Salário para o cargo de Bailarinos populares
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Bailarinos populares - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Quanto ganha um Bailarinos populares

Um Bailarinos populares trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.270,52 e R$ 2.871,16, com a média salarial de R$ 1.796,32 e o salário mediana em R$ 2.097,22 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarinos populares

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.796,32 21.555,85 449,08 8,94
1º Quartil 1.270,52 15.246,19 317,63 6,33
Salário Mediana 2.097,22 25.166,64 524,31 10,44
3º Quartil 2.189,67 26.275,99 547,42 10,90
Teto Salarial 2.871,16 34.453,87 717,79 14,30


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.577 - 2.544 1.981,90 1.577,01 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Foz do Iguaçu - PR 1.437 - 1.741 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Florianópolis - SC 2.097 - 2.540 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Brasília - DF 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.544 1.952,63 1.510,51 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.391 - 1.741 1.428,61 1.390,86 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Santa Catarina 1.300 - 2.540 1.868,05 1.300,00 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Distrito Federal 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97
Bahia 1.605 - 3.005 2.305,80 1.604,66 2.481,08 2.481,08 3.005,16


Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bailarinos populares

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • criar espetáculos;
  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;

  • Atividades

    • divulgar o evento;
    • vivenciar a dança;
    • adaptar vivência à dança a ser realizada;
    • interpretar danças com objetivos cênicos;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar o tempo ritual;
    • desenvolver trilhas sonoras;
    • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
    • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
    • utilizar figurinos próprios á dança;
    • captar recursos;
    • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
    • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
    • gerenciar a produção executiva;
    • preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
    • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
    • interpretar danças tradicionais;
    • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
    • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
    • pesquisar figurinos;
    • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
    • estudar figurino popular e tradicional;
    • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
    • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
    • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
    • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
    • desenvolver objetos cênicos;
    • aplicar a dança à ação cultural;
    • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
    • desenvolver figurinos;
    • estudar música tradicional e popular;
    • trabalhar o tempo cênico;
    • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
    • coordenar movimentos e expressão corporal;
    • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
    • reinterpretar danças tradicionais e populares;
    • dominar passos, gestos e movimentos;
    • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
    • experimentar novos movimentos;
    • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
    • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
    • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
    • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
    • gerenciar a produção artística;
    • estudar passos na dança;
    • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
    • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
    • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
    • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
    • dar a conhecer os mestres das tradições;
    • executar danças dramáticas;
    • preparar o corpo através do calor da fogueira;
    • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
    • interpretar coreografia;
    • realizar oficinas de trabalho;
    • preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
    • estudar movimentos na dança;
    • pesquisar passos, gestos e movimentos;
    • aprimorar a coreografia;
    • consultar leis de incentivo a cultura;
    • desenvolver cenários;
    • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
    • interpretar danças rituais;
    • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
    • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
    • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
    • pesquisar movimentos para novos ritmos;
    • trabalhar passos, gestos e movimentos;
    • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
    • estudar gestos na dança;
    • dançar representando histórias;
    • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
    • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
    • criar roteiros;
    • adequar a dança aos novos ritmos;
    • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;


    Setores que mais contratam Bailarinos populares no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Produção musical
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Agências de viagens
    • Escafandria e mergulho
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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