Salário para o cargo de Coordenador de serviço de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de serviço de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Um Coordenador de serviço de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de serviço de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • estudar continuamente;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • respeitar as diversidades;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • dominar a língua portuguesa;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • analisar o desempenho das classes;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • atualizar-se continuamente;
    • auto avaliar-se;
    • roteirizar material;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • trabalhar em equipe;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • expressar-se com clareza;
    • formar equipes de trabalho;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • formar-se continuamente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • traçar objetivos educacionais;
    • administrar recursos de trabalho;
    • mapear conteúdo;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • identificar público alvo;
    • garantir a integridade instrucional;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • validar material revisado;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • mapear competências;
    • entrevistar;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estimular a criatividade;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • socializar informações;
    • definir escopo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • definir processos de avaliação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • participar das avaliações externas;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • elaborar textos de orientação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • definir estratégias de ensino;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • organizar encontro de educandos;
    • respeitar a alteridade;
    • construir sistema de avaliação;
    • selecionar bibliografia;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • assessorar o trabalho docente;
    • observar o desempenho das classes;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • acompanhar processo de revisão;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • promover trocas de experiências;
    • traçar metas educacionais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular a cooperação;
    • demonstrar versatilidade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • elaborar atividades;
    • demonstrar proatividade;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • divulgar deliberações;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estimular o senso crítico;
    • interagir com os pais;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • promover estudos de caso;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • selecionar referencial teórico;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • validar produto final;
    • definir abordagem de comunicação;
    • equalizar informações;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • dimensionar carga horária;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • pesquisar práticas educativas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estimular o senso de justiça;
    • dimensionar os problemas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • traçar cronograma de execução;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular valores estéticos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • elaborar objetivos;
    • coordenar reuniões;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • avaliar a instituição escolar;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • descrever atividades;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • desenvolver a autoestima;
    • definir mídias;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • compreender o contexto;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • orientar equipe de produção;
    • organizar grupos de estudos;
    • administrar conflitos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • administrar tempo;
    • administrar a demanda por vagas;
    • emitir pareceres;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • demonstrar capacidade de observação;


    Setores que mais contratam Coordenador de serviço de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: