Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino brincante
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- utilizar figurinos próprios á dança;
- aplicar a dança à ação cultural;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- aprimorar a coreografia;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- gerenciar a produção executiva;
- interpretar danças rituais;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- estudar música tradicional e popular;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- divulgar o evento;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- executar danças dramáticas;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- trabalhar o tempo ritual;
- experimentar novos movimentos;
- interpretar danças tradicionais;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- estudar gestos na dança;
- dançar representando histórias;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- captar recursos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- interpretar coreografia;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- realizar oficinas de trabalho;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- estudar movimentos na dança;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- pesquisar figurinos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- estudar passos na dança;
- vivenciar a dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- gerenciar a produção artística;
Setores que mais contratam Dançarino brincante no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária