Salário para o cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação
CBO 1425-15 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de operação de tecnologia da informação

Um Gerente de operação de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.189,29 e R$ 28.715,82, com a média salarial de R$ 11.284,74 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.284,74 135.416,85 2.821,18 54,05
1º Quartil 3.189,29 38.271,42 797,32 15,28
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 47,90
3º Quartil 21.899,91 262.798,90 5.474,98 104,90
Teto Salarial 28.715,82 344.589,81 7.178,95 137,55


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.989 - 31.636 14.874,06 5.988,95 13.500,00 26.118,86 31.635,94
Rio de Janeiro - RJ 4.765 - 26.106 12.098,13 4.765,39 10.750,00 21.553,54 26.106,30
Barueri - SP 4.193 - 22.416 11.121,36 4.193,45 12.000,00 18.507,12 22.416,38
Curitiba - PR 5.091 - 22.210 10.513,57 5.091,44 8.879,04 18.337,08 22.210,43
Belo Horizonte - MG 3.084 - 21.911 9.624,87 3.084,21 9.417,00 18.090,10 21.911,27
Brasília - DF 2.606 - 17.023 8.207,62 2.606,38 8.000,00 14.054,48 17.023,21
Porto Alegre - RS 2.644 - 23.402 9.741,50 2.643,72 9.000,00 19.320,78 23.401,91
Fortaleza - CE 2.621 - 17.271 7.769,15 2.621,35 7.033,10 14.259,43 17.271,45
Recife - PE 3.641 - 19.921 8.568,62 3.641,24 7.428,90 16.446,82 19.920,88
Goiânia - GO 1.721 - 16.754 6.765,90 1.720,72 5.907,18 13.832,15 16.753,92
Niterói - RJ 4.621 - 19.259 9.452,46 4.620,65 9.000,00 15.900,00 19.258,56
Osasco - SP 4.275 - 28.519 12.821,49 4.275,40 12.430,58 23.545,80 28.519,38
Blumenau - SC 6.517 - 17.996 10.507,01 6.516,75 9.812,00 14.857,29 17.995,60
Campinas - SP 5.951 - 17.260 9.607,76 5.950,94 8.750,00 14.250,00 17.260,03
São Bernardo do Campo - SP 3.667 - 22.699 11.149,65 3.666,67 11.460,11 18.740,19 22.698,68
Florianópolis - SC 3.038 - 16.830 7.338,29 3.038,38 5.500,00 13.894,88 16.829,90
Sorocaba - SP 2.480 - 15.455 8.384,56 2.480,00 9.779,22 12.759,45 15.454,62
Jundiaí - SP 3.800 - 27.034 11.253,92 3.800,00 10.000,00 22.319,69 27.034,28
Jaguariúna - SP 5.025 - 15.050 7.619,92 5.025,00 7.096,96 12.425,20 15.049,77
Guarulhos - SP 2.450 - 35.768 14.206,07 2.450,00 13.205,33 29.530,00 35.767,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.603 - 29.739 13.609,84 4.602,91 12.497,88 24.552,77 29.739,05
Rio de Janeiro 3.718 - 26.280 11.447,95 3.718,47 9.600,00 21.697,13 26.280,22
Minas Gerais 2.635 - 18.915 8.068,13 2.634,68 7.037,00 15.616,06 18.914,64
Paraná 3.190 - 19.317 8.717,26 3.190,35 8.000,00 15.947,88 19.316,55
Rio Grande do Sul 2.850 - 23.078 9.686,14 2.849,60 8.182,56 19.053,09 23.077,67
Santa Catarina 2.459 - 18.595 7.754,86 2.459,02 6.381,50 15.352,05 18.594,86
Distrito Federal 2.606 - 17.023 8.207,62 2.606,38 8.000,00 14.054,48 17.023,21
Ceará 2.401 - 17.770 7.788,03 2.401,23 7.033,10 14.670,69 17.769,59
Pernambuco 2.661 - 19.413 8.134,82 2.661,11 6.046,00 16.027,20 19.412,62
Goiás 1.490 - 18.120 6.605,44 1.489,85 5.249,50 14.960,01 18.120,01
Bahia 1.303 - 15.050 5.110,91 1.302,98 2.875,00 12.425,66 15.050,33
Mato Grosso 1.735 - 6.244 3.220,31 1.735,35 2.997,70 5.155,15 6.244,08
Espírito Santo 3.254 - 20.892 8.253,23 3.253,75 6.410,37 17.248,29 20.891,65
Pará 1.512 - 27.500 11.304,89 1.511,60 7.189,81 22.703,84 27.499,57
Paraíba 1.775 - 10.200 4.462,06 1.774,61 4.134,13 8.421,00 10.199,77
Sergipe 2.363 - 9.363 4.152,95 2.362,50 3.320,90 7.729,89 9.362,67
Alagoas 1.045 - 8.479 3.127,06 1.045,00 2.728,50 7.000,00 8.478,61
Amazonas 1.400 - 20.582 6.559,40 1.400,00 5.156,56 16.992,28 20.581,56
Maranhão 1.100 - 7.529 2.560,11 1.100,00 1.308,86 6.215,85 7.528,82


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de operação de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • administrar equipes;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • traçar plano de comunicação;
    • garantir integração dos produtos;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • corrigir desvios;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • homologar plano de contingência;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • traçar plano de contingência;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • aprovar produtos do projeto;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • elaborar análise de risco;
    • analisar escopo do negócio;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • acionar plano de contingência;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • estimar benefícios de soluções;
    • dispensar funcionários;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • monitorar resultados;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • conduzir reuniões;
    • controlar escopo do projeto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • demonstrar organização;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • distribuir serviços à equipe;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • negociar com fornecedores;
    • selecionar profissionais;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar liderança;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • controlar situações adversas;
    • relatar andamento de projetos;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • identificar necessidades de clientes;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • divulgar planos e metas da área;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • validar soluções;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • antever cenários futuros;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • controlar andamento do projeto;
    • coordenar implantação do projeto;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • registrar ocorrências;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • divulgar resultados da área;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • estabelecer metas;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • analisar demandas;
    • demonstrar expressão verbal;
    • revisar pontos auditados;
    • trabalhar em equipe;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar proatividade;
    • promover integração da equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de operação de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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