Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
 
- Gerentes de produção e operações
 
 
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
 
 
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
Atividades
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- expressar-se gestualmente;
- determinar perfis profissionais;
- promover funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- cooperar na definição de projetos;
- gerenciar contratos de serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- exercer liderança;
- acompanhar rotinas administrativas;
- monitorar o andamento de projetos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- promover programas prevencionistas;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- recomendar promoção de funcionários;
- negociar preços e condições de pagamento;
- providenciar integração de funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- orientar clientes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- definir estratégias de terceirização;
- resolver reclamações de clientes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- planejar compras e locações;
- definir perfil do consumidor final;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- cobrar resultados;
- controlar o cumprimento de normas;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- fazer orçamentos;
- demonstrar motivação;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir estoques;
- exercitar a autonomia;
- divulgar mercadorias e serviços;
- acompanhar a execução orçamentária;
- representar a empresa;
- contratar serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- administrar conflitos entre funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- operar equipamentos de informática;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- entrevistar candidatos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- transferir numerário para o banco;
- gerir compras;
- realizar reuniões com a equipe;
- apreciar inovações organizacionais;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implementar reciclagem de funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- propor compra de novos itens;
- designar equipe para projeto;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- buscar atualização profissional;
- remanejar leiaute;
- liberar mercadorias para entrega;
- examinar currículos;
- elaborar normas e instruções;
- administrar remanejamentos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- agir com dinamismo;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- avaliar desempenho;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- formular incentivos de produtividade;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir custos;
- captar recursos;
- prover ações de preservação ambiental;
- expressar-se oralmente;
- instruir subordinados;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- delegar atribuições;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- atender agentes de fiscalização;
- analisar tendências do mercado;
- qualificar fornecedores;
- manter apresentação pessoal;
- medir resultados de treinamento;
- participar de reuniões;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- gerir investimentos;
Setores que mais contratam Doceiro (exclusive no comércio ambulante) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                