Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino tradicional
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
Atividades
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- vivenciar a dança;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- estudar passos na dança;
- gerenciar a produção executiva;
- estudar movimentos na dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dançar representando histórias;
- experimentar novos movimentos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- trabalhar em equipe;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- aplicar a dança à ação cultural;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção artística;
- trabalhar o tempo ritual;
- estudar música tradicional e popular;
- aprimorar a coreografia;
- interpretar coreografia;
- pesquisar figurinos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- divulgar o evento;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- estudar gestos na dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças rituais;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças tradicionais;
- realizar oficinas de trabalho;
- captar recursos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- estudar figurino popular e tradicional;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- executar danças dramáticas;
Setores que mais contratam Dançarino tradicional no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária