.460 - 29.473 11.906,36 2.460,32 9.000,00 24.333,33 29.473,26
Curitiba - PR 3.362 - 34.258 12.922,22 3.361,58 9.000,00 28.283,33 34.257,62
Recife - PE 2.820 - 15.757 6.474,69 2.820,00 5.000,00 13.009,40 15.757,37
Goiânia - GO 2.392 - 13.495 5.165,39 2.392,24 3.500,00 11.141,52 13.494,94
Fortaleza - CE 1.880 - 12.239 4.988,87 1.880,00 4.055,78 10.104,27 12.238,59
Uberlândia - MG 5.790 - 23.489 12.779,63 5.789,69 13.000,00 19.392,63 23.488,94
São José dos Campos - SP 1.989 - 8.543 3.545,45 1.989,00 2.596,50 7.053,48 8.543,39
Salvador - BA 2.502 - 15.226 6.916,82 2.502,25 6.322,23 12.570,38 15.225,62
Joinville - SC 2.958 - 25.029 11.096,94 2.958,47 9.800,00 20.664,34 25.029,27
Niterói - RJ 2.667 - 7.267 4.198,72 2.666,67 3.750,00 6.000,00 7.267,38
Mogi das Cruzes - SP 1.859 - 19.662 7.939,09 1.859,33 9.114,41 16.232,95 19.661,84
Maringá - PR 2.360 - 12.658 5.955,76 2.360,08 4.785,67 10.450,52 12.657,98
São Caetano do Sul - SP 2.700 - 47.191 20.630,39 2.700,00 21.500,00 38.961,61 47.191,47
Blumenau - SC 5.593 - 12.966 8.292,02 5.593,00 8.200,00 10.705,06 12.966,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.108 - 25.777 11.315,80 3.107,85 10.517,89 21.281,60 25.776,91
Rio de Janeiro 1.389 - 23.475 8.195,65 1.388,89 5.500,00 19.381,34 23.475,26
Minas Gerais 1.523 - 21.698 7.981,54 1.522,82 5.824,04 17.914,13 21.698,14
Santa Catarina 1.619 - 16.003 6.426,18 1.619,07 5.008,50 13.211,89 16.002,64
Paraná 2.185 - 24.031 8.570,83 2.184,60 5.793,29 19.839,91 24.030,69
Rio Grande do Sul 1.957 - 22.779 7.971,37 1.956,53 5.488,65 18.806,57 22.779,08
Distrito Federal 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Goiás 1.511 - 11.313 4.427,35 1.510,71 3.210,00 9.340,25 11.313,20
Pernambuco 1.960 - 95.674 21.511,16 1.959,57 5.000,00 78.989,28 95.674,19
Ceará 2.056 - 13.613 5.303,17 2.056,43 3.750,00 11.238,89 13.612,88
Bahia 1.387 - 13.388 5.384,46 1.387,28 4.561,05 11.052,93 13.387,64
Mato Grosso 1.440 - 15.119 4.742,52 1.440,33 2.300,00 12.482,30 15.118,93
Pará 1.335 - 12.563 3.852,38 1.334,61 1.869,19 10.372,50 12.563,48
Espírito Santo 1.922 - 9.792 4.327,41 1.921,78 3.250,00 8.084,53 9.792,23
Mato Grosso do Sul 1.144 - 7.267 3.187,10 1.144,00 2.561,50 6.000,00 7.267,38
Sergipe 1.800 - 7.873 3.198,36 1.800,00 2.549,25 6.500,00 7.873,00
Alagoas 1.065 - 14.898 3.875,22 1.065,00 2.112,57 12.300,00 14.898,13
Amazonas 1.800 - 13.566 4.151,20 1.800,00 3.116,09 11.200,00 13.565,78
Rio Grande do Norte 1.455 - 3.876 2.110,92 1.454,60 2.000,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • antever cenários futuros;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • identificar necessidades de clientes;
    • dispensar funcionários;
    • elaborar análise de risco;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • promover integração da equipe;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • validar soluções;
    • coordenar implantação do projeto;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • acionar plano de contingência;
    • tomar decisões;
    • demonstrar expressão verbal;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • traçar plano de contingência;
    • monitorar resultados;
    • registrar ocorrências;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • analisar escopo do negócio;
    • distribuir serviços à equipe;
    • divulgar planos e metas da área;
    • corrigir desvios;
    • controlar andamento do projeto;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • selecionar profissionais;
    • homologar plano de contingência;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • negociar com fornecedores;
    • conduzir reuniões;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • adaptar-se a mudanças;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • divulgar resultados da área;
    • analisar demandas;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • controlar escopo do projeto;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • estabelecer prioridades;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • estabelecer metas;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • aprovar produtos do projeto;
    • controlar situações adversas;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • revisar pontos auditados;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • garantir integração dos produtos;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • demonstrar liderança;
    • trabalhar em equipe;
    • relatar andamento de projetos;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • estimar benefícios de soluções;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • demonstrar organização;
    • demonstrar criatividade;
    • traçar plano de comunicação;
    • analisar qualidade de soluções propostas;


    Setores que mais contratam Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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