Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • imprimir relatórios de controle;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • coordenar equipe;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar interesse;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar empatia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar entusiasmo;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar eficiência;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • organizar malotes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar iniciativa;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • agir com bom senso;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • circular informações internas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar paciência;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar autonomia;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • ouvir com atenção;
  • receber pagamentos;


Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: