Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Bailarino de danças folclóricas
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
Atividades
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- gerenciar a produção artística;
- estudar música tradicional e popular;
- aprimorar a coreografia;
- divulgar o evento;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- estudar figurino popular e tradicional;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- estudar gestos na dança;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- gerenciar a produção executiva;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- pesquisar figurinos;
- preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
- experimentar novos movimentos;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- estudar passos na dança;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- aplicar a dança à ação cultural;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- trabalhar o tempo ritual;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- interpretar danças tradicionais;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- interpretar coreografia;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- preparar o corpo através do calor da fogueira;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar em equipe;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- realizar oficinas de trabalho;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- vivenciar a dança;
- executar danças dramáticas;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- dançar representando histórias;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- interpretar danças rituais;
- captar recursos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- estudar movimentos na dança;
Setores que mais contratam Bailarino de danças folclóricas no mercado de trabalho
- Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
- Locação de mão-de-obra temporária