Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • distribuir malotes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • ouvir com atenção;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar pró atividade;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • coordenar equipe;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • circular informações internas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar empatia;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • organizar malotes;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar paciência;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar interesse;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • transmitir recados e fax;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • imprimir relatórios de controle;
  • receber pagamentos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • agir com bom senso;
  • organizar materiais de trabalho;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar autonomia;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar iniciativa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • conferir documentos com identificação;


Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: