Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.690,30 e R$ 22.725,48, com a média salarial de R$ 7.326,20 e o salário mediana em R$ 4.595,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.326,20 87.914,42 1.831,55 34,70
1º Quartil 1.690,30 20.283,56 422,57 8,01
Salário Mediana 4.595,00 55.140,00 1.148,75 21,77
3º Quartil 17.331,42 207.977,09 4.332,86 82,10
Teto Salarial 22.725,48 272.705,80 5.681,37 107,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.883 - 26.150 11.025,68 2.883,11 9.886,80 21.589,39 26.149,71
Campinas - SP 7.005 - 18.957 11.486,29 7.005,23 12.000,00 15.651,18 18.957,18
Rio de Janeiro - RJ 2.287 - 23.776 9.494,81 2.287,29 7.100,00 19.629,28 23.775,58
Belo Horizonte - MG 2.002 - 11.622 4.983,44 2.002,21 3.811,03 9.595,34 11.622,16
Barueri - SP 1.746 - 21.069 7.906,52 1.746,33 6.200,00 17.394,60 21.068,86
Curitiba - PR 1.925 - 13.076 5.770,09 1.925,17 4.750,00 10.795,92 13.076,34
Recife - PE 1.327 - 12.458 4.930,76 1.326,67 3.757,99 10.285,23 12.457,78
Porto Alegre - RS 2.180 - 20.234 8.219,93 2.180,17 6.500,50 16.705,58 20.234,30
Fortaleza - CE 1.564 - 15.444 5.825,53 1.563,73 4.500,00 12.750,90 15.444,27
Vitoria - ES 1.632 - 13.102 5.015,22 1.631,93 3.908,28 10.817,49 13.102,47
Goiânia - GO 1.736 - 11.603 4.368,95 1.736,23 2.871,64 9.579,39 11.602,85
Brasília - DF 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Salvador - BA 1.604 - 10.235 4.280,53 1.603,52 2.960,55 8.449,96 10.234,85
Florianópolis - SC 2.789 - 18.759 7.389,37 2.789,12 5.200,00 15.487,19 18.758,55
Sumaré - SP 1.509 - 2.229 1.661,50 1.509,00 1.640,00 1.840,00 2.228,66
Caxias do Sul - RS 1.300 - 6.202 2.331,54 1.300,00 1.316,15 5.120,75 6.202,41
Caratinga - MG 1.136 - 1.908 1.390,31 1.136,25 1.500,00 1.575,00 1.907,69
Maringá - PR 1.388 - 8.009 3.162,73 1.388,50 2.150,00 6.611,90 8.008,53
Manaus - AM 1.600 - 21.745 7.476,15 1.600,00 3.864,02 17.952,97 21.745,18
Guarulhos - SP 3.361 - 32.106 13.982,65 3.361,44 14.500,00 26.507,00 32.106,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.178 - 23.547 9.380,06 2.177,92 8.000,00 19.440,51 23.546,93
Minas Gerais 1.324 - 29.783 7.974,28 1.324,22 3.000,00 24.589,39 29.783,41
Paraná 1.706 - 12.027 5.089,34 1.705,70 4.281,17 9.929,91 12.027,40
Rio Grande do Sul 1.582 - 15.235 5.476,30 1.582,34 3.469,80 12.578,12 15.235,00
Santa Catarina 1.732 - 14.868 5.605,78 1.732,36 4.145,00 12.275,33 14.868,25
Rio de Janeiro 1.820 - 21.945 7.976,44 1.819,77 5.987,07 18.118,15 21.945,25
Goiás 1.183 - 11.160 4.090,21 1.183,30 2.800,00 9.214,18 11.160,49
Pernambuco 1.376 - 12.015 4.625,74 1.376,47 3.455,35 9.919,35 12.014,61
Ceará 1.351 - 14.328 5.280,49 1.350,53 3.514,99 11.829,26 14.327,95
Bahia 1.327 - 9.261 3.812,01 1.326,70 3.000,00 7.646,03 9.261,10
Espírito Santo 1.743 - 12.495 4.862,75 1.742,52 3.200,00 10.316,01 12.495,06
Distrito Federal 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Mato Grosso 1.658 - 10.585 4.328,29 1.658,35 3.245,00 8.739,45 10.585,49
Amazonas 1.340 - 19.819 6.610,92 1.340,00 3.864,02 16.362,38 19.818,60
Pará 1.621 - 9.715 4.054,14 1.621,19 2.947,33 8.021,10 9.715,40
Paraíba 1.183 - 11.673 3.885,63 1.182,84 2.455,11 9.637,55 11.673,29
Piauí 1.239 - 5.277 2.524,28 1.239,23 1.763,25 4.356,40 5.276,60
Maranhão 1.189 - 7.459 3.024,16 1.188,81 2.500,00 6.158,24 7.459,05
Mato Grosso do Sul 1.597 - 10.901 4.063,02 1.597,06 2.800,00 9.000,00 10.901,07
Rondônia 1.205 - 9.549 3.837,20 1.205,11 2.965,00 7.883,33 9.548,53
Rio Grande do Norte 1.624 - 7.992 3.317,23 1.623,57 2.546,88 6.598,15 7.991,87
Alagoas 1.050 - 7.558 3.090,54 1.050,00 1.102,24 6.240,00 7.558,08
Tocantins 1.250 - 5.327 2.920,00 1.250,00 2.806,25 4.397,75 5.326,69
Sergipe 1.100 - 5.750 2.661,25 1.100,00 2.500,00 4.747,18 5.749,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;

  • Atividades

    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • promover integração da equipe;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • controlar andamento do projeto;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • estabelecer metas;
    • estabelecer prioridades;
    • estimar benefícios de soluções;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • demonstrar expressão verbal;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • garantir integração dos produtos;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • validar soluções;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • elaborar análise de risco;
    • demonstrar criatividade;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • divulgar resultados da área;
    • distribuir serviços à equipe;
    • homologar plano de contingência;
    • revisar pontos auditados;
    • monitorar resultados;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • conduzir reuniões;
    • controlar escopo do projeto;
    • tomar decisões;
    • coordenar implantação do projeto;
    • divulgar planos e metas da área;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • acionar plano de contingência;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar escopo do negócio;
    • registrar ocorrências;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • controlar situações adversas;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • demonstrar liderança;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • identificar necessidades de clientes;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • negociar com fornecedores;
    • demonstrar organização;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • analisar demandas;
    • traçar plano de comunicação;
    • corrigir desvios;
    • selecionar profissionais;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • dispensar funcionários;
    • relatar andamento de projetos;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • traçar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • aprovar produtos do projeto;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • antever cenários futuros;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adaptar-se a mudanças;


    Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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