Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de danças folclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
Atividades
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- gerenciar a produção artística;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- dançar representando histórias;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- aplicar a dança à ação cultural;
- realizar oficinas de trabalho;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- trabalhar o tempo ritual;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- interpretar coreografia;
- pesquisar figurinos;
- estudar gestos na dança;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- interpretar danças rituais;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- trabalhar em equipe;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- estudar movimentos na dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- executar danças dramáticas;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- estudar figurino popular e tradicional;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- estudar música tradicional e popular;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- vivenciar a dança;
- captar recursos;
- divulgar o evento;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- gerenciar a produção executiva;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- experimentar novos movimentos;
- estudar passos na dança;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- aprimorar a coreografia;
- interpretar danças tradicionais;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
Setores que mais contratam Dançarino de danças folclóricas no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária