Quanto ganha um Sambista
Um Sambista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.120,11 e R$ 5.044,08, com a média salarial de R$ 1.922,25 e o salário mediana em R$ 1.265,63 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.922,25 | 23.067,03 | 480,56 | 9,72 |
1º Quartil | 1.120,11 | 13.441,26 | 280,03 | 5,67 |
Salário Mediana | 1.265,63 | 15.187,56 | 316,41 | 6,40 |
3º Quartil | 3.846,83 | 46.162,00 | 961,71 | 19,46 |
Teto Salarial | 5.044,08 | 60.529,00 | 1.261,02 | 25,51 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
- Dançarinos populares
- Dançarino de danças folclóricas
- Bailarinos de danças parafolclóricas
- Bailarinos étnicos
- Dançarino de salão
- Dançarino brincante
- Dançarino tradicional
- Bailarinos populares
- Dançarinos étnicos
- Dançarino de danças rituais
- Bailarino de danças folclóricas
- Dançarinos de danças parafolclóricas
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Porto Alegre - RS | 1.266 - 1.533 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.532,97 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio Grande do Sul | 1.266 - 1.533 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.532,97 |
Santa Catarina | 1.303 - 6.068 | 4.156,78 | 1.302,90 | 4.754,20 | 5.009,40 | 6.067,54 |
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Sambista
Dançarinos tradicionais e populares devem:
Atividades
- dançar representando histórias;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- estudar música tradicional e popular;
- trabalhar o tempo cênico;
- desenvolver trilhas sonoras;
- trabalhar em equipe;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- experimentar novos movimentos;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- captar recursos;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- realizar oficinas de trabalho;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- gerenciar a produção executiva;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- desenvolver objetos cênicos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- criar roteiros;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- executar danças dramáticas;
- interpretar danças rituais;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- desenvolver cenários;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- estudar movimentos na dança;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- interpretar coreografia;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- aprimorar a coreografia;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- vivenciar a dança;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- interpretar danças tradicionais;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- pesquisar figurinos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar figurino popular e tradicional;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- estudar gestos na dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- aplicar a dança à ação cultural;
- desenvolver figurinos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- divulgar o evento;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar o tempo ritual;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- estudar passos na dança;
Setores que mais contratam Sambista no mercado de trabalho
- Restaurantes e similares
- Atividades de condicionamento físico
- Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
- Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios
- Agências de viagens
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
- Produção musical
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br