Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Auxiliar de recepção
- Agente de tráfego
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de banco
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista
- Encarregado da recepção
- Recepcionista bilíngüe
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Concierge
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- averiguar agenda semanal de eventos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- fornecer informações meteorológicas;
- oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
- ouvir com atenção;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar empatia;
- demonstrar eficiência;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar espírito de equipe;
- atualizar banco de dados do estabelecimento;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
- acolher o cliente e passageiro;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- colher feedback das informações prestadas;
- organizar as entregas aos hóspedes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- lançar despesas em contas;
- estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
- colher principais notícias e manchetes do dia;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar interesse;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- atender o cliente com informações precisas;
- protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
- visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- agir com bom senso;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar pró atividade;
- consultar solicitações especiais de hóspedes;
- solicitar o serviço de manobrista;
- organizar materiais de trabalho;
- interagir com os outros departamentos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agendar transfers e carros executivos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- identificar o espaço físico da empresa;
- certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
- planejar o dia seguinte;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- acompanhar as solicitações dos hóspedes;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- resolver pendências do dia anterior;
- estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
- checar solicitações dos hóspedes;
- coordenar equipe;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- conferir documentos com identificação;
- circular informações internas;
- informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
- providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar paciência;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
- oferecer transporte ao cliente;
Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Locação de mão-de-obra temporária
- Hotéis
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Condomínios prediais
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Gestão e manutenção de cemitérios
- Agências de viagens
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Laboratórios clínicos
- Serviços de quimioterapia
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros