Quanto ganha um Sambista
Um Sambista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.192,87 e R$ 4.322,51, com a média salarial de R$ 1.922,25 e o salário mediana em R$ 1.265,63 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 1.922,25 | 23.067,03 | 480,56 | 9,72 |
1º Quartil | 1.192,87 | 14.314,41 | 298,22 | 6,03 |
Salário Mediana | 1.265,63 | 15.187,56 | 316,41 | 6,40 |
3º Quartil | 3.296,53 | 39.558,41 | 824,13 | 16,67 |
Teto Salarial | 4.322,51 | 51.870,17 | 1.080,63 | 21,86 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Porto Alegre - RS | 1.266 - 1.533 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.532,97 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio Grande do Sul | 1.266 - 1.533 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.265,63 | 1.532,97 |
Santa Catarina | 1.303 - 6.068 | 4.156,78 | 1.302,90 | 4.754,20 | 5.009,40 | 6.067,54 |
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Sambista
Dançarinos tradicionais e populares devem:
Atividades
- trabalhar o tempo cênico;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- estudar passos na dança;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- interpretar danças rituais;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- desenvolver objetos cênicos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar música tradicional e popular;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- desenvolver trilhas sonoras;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- aplicar a dança à ação cultural;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- aprimorar a coreografia;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- divulgar o evento;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- executar danças dramáticas;
- captar recursos;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- gerenciar a produção artística;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- realizar oficinas de trabalho;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- desenvolver cenários;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- dançar representando histórias;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- interpretar coreografia;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- trabalhar em equipe;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- gerenciar a produção executiva;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- experimentar novos movimentos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- vivenciar a dança;
- estudar gestos na dança;
- interpretar danças tradicionais;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- desenvolver figurinos;
- pesquisar figurinos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar movimentos na dança;
- criar roteiros;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- estudar figurino popular e tradicional;
Setores que mais contratam Sambista no mercado de trabalho
- Restaurantes e similares
- Atividades de condicionamento físico
- Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
- Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios
- Agências de viagens
- Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
- Produção musical
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br