Salário para o cargo de Desenhista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Desenhista instrucional - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Desenhista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

Atividades

  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
  • administrar conflitos;
  • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
  • elaborar textos de orientação;
  • observar o desempenho das classes;
  • mapear competências;
  • formar-se continuamente;
  • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
  • estimular o senso crítico;
  • acompanhar equipe de produção;
  • intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • definir escopo;
  • desenvolver a autoestima;
  • avaliar a implementação de projetos educacionais;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • validar material revisado;
  • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
  • orientar atividades interdisciplinares;
  • administrar tempo;
  • criar clima favorável de trabalho;
  • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
  • estimular o respeito mútuo;
  • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
  • respeitar a autonomia do educador;
  • demonstrar proatividade;
  • definir processos de avaliação;
  • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
  • elaborar relatórios;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • entrevistar;
  • acompanhar a produção dos alunos;
  • atualizar-se continuamente;
  • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
  • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
  • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
  • compreender o contexto;
  • respeitar a alteridade;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • analisar resultados das avaliações;
  • garantir a integridade instrucional;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • planejar ações de operacionalização;
  • estimular a cooperação;
  • dominar a língua portuguesa;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • propor estratégias de participação/interação;
  • organizar grupos de estudos;
  • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
  • compatibilizar carga horária por atividades;
  • validar produto final;
  • interagir com os pais;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • olhar com intencionalidade pedagógica;
  • traçar metas educacionais;
  • pesquisar práticas educativas;
  • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
  • adequar linguagem textual e imagética;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • participar das avaliações externas;
  • criar mecanismos de usabilidade;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • assessorar o trabalho docente;
  • roteirizar material;
  • respeitar as diversidades;
  • verificar o cumprimento das metas;
  • definir mídias;
  • dimensionar os problemas;
  • divulgar deliberações;
  • valorizar experiências pedagógicas significativas;
  • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • coordenar reuniões;
  • estimular a criatividade;
  • administrar recursos de trabalho;
  • elaborar objetivos;
  • realizar controle de qualidade;
  • emitir pareceres;
  • criar espaços de participação/interação;
  • mapear conteúdo;
  • respeitar a autoria do educador;
  • formar equipes de trabalho;
  • criar espaços para o exercício da diversidade;
  • promover trocas de experiências;
  • caracterizar o perfil dos alunos;
  • selecionar referencial teórico;
  • selecionar bibliografia;
  • avaliar o desempenho das classes/turmas;
  • elaborar atividades;
  • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
  • administrar a progressão da aprendizagem;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • estimular o senso de justiça;
  • estimular valores estéticos;
  • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • elaborar roteiro visual (storyboard);
  • socializar informações;
  • promover estudos de caso;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • expressar-se com clareza;
  • traçar cronograma de execução;
  • dimensionar carga horária;
  • orientar equipe de produção;
  • traçar objetivos educacionais;
  • participar da criação do projeto gráfico;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
  • definir estratégias de ensino;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • definir abordagem de comunicação;
  • assessorar as escolas/instituições;
  • descrever atividades;
  • auto avaliar-se;
  • identificar público alvo;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
  • organizar encontro de educandos;
  • construir sistema de avaliação;
  • mediar informações entre autor e equipe de produção;
  • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
  • acompanhar processo de revisão;
  • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
  • estimular a solidariedade;
  • detectar eventuais problemas educacionais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar contexto de aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • estudar continuamente;
  • propor mecanismos de acessibilidade;


Setores que mais contratam Desenhista instrucional no mercado de trabalho

  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação superior - graduação
  • Edição de livros
  • Atividades de apoio à educação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Atividades de teleatendimento
  • Ensino fundamental
  • Marketing direto
  • Comércio varejista de livros
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de idiomas
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




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