Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- criar espetáculos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- estudar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- desenvolver trilhas sonoras;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- desenvolver cenários;
- criar roteiros;
- estudar música tradicional e popular;
- realizar oficinas de trabalho;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- gerenciar a produção artística;
- estudar figurino popular e tradicional;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- aplicar a dança à ação cultural;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- gerenciar a produção executiva;
- trabalhar em equipe;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- trabalhar o tempo cênico;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- pesquisar figurinos;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- dançar representando histórias;
- desenvolver objetos cênicos;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- desenvolver figurinos;
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- experimentar novos movimentos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- vivenciar a dança;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- divulgar o evento;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- estudar movimentos na dança;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- trabalhar o tempo ritual;
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- interpretar coreografia;
- estudar passos na dança;
- aprimorar a coreografia;
- estudar gestos na dança;
- captar recursos;
Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer