Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Dançarinos tradicionais e populares
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Dançarinos populares
Dançarinos tradicionais e populares devem:
- estudar danças tradicionais e populares;
- criar espetáculos;
- ensaiar dança tradicional e popular;
- inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
- pesquisar danças tradicionais e populares;
- dar aulas de danças tradicionais e populares;
- administrar atividades relacionadas À dança;
Atividades
- trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
- pesquisar passos, gestos e movimentos;
- participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
- aplicar a dança a contextos terapêuticos;
- criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
- trabalhar o tempo ritual;
- participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
- vivenciar a dança;
- dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
- pesquisar figurinos;
- participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
- consultar leis de incentivo a cultura;
- dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
- reinterpretar danças tradicionais e populares;
- transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
- estudar música tradicional e popular;
- desenvolver cenários;
- preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
- trabalhar o tempo cênico;
- estudar passos na dança;
- fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
- captar recursos;
- experimentar novos movimentos;
- utilizar figurinos próprios á dança;
- divulgar o evento;
- identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
- aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
- desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
- utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
- demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
- aplicar a dança à ação cultural;
- adequar métodos a diferentes faixas etárias;
- conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
- desenvolver objetos cênicos;
- interpretar danças com objetivos cênicos;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver figurinos;
- utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
- desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
- gerenciar a produção artística;
- executar a dança conforme ritmos tradicionais;
- estudar figurino popular e tradicional;
- coordenar movimentos e expressão corporal;
- transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
- desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
- ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
- pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
- ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
- participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
- aplicar a dança a contextos pedagógicos;
- pesquisar movimentos para novos ritmos;
- atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
- dançar representando histórias;
- avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
- estudar movimentos na dança;
- gerenciar a produção executiva;
- explorar possibilidades de movimentos com objetos;
- conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
- adaptar vivência à dança a ser realizada;
- interpretar coreografia;
- criar roteiros;
- adequar a dança aos novos ritmos;
- respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
- dar a conhecer os mestres das tradições;
- trabalhar passos, gestos e movimentos;
- dominar passos, gestos e movimentos;
- estudar gestos na dança;
- realizar oficinas de trabalho;
- desenvolver trilhas sonoras;
- aprimorar a coreografia;
Setores que mais contratam Dançarinos populares no mercado de trabalho
- Hotéis
- Outras atividades de recreação e lazer