Salário para o cargo de Bailarinos populares
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Bailarinos populares - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Quanto ganha um Bailarinos populares

Um Bailarinos populares trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.270,52 e R$ 2.871,16, com a média salarial de R$ 1.796,32 e o salário mediana em R$ 2.097,22 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarinos populares

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.796,32 21.555,85 449,08 8,94
1º Quartil 1.270,52 15.246,19 317,63 6,33
Salário Mediana 2.097,22 25.166,64 524,31 10,44
3º Quartil 2.189,67 26.275,99 547,42 10,90
Teto Salarial 2.871,16 34.453,87 717,79 14,30


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.577 - 2.544 1.981,90 1.577,01 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Foz do Iguaçu - PR 1.437 - 1.741 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Florianópolis - SC 2.097 - 2.540 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Brasília - DF 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.544 1.952,63 1.510,51 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.391 - 1.741 1.428,61 1.390,86 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Santa Catarina 1.300 - 2.540 1.868,05 1.300,00 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Distrito Federal 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97
Bahia 1.605 - 3.005 2.305,80 1.604,66 2.481,08 2.481,08 3.005,16


Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bailarinos populares

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • criar espetáculos;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • estudar danças tradicionais e populares;

  • Atividades

    • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
    • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
    • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
    • executar danças dramáticas;
    • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
    • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
    • dar a conhecer os mestres das tradições;
    • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
    • desenvolver objetos cênicos;
    • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
    • adaptar vivência à dança a ser realizada;
    • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
    • realizar oficinas de trabalho;
    • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
    • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
    • adequar a dança aos novos ritmos;
    • desenvolver cenários;
    • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
    • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
    • trabalhar o tempo ritual;
    • pesquisar figurinos;
    • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
    • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
    • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
    • divulgar o evento;
    • preparar o corpo através do calor da fogueira;
    • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
    • interpretar coreografia;
    • preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
    • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
    • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
    • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
    • trabalhar passos, gestos e movimentos;
    • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
    • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
    • experimentar novos movimentos;
    • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
    • gerenciar a produção executiva;
    • pesquisar movimentos para novos ritmos;
    • estudar gestos na dança;
    • coordenar movimentos e expressão corporal;
    • interpretar danças com objetivos cênicos;
    • trabalhar o tempo cênico;
    • interpretar danças tradicionais;
    • preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
    • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
    • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
    • estudar movimentos na dança;
    • gerenciar a produção artística;
    • aprimorar a coreografia;
    • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
    • consultar leis de incentivo a cultura;
    • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
    • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
    • pesquisar passos, gestos e movimentos;
    • estudar música tradicional e popular;
    • desenvolver trilhas sonoras;
    • dominar passos, gestos e movimentos;
    • criar roteiros;
    • utilizar figurinos próprios á dança;
    • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
    • aplicar a dança à ação cultural;
    • estudar passos na dança;
    • interpretar danças rituais;
    • captar recursos;
    • dançar representando histórias;
    • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
    • trabalhar em equipe;
    • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
    • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
    • reinterpretar danças tradicionais e populares;
    • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
    • desenvolver figurinos;
    • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
    • vivenciar a dança;
    • estudar figurino popular e tradicional;


    Setores que mais contratam Bailarinos populares no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Produção musical
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Agências de viagens
    • Escafandria e mergulho
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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