Salário para o cargo de Diretor de produtos bancários
CBO 1227-10 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de produtos bancários - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de produtos bancários

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de comitês de decisão;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • definir políticas e diretrizes;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar habilidade de negociação;
  • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
  • demonstrar sensibilidade a riscos;
  • demonstrar comprometimento;
  • tomar decisões;
  • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
  • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
  • divulgar metas;
  • demonstrar agilidade;
  • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
  • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
  • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
  • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
  • divulgar decisões dos comitês;
  • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
  • consultar meios de comunicação;
  • definir segmentos de mercado;
  • demonstrar fluência verbal;
  • adaptar-se a situações adversas;
  • exercer liderança;
  • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • demonstrar transparência nas ações;
  • recomendar ações de marketing;
  • homologar novos produtos;
  • definir políticas de captação de recursos;
  • antecipar-se às tendências de mercado;
  • desenvolver programas para área governamental;
  • definir necessidades de novos produtos;
  • demonstrar criatividade;
  • obter aprovação de produtos e serviços;
  • demonstrar segurança;
  • implementar sistema pós-venda interno;
  • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
  • identificar segmentos de mercado;
  • precificar produtos e serviços;
  • determinar público alvo;
  • demonstrar habilidade interpessoal;
  • preparar relatórios;
  • ministrar palestras;
  • pesquisar nichos de mercado;
  • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
  • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
  • propor treinamento de pessoal;
  • demonstrar poder de persuasão;
  • conduzir reuniões;
  • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
  • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
  • monitorar desempenho de produtos e serviços;
  • analisar relatórios de tendências;
  • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
  • representar a instituição em fóruns;
  • cumprir normas e legislação;
  • participar de seminários e eventos;
  • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
  • demonstrar disciplina;
  • homologar rotinas operacionais;


Setores que mais contratam Diretor de produtos bancários no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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