Salário para o cargo de Bailarinos étnicos
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Bailarinos étnicos - Descrição, atividades e funções do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bailarinos étnicos

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • estudar danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • criar espetáculos;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;

Atividades

  • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
  • divulgar o evento;
  • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
  • aprimorar a coreografia;
  • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
  • realizar oficinas de trabalho;
  • estudar figurino popular e tradicional;
  • estudar passos na dança;
  • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
  • trabalhar o tempo ritual;
  • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
  • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
  • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
  • estudar movimentos na dança;
  • interpretar danças com objetivos cênicos;
  • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
  • coordenar movimentos e expressão corporal;
  • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
  • dominar passos, gestos e movimentos;
  • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
  • desenvolver figurinos;
  • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
  • adequar a dança aos novos ritmos;
  • pesquisar passos, gestos e movimentos;
  • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
  • consultar leis de incentivo a cultura;
  • desenvolver objetos cênicos;
  • aplicar a dança à ação cultural;
  • desenvolver trilhas sonoras;
  • estudar música tradicional e popular;
  • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
  • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
  • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
  • interpretar coreografia;
  • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
  • criar roteiros;
  • desenvolver cenários;
  • captar recursos;
  • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
  • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
  • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
  • pesquisar movimentos para novos ritmos;
  • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
  • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
  • trabalhar em equipe;
  • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
  • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
  • dançar representando histórias;
  • reinterpretar danças tradicionais e populares;
  • adaptar vivência à dança a ser realizada;
  • experimentar novos movimentos;
  • estudar gestos na dança;
  • trabalhar o tempo cênico;
  • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
  • gerenciar a produção executiva;
  • gerenciar a produção artística;
  • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
  • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
  • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
  • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
  • trabalhar passos, gestos e movimentos;
  • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
  • dar a conhecer os mestres das tradições;
  • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
  • utilizar figurinos próprios á dança;
  • vivenciar a dança;
  • pesquisar figurinos;
  • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
  • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
  • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;


Setores que mais contratam Bailarinos étnicos no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Outras atividades de recreação e lazer




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