Salário para o cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
CBO 1425-30 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.690,30 e R$ 22.725,48, com a média salarial de R$ 7.326,20 e o salário mediana em R$ 4.595,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.326,20 87.914,42 1.831,55 34,70
1º Quartil 1.690,30 20.283,56 422,57 8,01
Salário Mediana 4.595,00 55.140,00 1.148,75 21,77
3º Quartil 17.331,42 207.977,09 4.332,86 82,10
Teto Salarial 22.725,48 272.705,80 5.681,37 107,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.883 - 26.150 11.025,68 2.883,11 9.886,80 21.589,39 26.149,71
Campinas - SP 7.005 - 18.957 11.486,29 7.005,23 12.000,00 15.651,18 18.957,18
Rio de Janeiro - RJ 2.287 - 23.776 9.494,81 2.287,29 7.100,00 19.629,28 23.775,58
Belo Horizonte - MG 2.002 - 11.622 4.983,44 2.002,21 3.811,03 9.595,34 11.622,16
Barueri - SP 1.746 - 21.069 7.906,52 1.746,33 6.200,00 17.394,60 21.068,86
Curitiba - PR 1.925 - 13.076 5.770,09 1.925,17 4.750,00 10.795,92 13.076,34
Recife - PE 1.327 - 12.458 4.930,76 1.326,67 3.757,99 10.285,23 12.457,78
Porto Alegre - RS 2.180 - 20.234 8.219,93 2.180,17 6.500,50 16.705,58 20.234,30
Fortaleza - CE 1.564 - 15.444 5.825,53 1.563,73 4.500,00 12.750,90 15.444,27
Vitoria - ES 1.632 - 13.102 5.015,22 1.631,93 3.908,28 10.817,49 13.102,47
Goiânia - GO 1.736 - 11.603 4.368,95 1.736,23 2.871,64 9.579,39 11.602,85
Brasília - DF 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Salvador - BA 1.604 - 10.235 4.280,53 1.603,52 2.960,55 8.449,96 10.234,85
Florianópolis - SC 2.789 - 18.759 7.389,37 2.789,12 5.200,00 15.487,19 18.758,55
Sumaré - SP 1.509 - 2.229 1.661,50 1.509,00 1.640,00 1.840,00 2.228,66
Caxias do Sul - RS 1.300 - 6.202 2.331,54 1.300,00 1.316,15 5.120,75 6.202,41
Caratinga - MG 1.136 - 1.908 1.390,31 1.136,25 1.500,00 1.575,00 1.907,69
Maringá - PR 1.388 - 8.009 3.162,73 1.388,50 2.150,00 6.611,90 8.008,53
Manaus - AM 1.600 - 21.745 7.476,15 1.600,00 3.864,02 17.952,97 21.745,18
Guarulhos - SP 3.361 - 32.106 13.982,65 3.361,44 14.500,00 26.507,00 32.106,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.178 - 23.547 9.380,06 2.177,92 8.000,00 19.440,51 23.546,93
Minas Gerais 1.324 - 29.783 7.974,28 1.324,22 3.000,00 24.589,39 29.783,41
Paraná 1.706 - 12.027 5.089,34 1.705,70 4.281,17 9.929,91 12.027,40
Rio Grande do Sul 1.582 - 15.235 5.476,30 1.582,34 3.469,80 12.578,12 15.235,00
Santa Catarina 1.732 - 14.868 5.605,78 1.732,36 4.145,00 12.275,33 14.868,25
Rio de Janeiro 1.820 - 21.945 7.976,44 1.819,77 5.987,07 18.118,15 21.945,25
Goiás 1.183 - 11.160 4.090,21 1.183,30 2.800,00 9.214,18 11.160,49
Pernambuco 1.376 - 12.015 4.625,74 1.376,47 3.455,35 9.919,35 12.014,61
Ceará 1.351 - 14.328 5.280,49 1.350,53 3.514,99 11.829,26 14.327,95
Bahia 1.327 - 9.261 3.812,01 1.326,70 3.000,00 7.646,03 9.261,10
Espírito Santo 1.743 - 12.495 4.862,75 1.742,52 3.200,00 10.316,01 12.495,06
Distrito Federal 2.101 - 13.667 5.687,18 2.101,34 4.778,20 11.283,61 13.667,05
Mato Grosso 1.658 - 10.585 4.328,29 1.658,35 3.245,00 8.739,45 10.585,49
Amazonas 1.340 - 19.819 6.610,92 1.340,00 3.864,02 16.362,38 19.818,60
Pará 1.621 - 9.715 4.054,14 1.621,19 2.947,33 8.021,10 9.715,40
Paraíba 1.183 - 11.673 3.885,63 1.182,84 2.455,11 9.637,55 11.673,29
Piauí 1.239 - 5.277 2.524,28 1.239,23 1.763,25 4.356,40 5.276,60
Maranhão 1.189 - 7.459 3.024,16 1.188,81 2.500,00 6.158,24 7.459,05
Mato Grosso do Sul 1.597 - 10.901 4.063,02 1.597,06 2.800,00 9.000,00 10.901,07
Rondônia 1.205 - 9.549 3.837,20 1.205,11 2.965,00 7.883,33 9.548,53
Rio Grande do Norte 1.624 - 7.992 3.317,23 1.623,57 2.546,88 6.598,15 7.991,87
Alagoas 1.050 - 7.558 3.090,54 1.050,00 1.102,24 6.240,00 7.558,08
Tocantins 1.250 - 5.327 2.920,00 1.250,00 2.806,25 4.397,75 5.326,69
Sergipe 1.100 - 5.750 2.661,25 1.100,00 2.500,00 4.747,18 5.749,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • interagir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • analisar demandas;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • monitorar resultados;
    • demonstrar liderança;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • dispensar funcionários;
    • distribuir serviços à equipe;
    • adaptar-se a mudanças;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • relatar andamento de projetos;
    • aprovar produtos do projeto;
    • controlar escopo do projeto;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • garantir integração dos produtos;
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • coordenar implantação do projeto;
    • corrigir desvios;
    • divulgar resultados da área;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • tomar decisões;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • controlar custos e prazos de execução;
    • traçar plano de comunicação;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • demonstrar organização;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
    • identificar necessidades de clientes;
    • estimar benefícios de soluções;
    • demonstrar expressão verbal;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • estabelecer metas;
    • analisar escopo do negócio;
    • controlar andamento do projeto;
    • elaborar análise de risco;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • acionar plano de contingência;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • demonstrar proatividade;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • divulgar planos e metas da área;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • antever cenários futuros;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • trabalhar em equipe;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • revisar pontos auditados;
    • promover integração da equipe;
    • estabelecer prioridades;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • conduzir reuniões;
    • registrar ocorrências;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • traçar plano de contingência;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • validar soluções;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • homologar plano de contingência;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • selecionar profissionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • negociar com fornecedores;
    • controlar situações adversas;
    • supervisionar produtividade da equipe;


    Setores que mais contratam Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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