Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- estudar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
Atividades
- captar recursos;
- estudar gestos na dança;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- gerenciar a produção executiva;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- experimentar novos movimentos;
- pesquisar figurinos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- desenvolver cenários;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- aplicar a dança à ação cultural;
- desenvolver objetos cênicos;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- dominar passos, gestos e movimentos;
- dançar representando histórias;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar movimentos na dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- trabalhar o tempo cênico;
- vivenciar a dança;
- estudar passos na dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- realizar oficinas de trabalho;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- desenvolver figurinos;
- trabalhar em equipe;
- estudar figurino popular e tradicional;
- aprimorar a coreografia;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- estudar música tradicional e popular;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- divulgar o evento;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- interpretar coreografia;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- criar roteiros;
- trabalhar o tempo ritual;
- utilizar figurinos próprios á dança;
Setores que mais contratam Bailarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer