Salário para o cargo de Coordenador de disciplina e área de estudo
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de disciplina e área de estudo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de disciplina e área de estudo

Um Coordenador de disciplina e área de estudo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de disciplina e área de estudo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de disciplina e área de estudo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • criar espaços de participação/interação;
    • estimular o respeito mútuo;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • assessorar o trabalho docente;
    • formar equipes de trabalho;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • acompanhar processo de revisão;
    • elaborar relatórios;
    • construir sistema de avaliação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • avaliar os planos diretores;
    • entrevistar;
    • elaborar textos de orientação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • dimensionar os problemas;
    • avaliar a instituição escolar;
    • respeitar a alteridade;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • mapear competências;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular a cooperação;
    • definir estratégias de ensino;
    • observar o desempenho das classes;
    • planejar ações de operacionalização;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • validar produto final;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • divulgar deliberações;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • definir processos de avaliação;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • mapear conteúdo;
    • validar material revisado;
    • atualizar-se continuamente;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • administrar recursos de trabalho;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a solidariedade;
    • administrar conflitos;
    • orientar equipe de produção;
    • estimular o senso crítico;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • roteirizar material;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • dominar a língua portuguesa;
    • respeitar as diversidades;
    • demonstrar proatividade;
    • estudar continuamente;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • traçar objetivos educacionais;
    • definir escopo;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular valores estéticos;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • socializar informações;
    • descrever atividades;
    • estimular a criatividade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar tempo;
    • dimensionar carga horária;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar versatilidade;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • elaborar atividades;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • demonstrar criatividade;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • traçar metas educacionais;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • elaborar objetivos;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • definir abordagem de comunicação;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • pesquisar práticas educativas;
    • realizar controle de qualidade;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • garantir a integridade instrucional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • equalizar informações;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • administrar a demanda por vagas;
    • identificar público alvo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • promover estudos de caso;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • definir mídias;
    • respeitar a autoria do educador;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • acompanhar equipe de produção;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • selecionar bibliografia;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • divulgar resultados de avaliação;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar encontro de educandos;
    • compreender o contexto;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • organizar grupos de estudos;
    • participar das avaliações externas;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estimular o senso de justiça;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • promover trocas de experiências;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • selecionar referencial teórico;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • interagir com os pais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • expressar-se com clareza;


    Setores que mais contratam Coordenador de disciplina e área de estudo no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista