Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar entusiasmo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar iniciativa;
  • efetuar acertos em contas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar empatia;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • anotar telefonemas e recados;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • ouvir com atenção;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • imprimir relatórios de controle;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • interagir com os outros departamentos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar pró atividade;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar interesse;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar materiais de trabalho;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • circular informações internas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar paciência;
  • distribuir malotes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • conferir documentos com identificação;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • coordenar equipe;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • organizar malotes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;


Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: