Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar empatia;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar senso de organização;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar pró atividade;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • ouvir com atenção;
  • agir com bom senso;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • distribuir malotes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • conferir documentos com identificação;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • circular informações internas;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar entusiasmo;
  • organizar malotes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • interagir com os outros departamentos;
  • efetuar acertos em contas;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transmitir recados e fax;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;


Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: