Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino popular
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- demonstrar competências pessoais;
- criar espetáculos;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- criar roteiros;
- estudar música tradicional e popular;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- realizar oficinas de trabalho;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- aplicar a dança à ação cultural;
- estudar gestos na dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- experimentar novos movimentos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- consultar leis de incentivo a cultura;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- estudar movimentos na dança;
- pesquisar figurinos;
- desenvolver cenários;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- aprimorar a coreografia;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- gerenciar a produção executiva;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar figurino popular e tradicional;
- desenvolver objetos cênicos;
- vivenciar a dança;
- captar recursos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- divulgar o evento;
- desenvolver figurinos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- dançar representando histórias;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- desenvolver trilhas sonoras;
- estudar passos na dança;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- interpretar coreografia;
- trabalhar o tempo cênico;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- utilizar figurinos próprios á dança;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
Setores que mais contratam Dançarino popular no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer