Salário para o cargo de Diamantário (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Diamantário (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diamantário (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • formular incentivos de produtividade;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar compras e locações;
  • exercitar a autonomia;
  • manter apresentação pessoal;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • operar equipamentos de informática;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se gestualmente;
  • orientar clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • captar recursos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • remanejar leiaute;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • agir com dinamismo;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar motivação;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir estoques;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • designar equipe para projeto;
  • elaborar normas e instruções;
  • contratar serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir compras;
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir investimentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • instruir subordinados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • representar a empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • propor compra de novos itens;
  • cobrar resultados;
  • delegar atribuições;
  • implantar técnicas de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercer liderança;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • expressar-se oralmente;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir estratégias de terceirização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • examinar currículos;
  • fazer orçamentos;
  • gerir custos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • participar de reuniões;
  • avaliar desempenho;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);


Setores que mais contratam Diamantário (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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