Salário para o cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.081,29 e R$ 26.845,70, com a média salarial de R$ 9.493,84 e o salário mediana em R$ 7.367,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.493,84 113.926,14 2.373,46 45,22
1º Quartil 2.081,29 24.975,51 520,32 9,91
Salário Mediana 7.367,50 88.410,00 1.841,88 35,09
3º Quartil 20.473,68 245.684,12 5.118,42 97,51
Teto Salarial 26.845,70 322.148,39 6.711,42 127,86


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.239 - 26.983 12.570,31 4.238,88 12.000,00 22.277,44 26.983,11
Rio de Janeiro - RJ 1.310 - 26.250 10.148,48 1.309,50 9.500,00 21.672,33 26.250,17
Barueri - SP 6.401 - 24.128 12.597,05 6.401,09 12.000,00 19.919,89 24.127,56
Belo Horizonte - MG 1.620 - 26.330 10.292,41 1.620,37 8.400,00 21.737,91 26.329,61
Brasília - DF 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Campinas - SP 2.583 - 21.882 10.287,69 2.582,63 10.500,00 18.065,62 21.881,62
Porto Alegre - RS 2.460 - 29.473 11.906,36 2.460,32 9.000,00 24.333,33 29.473,26
Curitiba - PR 3.362 - 34.258 12.922,22 3.361,58 9.000,00 28.283,33 34.257,62
Recife - PE 2.820 - 15.757 6.474,69 2.820,00 5.000,00 13.009,40 15.757,37
Goiânia - GO 2.392 - 13.495 5.165,39 2.392,24 3.500,00 11.141,52 13.494,94
Fortaleza - CE 1.880 - 12.239 4.988,87 1.880,00 4.055,78 10.104,27 12.238,59
Uberlândia - MG 5.790 - 23.489 12.779,63 5.789,69 13.000,00 19.392,63 23.488,94
São José dos Campos - SP 1.989 - 8.543 3.545,45 1.989,00 2.596,50 7.053,48 8.543,39
Salvador - BA 2.502 - 15.226 6.916,82 2.502,25 6.322,23 12.570,38 15.225,62
Joinville - SC 2.958 - 25.029 11.096,94 2.958,47 9.800,00 20.664,34 25.029,27
Niterói - RJ 2.667 - 7.267 4.198,72 2.666,67 3.750,00 6.000,00 7.267,38
Mogi das Cruzes - SP 1.859 - 19.662 7.939,09 1.859,33 9.114,41 16.232,95 19.661,84
Maringá - PR 2.360 - 12.658 5.955,76 2.360,08 4.785,67 10.450,52 12.657,98
São Caetano do Sul - SP 2.700 - 47.191 20.630,39 2.700,00 21.500,00 38.961,61 47.191,47
Blumenau - SC 5.593 - 12.966 8.292,02 5.593,00 8.200,00 10.705,06 12.966,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.108 - 25.777 11.315,80 3.107,85 10.517,89 21.281,60 25.776,91
Rio de Janeiro 1.389 - 23.475 8.195,65 1.388,89 5.500,00 19.381,34 23.475,26
Minas Gerais 1.523 - 21.698 7.981,54 1.522,82 5.824,04 17.914,13 21.698,14
Santa Catarina 1.619 - 16.003 6.426,18 1.619,07 5.008,50 13.211,89 16.002,64
Paraná 2.185 - 24.031 8.570,83 2.184,60 5.793,29 19.839,91 24.030,69
Rio Grande do Sul 1.957 - 22.779 7.971,37 1.956,53 5.488,65 18.806,57 22.779,08
Distrito Federal 3.077 - 17.821 7.462,48 3.076,52 5.500,00 14.713,55 17.821,49
Goiás 1.511 - 11.313 4.427,35 1.510,71 3.210,00 9.340,25 11.313,20
Pernambuco 1.960 - 95.674 21.511,16 1.959,57 5.000,00 78.989,28 95.674,19
Ceará 2.056 - 13.613 5.303,17 2.056,43 3.750,00 11.238,89 13.612,88
Bahia 1.387 - 13.388 5.384,46 1.387,28 4.561,05 11.052,93 13.387,64
Mato Grosso 1.440 - 15.119 4.742,52 1.440,33 2.300,00 12.482,30 15.118,93
Pará 1.335 - 12.563 3.852,38 1.334,61 1.869,19 10.372,50 12.563,48
Espírito Santo 1.922 - 9.792 4.327,41 1.921,78 3.250,00 8.084,53 9.792,23
Mato Grosso do Sul 1.144 - 7.267 3.187,10 1.144,00 2.561,50 6.000,00 7.267,38
Sergipe 1.800 - 7.873 3.198,36 1.800,00 2.549,25 6.500,00 7.873,00
Alagoas 1.065 - 14.898 3.875,22 1.065,00 2.112,57 12.300,00 14.898,13
Amazonas 1.800 - 13.566 4.151,20 1.800,00 3.116,09 11.200,00 13.565,78
Rio Grande do Norte 1.455 - 3.876 2.110,92 1.454,60 2.000,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;

  • Atividades

    • participar da definição de padrões de segurança;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • divulgar planos e metas da área;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar resultados da área;
    • validar soluções;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • analisar escopo do negócio;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • corrigir desvios;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • demonstrar expressão verbal;
    • acionar plano de contingência;
    • homologar plano de contingência;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar ocorrências;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar análise de risco;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • analisar demandas;
    • promover integração da equipe;
    • monitorar resultados;
    • relatar andamento de projetos;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • aprovar produtos do projeto;
    • demonstrar organização;
    • coordenar implantação do projeto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • tomar decisões;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • estabelecer metas;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • controlar escopo do projeto;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • identificar necessidades de clientes;
    • demonstrar liderança;
    • estabelecer prioridades;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • estimar benefícios de soluções;
    • antever cenários futuros;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • traçar plano de contingência;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • controlar situações adversas;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • traçar plano de comunicação;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • selecionar profissionais;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • controlar andamento do projeto;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • distribuir serviços à equipe;
    • garantir integração dos produtos;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • dispensar funcionários;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • revisar pontos auditados;
    • conduzir reuniões;
    • negociar com fornecedores;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • definir matriz de responsabilidades;


    Setores que mais contratam Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Agências de publicidade
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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