Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.690,30 e R$ 22.725,48, com a média salarial de R$ 7.326,20 e o salário mediana em R$ 4.595,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.326,20 87.914,42 1.831,55 34,70
1º Quartil 1.690,30 20.283,56 422,57 8,01
Salário Mediana 4.595,00 55.140,00 1.148,75 21,77
3º Quartil 17.331,42 207.977,09 4.332,86 82,10
Teto Salarial 22.725,48 272.705,80 5.681,37 107,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.883 - 26.150 11.025,68 2.883,11 9.886,80 21.589,39 26.149,71
Campinas - SP 7.005 - 18.957 11.486,29 7.005,23 12.000,00 15.651,18 18.957,18
Rio de Janeiro - RJ 2.287 - 23.776 9.494,81 2.287,29 7.100,00 19.629,28 23.775,58
Belo Horizonte - MG 2.002 - 11.622 4.983,44 2.002,21 3.811,03 9.595,34 11.622,16
Barueri - SP 1.746 - 21.069 7.906,52 1.746,33 6.200,00 17.394,60 21.068,86
Curitiba - PR 1.925 - 13.076 5.770,09 1.925,17 4.750,00 10.795,92 13.076,34
Recife - PE 1.327 - 12.458 4.930,76 1.326,67 3.757,99 10.285,23 12.457,78
Porto Alegre - RS 2.180 - 20.234 8.219,93 2.180,17 6.500,50 16.705,58 20.234,30
Fortaleza - CE 1.564 - 15.444 5.825,53 1.563,73 4.500,00 12.750,90 15.444,27
Vitoria - ES 1.632 - 13.102 5.015,22 1.631,93 3.908,28 10.817,49 13.102,47
Goiânia - GO 1.736 - 11.603 4.368,95 1.736,23 2.871,64 9.579,39 11.602,85
Brasília - DF 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Salvador - BA 1.604 - 10.235 4.280,53 1.603,52 2.960,55 8.449,96 10.234,85
Florianópolis - SC 2.789 - 18.759 7.389,37 2.789,12 5.200,00 15.487,19 18.758,55
Sumaré - SP 1.509 - 2.229 1.661,50 1.509,00 1.640,00 1.840,00 2.228,66
Caxias do Sul - RS 1.300 - 6.202 2.331,54 1.300,00 1.316,15 5.120,75 6.202,41
Manaus - AM 1.600 - 21.745 7.476,15 1.600,00 3.864,02 17.952,97 21.745,18
Caratinga - MG 1.136 - 1.908 1.390,31 1.136,25 1.500,00 1.575,00 1.907,69
Maringá - PR 1.388 - 8.009 3.162,73 1.388,50 2.150,00 6.611,90 8.008,53
Guarulhos - SP 3.361 - 32.106 13.982,65 3.361,44 14.500,00 26.507,00 32.106,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.178 - 23.547 9.380,06 2.177,92 8.000,00 19.440,51 23.546,93
Minas Gerais 1.324 - 29.783 7.974,28 1.324,22 3.000,00 24.589,39 29.783,41
Paraná 1.706 - 12.027 5.089,34 1.705,70 4.281,17 9.929,91 12.027,40
Rio Grande do Sul 1.582 - 15.235 5.476,30 1.582,34 3.469,80 12.578,12 15.235,00
Santa Catarina 1.732 - 14.868 5.605,78 1.732,36 4.145,00 12.275,33 14.868,25
Rio de Janeiro 1.820 - 21.945 7.976,44 1.819,77 5.987,07 18.118,15 21.945,25
Goiás 1.183 - 11.160 4.090,21 1.183,30 2.800,00 9.214,18 11.160,49
Pernambuco 1.376 - 12.015 4.625,74 1.376,47 3.455,35 9.919,35 12.014,61
Ceará 1.351 - 14.328 5.280,49 1.350,53 3.514,99 11.829,26 14.327,95
Bahia 1.327 - 9.261 3.812,01 1.326,70 3.000,00 7.646,03 9.261,10
Espírito Santo 1.743 - 12.495 4.862,75 1.742,52 3.200,00 10.316,01 12.495,06
Distrito Federal 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Mato Grosso 1.658 - 10.585 4.328,29 1.658,35 3.245,00 8.739,45 10.585,49
Amazonas 1.340 - 19.819 6.610,92 1.340,00 3.864,02 16.362,38 19.818,60
Pará 1.621 - 9.715 4.054,14 1.621,19 2.947,33 8.021,10 9.715,40
Paraíba 1.183 - 11.673 3.885,63 1.182,84 2.455,11 9.637,55 11.673,29
Piauí 1.239 - 5.277 2.524,28 1.239,23 1.763,25 4.356,40 5.276,60
Maranhão 1.189 - 7.459 3.024,16 1.188,81 2.500,00 6.158,24 7.459,05
Mato Grosso do Sul 1.597 - 10.901 4.063,02 1.597,06 2.800,00 9.000,00 10.901,07
Rondônia 1.205 - 9.549 3.837,20 1.205,11 2.965,00 7.883,33 9.548,53
Rio Grande do Norte 1.624 - 7.992 3.317,23 1.623,57 2.546,88 6.598,15 7.991,87
Alagoas 1.050 - 7.558 3.090,54 1.050,00 1.102,24 6.240,00 7.558,08
Tocantins 1.250 - 5.327 2.920,00 1.250,00 2.806,25 4.397,75 5.326,69
Sergipe 1.100 - 5.750 2.661,25 1.100,00 2.500,00 4.747,18 5.749,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • demonstrar raciocínio lógico;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • negociar com fornecedores;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • divulgar planos e metas da área;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • homologar plano de contingência;
    • revisar pontos auditados;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • elaborar análise de risco;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • controlar situações adversas;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • conduzir reuniões;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • estabelecer metas;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • distribuir serviços à equipe;
    • demonstrar organização;
    • adaptar-se a mudanças;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • controlar andamento do projeto;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • registrar ocorrências;
    • identificar necessidades de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • estimar benefícios de soluções;
    • garantir integração dos produtos;
    • validar soluções;
    • promover integração da equipe;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • divulgar resultados da área;
    • traçar plano de comunicação;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • dispensar funcionários;
    • analisar demandas;
    • monitorar resultados;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • aprovar produtos do projeto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • traçar plano de contingência;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • trabalhar em equipe;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • antever cenários futuros;
    • demonstrar liderança;
    • selecionar profissionais;
    • coordenar implantação do projeto;
    • relatar andamento de projetos;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • controlar escopo do projeto;
    • acionar plano de contingência;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • estabelecer prioridades;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • demonstrar proatividade;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • corrigir desvios;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • tomar decisões;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • analisar escopo do negócio;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • demonstrar expressão verbal;

    Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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