Salário para o cargo de Concierge
CBO 4221-30 > Recepcionistas

Concierge - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Concierge

Um Concierge trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.615,91 e R$ 4.006,81, com a média salarial de R$ 2.170,25 e o salário mediana em R$ 1.950,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Concierge

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.170,25 26.042,96 542,56 10,17
1º Quartil 1.615,91 19.390,94 403,98 7,57
Salário Mediana 1.950,00 23.400,00 487,50 9,14
3º Quartil 3.055,76 36.669,17 763,94 14,32
Teto Salarial 4.006,81 48.081,71 1.001,70 18,78


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.774 - 5.026 2.752,28 1.773,74 2.500,00 4.149,59 5.026,11
Rio de Janeiro - RJ 1.515 - 4.813 2.439,39 1.514,73 2.032,00 3.973,46 4.812,77
Brasília - DF 1.534 - 2.636 1.760,53 1.534,44 1.628,00 2.176,24 2.635,93
Curitiba - PR 1.505 - 2.626 1.683,65 1.505,00 1.536,00 2.167,77 2.625,66
Belo Horizonte - MG 1.605 - 3.455 2.127,93 1.605,03 2.019,00 2.852,43 3.454,95
Salvador - BA 1.425 - 3.863 2.076,24 1.424,71 1.881,00 3.189,41 3.863,11
Mata de São Joao - BA 2.207 - 3.008 2.319,49 2.206,66 2.294,00 2.483,57 3.008,18
Campinas - SP 1.550 - 3.316 1.908,23 1.550,06 1.608,00 2.737,68 3.315,96
Armação de Búzios - RJ 1.890 - 3.021 2.123,12 1.890,00 2.022,00 2.494,49 3.021,40
Barueri - SP 1.509 - 3.115 1.998,80 1.508,74 1.987,00 2.571,67 3.114,88
Goiânia - GO 1.518 - 3.701 2.123,43 1.518,11 1.995,00 3.055,89 3.701,38
São Roque - SP 1.983 - 3.310 2.303,58 1.982,89 2.350,00 2.732,67 3.309,89
Porto Alegre - RS 1.641 - 4.029 2.263,09 1.640,67 2.000,00 3.326,56 4.029,23
Recife - PE 1.417 - 4.571 2.065,72 1.416,89 1.578,00 3.773,60 4.570,70
Uberlândia - MG 1.422 - 2.678 1.736,03 1.421,75 1.550,00 2.210,88 2.677,88
Porto Feliz - SP 2.100 - 2.585 2.115,35 2.100,00 2.100,00 2.134,00 2.584,76
Manaus - AM 1.417 - 2.753 1.745,07 1.417,43 1.610,00 2.272,86 2.752,95
São João de Meriti - RJ 1.666 - 2.118 1.697,92 1.666,00 1.666,00 1.749,00 2.118,44
João Pessoa - PB 1.456 - 2.268 1.622,32 1.456,00 1.571,00 1.872,50 2.268,03
Taubaté - SP 1.556 - 1.891 1.559,16 1.556,00 1.561,00 1.561,00 1.890,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.573 - 4.460 2.409,47 1.572,51 2.134,00 3.682,51 4.460,37
Rio de Janeiro 1.458 - 4.037 2.140,23 1.457,75 1.890,00 3.332,80 4.036,78
Minas Gerais 1.451 - 3.119 1.862,27 1.450,62 1.699,00 2.575,43 3.119,44
Bahia 1.472 - 3.426 2.102,07 1.471,83 2.105,50 2.828,19 3.425,59
Paraná 1.476 - 2.759 1.716,34 1.475,65 1.567,00 2.277,73 2.758,86
Distrito Federal 1.534 - 2.636 1.760,53 1.534,44 1.628,00 2.176,24 2.635,93
Rio Grande do Sul 1.565 - 3.693 2.137,65 1.564,64 2.000,00 3.048,72 3.692,70
Santa Catarina 1.844 - 3.894 2.352,05 1.843,95 2.190,00 3.214,77 3.893,83
Pernambuco 1.439 - 3.845 2.068,81 1.439,31 1.792,00 3.174,41 3.844,94
Goiás 1.412 - 3.470 1.959,90 1.412,00 1.752,00 2.864,86 3.470,00
Ceará 1.415 - 3.017 1.851,16 1.415,20 1.800,00 2.491,10 3.017,30
Mato Grosso 1.459 - 3.034 1.819,51 1.459,25 1.700,00 2.505,00 3.034,13
Espírito Santo 1.542 - 2.935 1.904,73 1.542,13 1.800,00 2.423,38 2.935,26
Mato Grosso do Sul 1.767 - 2.922 2.034,63 1.767,13 2.000,00 2.412,63 2.922,24
Paraíba 1.464 - 2.250 1.629,61 1.463,71 1.571,00 1.858,00 2.250,47
Amazonas 1.417 - 2.753 1.745,07 1.417,43 1.610,00 2.272,86 2.752,95
Maranhão 1.456 - 2.842 1.853,14 1.456,00 1.800,00 2.346,75 2.842,45
Pará 1.412 - 3.691 1.756,87 1.412,00 1.412,00 3.047,67 3.691,43
Alagoas 1.565 - 7.766 2.889,60 1.565,33 2.000,00 6.411,33 7.765,60
Sergipe 1.412 - 2.665 1.682,46 1.412,00 1.700,00 2.200,00 2.664,71
Rio Grande do Norte 1.427 - 4.239 2.011,50 1.426,50 1.600,00 3.500,00 4.239,31
Rondônia 1.412 - 1.817 1.441,33 1.412,00 1.412,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Concierge

Recepcionistas devem:

  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • colher feedback das informações prestadas;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • ouvir com atenção;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • internar o paciente;
    • coordenar equipe;
    • demonstrar interesse;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • demonstrar autonomia;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar paciência;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • distribuir malotes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • fornecer serviço de cofre;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • verificar o pedido de internação;
    • acionar serviço de higienização;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • atualizar conta;
    • transmitir recados e fax;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • organizar malotes;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • demonstrar senso de organização;
    • emitir extrato de contas;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • lançar despesas em contas;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • imprimir relatórios de controle;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • bloquear apartamento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • encerrar a conta no sistema;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar pró atividade;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • conferir documentos com identificação;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • organizar materiais de trabalho;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • verificar cadastro e reserva;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • receber pagamentos;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • agir com bom senso;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • interagir com os outros departamentos;
    • efetuar acertos em contas;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • registrar acompanhantes;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • demonstrar iniciativa;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • circular informações internas;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • realizar câmbio de moedas;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • planejar o dia seguinte;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar eficiência;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;


    Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Condomínios prediais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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