Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino tradicional
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- gerenciar a produção executiva;
- estudar gestos na dança;
- estudar música tradicional e popular;
- interpretar coreografia;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- dançar representando histórias;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- trabalhar o tempo ritual;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- gerenciar a produção artística;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- estudar passos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- trabalhar em equipe;
- estudar figurino popular e tradicional;
- executar danças dramáticas;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- aplicar a dança à ação cultural;
- estudar movimentos na dança;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- interpretar danças rituais;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- realizar oficinas de trabalho;
- pesquisar figurinos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- divulgar o evento;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- experimentar novos movimentos;
- captar recursos;
- vivenciar a dança;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- aprimorar a coreografia;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- interpretar danças tradicionais;
Setores que mais contratam Dançarino tradicional no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária