Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;

Atividades

  • homologar plano de contingência;
  • validar soluções;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar custos e prazos de execução;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • distribuir serviços à equipe;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • planejar simulação e execução de plano de contingência;
  • garantir qualidade de serviços e projetos;
  • demonstrar liderança;
  • tomar decisões;
  • garantir integração dos produtos;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • antever cenários futuros;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • estabelecer metas;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • divulgar resultados da área;
  • controlar situações adversas;
  • traçar plano de comunicação;
  • monitorar resultados;
  • adaptar-se a mudanças;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • dispensar funcionários;
  • demonstrar expressão verbal;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • divulgar planos e metas da área;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • homologar equipamentos e softwares;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • demonstrar proatividade;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • estabelecer prioridades;
  • especificar perfis dos profissionais da área;
  • supervisionar produtividade da equipe;
  • relatar andamento de projetos;
  • promover integração da equipe;
  • elaborar análise de risco;
  • aprovar promoção de funcionários;
  • traçar plano de contingência;
  • disponibilizar recursos de trabalho;
  • prover qualificação e capacitação da equipe;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • negociar com fornecedores;
  • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
  • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • elaborar propostas de projetos e serviços;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • selecionar profissionais;
  • distinguir potencialidades individuais;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • controlar escopo do projeto;
  • corrigir desvios;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar criatividade;
  • conduzir reuniões;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • aprovar produtos do projeto;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • demonstrar organização;
  • definir matriz de responsabilidades;


Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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