Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarino de rua
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- ensaiar dança tradicional e popular;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- estudar danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
Atividades
- estudar figurino popular e tradicional;
- vivenciar a dança;
- estudar passos na dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- desenvolver objetos cênicos;
- trabalhar o tempo cênico;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- estudar movimentos na dança;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- criar roteiros;
- desenvolver figurinos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- aprimorar a coreografia;
- experimentar novos movimentos;
- gerenciar a produção artística;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- estudar música tradicional e popular;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- divulgar o evento;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- captar recursos;
- dançar representando histórias;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- estudar gestos na dança;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- aplicar a dança à ação cultural;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- interpretar coreografia;
- trabalhar o tempo ritual;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- pesquisar figurinos;
- gerenciar a produção executiva;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- desenvolver trilhas sonoras;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- realizar oficinas de trabalho;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Dançarino de rua no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer