Salário para o cargo de Concierge
CBO 4221-30 > Recepcionistas

Concierge - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Concierge

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • organizar as entregas aos hóspedes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar eficiência;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
  • demonstrar autonomia;
  • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar solicitações especiais de hóspedes;
  • agir com bom senso;
  • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
  • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
  • conferir documentos com identificação;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
  • resolver pendências do dia anterior;
  • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • lançar despesas em contas;
  • demonstrar empatia;
  • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
  • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
  • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
  • demonstrar senso de organização;
  • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
  • colher feedback das informações prestadas;
  • demonstrar entusiasmo;
  • circular informações internas;
  • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • agendar transfers e carros executivos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • demonstrar paciência;
  • ouvir com atenção;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar interesse;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • planejar o dia seguinte;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • colher principais notícias e manchetes do dia;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
  • checar solicitações dos hóspedes;
  • atualizar banco de dados do estabelecimento;
  • identificar o espaço físico da empresa;


Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Hotéis
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Condomínios prediais
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Gestão e manutenção de cemitérios
  • Agências de viagens
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Laboratórios clínicos
  • Serviços de quimioterapia
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




Profissões em Destaque: