Salário para o cargo de Desenhista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Desenhista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Desenhista instrucional

Um Desenhista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Desenhista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • atualizar-se continuamente;
    • construir sistema de avaliação;
    • coordenar reuniões;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar os problemas;
    • entrevistar;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • promover trocas de experiências;
    • definir abordagem de comunicação;
    • interagir com os pais;
    • validar produto final;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • assessorar o trabalho docente;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • respeitar as diversidades;
    • socializar informações;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • avaliar a instituição escolar;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • demonstrar proatividade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar os planos diretores;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • emitir pareceres;
    • estimular a cooperação;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • analisar resultados das avaliações;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • estudar continuamente;
    • formar equipes de trabalho;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o desempenho das classes;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular o senso crítico;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • elaborar objetivos;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • administrar recursos de trabalho;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estimular valores estéticos;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • definir escopo;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • traçar metas educacionais;
    • identificar público alvo;
    • organizar encontro de educandos;
    • acompanhar processo de revisão;
    • desenvolver a autoestima;
    • trabalhar em equipe;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • mapear conteúdo;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • definir mídias;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular o senso de justiça;
    • mapear competências;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • dimensionar carga horária;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • definir estratégias de ensino;
    • compreender o contexto;
    • traçar cronograma de execução;
    • promover estudos de caso;
    • respeitar a alteridade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • selecionar bibliografia;
    • administrar a demanda por vagas;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • roteirizar material;
    • estimular a solidariedade;
    • validar material revisado;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • formar-se continuamente;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir processos de avaliação;
    • orientar equipe de produção;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • elaborar textos de orientação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • auto avaliar-se;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular a criatividade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • organizar grupos de estudos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • planejar ações de operacionalização;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • administrar tempo;
    • descrever atividades;
    • realizar controle de qualidade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • selecionar referencial teórico;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • respeitar a autoria do educador;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • expressar-se com clareza;
    • divulgar deliberações;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • elaborar atividades;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • equalizar informações;
    • garantir a integridade instrucional;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • administrar conflitos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • participar das avaliações externas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;


    Setores que mais contratam Desenhista instrucional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista