Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Distribuidor de fumo
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- estruturar equipes de trabalho;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- expressar-se oralmente;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- administrar remanejamentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- manter apresentação pessoal;
- promover funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- representar a empresa;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- recepcionar mercadorias;
- remanejar leiaute;
- definir estratégias de terceirização;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- apreciar inovações organizacionais;
- agir com dinamismo;
- implantar técnicas de vendas;
- elaborar plano de investimentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- operar equipamentos de informática;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- transferir numerário para o banco;
- propor compra de novos itens;
- expressar-se gestualmente;
- acompanhar a execução orçamentária;
- resolver reclamações de clientes;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- planejar compras e locações;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- divulgar mercadorias e serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- orientar clientes;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- elaborar normas e instruções;
- cobrar resultados;
- instruir subordinados;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- determinar perfis profissionais;
- prover ações de preservação ambiental;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerenciar contratos de serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- analisar tendências do mercado;
- monitorar o andamento de projetos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- cooperar na definição de projetos;
- gerir compras;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- promover programas prevencionistas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- avaliar desempenho;
- entrevistar candidatos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- gerir estoques;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- definir perfil do consumidor final;
- delegar atribuições;
- formular incentivos de produtividade;
- exercer liderança;
- administrar conflitos entre funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- estimular a motivação das equipes;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- medir resultados de treinamento;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- exercitar a autonomia;
- gerir custos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- colaborar na definição de epi e epc;
- examinar currículos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- atender agentes de fiscalização;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- designar equipe para projeto;
- implementar reciclagem de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- buscar atualização profissional;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- providenciar integração de funcionários;
- prestar assistência social aos funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- revisar manuais de procedimentos;
- fazer orçamentos;
- demonstrar motivação;
- participar de reuniões;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- gerir investimentos;
- contratar serviços;
- captar recursos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
Setores que mais contratam Distribuidor de fumo no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial