Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de danças de raiz
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- administrar atividades relacionadas À dança;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
Atividades
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- estudar gestos na dança;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- estudar música tradicional e popular;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- realizar oficinas de trabalho;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- experimentar novos movimentos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- captar recursos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar figurino popular e tradicional;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- aprimorar a coreografia;
- estudar passos na dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças rituais;
- interpretar danças tradicionais;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- vivenciar a dança;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- executar danças dramáticas;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- interpretar coreografia;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- divulgar o evento;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- gerenciar a produção executiva;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dançar representando histórias;
- pesquisar figurinos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- estudar movimentos na dança;
- gerenciar a produção artística;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- trabalhar o tempo ritual;
- trabalhar em equipe;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
Setores que mais contratam Dançarino de danças de raiz no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária