Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino tradicional
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- estudar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
Atividades
- executar danças dramáticas;
- gerenciar a produção artística;
- estudar música tradicional e popular;
- gerenciar a produção executiva;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- experimentar novos movimentos;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- estudar passos na dança;
- realizar oficinas de trabalho;
- captar recursos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- interpretar danças rituais;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- trabalhar o tempo ritual;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- aprimorar a coreografia;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- vivenciar a dança;
- interpretar danças tradicionais;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- dançar representando histórias;
- estudar gestos na dança;
- estudar movimentos na dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- pesquisar figurinos;
- interpretar coreografia;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- divulgar o evento;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- trabalhar em equipe;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
Setores que mais contratam Dançarino tradicional no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária