Salário para o cargo de Encarregado da recepção
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Encarregado da recepção - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado da recepção

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar paciência;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transmitir recados e fax;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • circular informações internas;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • coordenar equipe;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • distribuir malotes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • receber pagamentos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar iniciativa;
  • agir com bom senso;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • efetuar acertos em contas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar senso de organização;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar eficiência;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • conferir documentos com identificação;
  • ouvir com atenção;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar entusiasmo;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • anotar telefonemas e recados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • organizar materiais de trabalho;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar autonomia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • organizar malotes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar empatia;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;


Setores que mais contratam Encarregado da recepção no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: