Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de clínica médica
- Agente de tráfego
- Recepcionista de seguro saúde
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de banco
- Atendente de consultório médico
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista auxiliar de secretária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Concierge
Recepcionistas devem:
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- coordenar equipe;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- demonstrar respeito mútuo;
- organizar materiais de trabalho;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- atualizar banco de dados do estabelecimento;
- providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- fornecer informações meteorológicas;
- atender o cliente com informações precisas;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
- agir com bom senso;
- estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar pró atividade;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- conferir idoneidade dos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
- auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- checar solicitações dos hóspedes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- agendar transfers e carros executivos;
- consultar solicitações especiais de hóspedes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- resolver pendências do dia anterior;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
- demonstrar empatia;
- auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
- oferecer transporte ao cliente;
- estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
- acompanhar as solicitações dos hóspedes;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar espírito de equipe;
- ouvir com atenção;
- visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
- organizar as entregas aos hóspedes;
- providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- interagir com os outros departamentos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- conferir documentos com identificação;
- colher feedback das informações prestadas;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- demonstrar senso de organização;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
- colher principais notícias e manchetes do dia;
- demonstrar paciência;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar interesse;
- lançar despesas em contas;
- oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
- identificar o espaço físico da empresa;
- acolher o cliente e passageiro;
- prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
- planejar o dia seguinte;
- demonstrar autonomia;
- circular informações internas;
Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Locação de mão-de-obra temporária
- Hotéis
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Condomínios prediais
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Gestão e manutenção de cemitérios
- Agências de viagens
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Laboratórios clínicos
- Serviços de quimioterapia
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros