Salário para o cargo de Diamantário (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Diamantário (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diamantário (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • operar equipamentos de informática;
  • gerir estoques;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • designar equipe para projeto;
  • atender agentes de fiscalização;
  • delegar atribuições;
  • instruir subordinados;
  • gerir investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • determinar perfis profissionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • agir com dinamismo;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • contratar serviços;
  • definir perfil do consumidor final;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • exercitar a autonomia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • recepcionar mercadorias;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • expressar-se oralmente;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • medir resultados de treinamento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • buscar atualização profissional;
  • avaliar desempenho;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • promover funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • entrevistar candidatos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • participar de reuniões;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • exercer liderança;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir custos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • implantar técnicas de vendas;
  • orientar clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar remanejamentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • cobrar resultados;
  • demonstrar motivação;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir compras;
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar integração de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • elaborar normas e instruções;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover programas prevencionistas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • definir estratégias de terceirização;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;


Setores que mais contratam Diamantário (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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