Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Encarregado da recepção
- Recepcionista secretária
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista caixa
- Atendente de consultório médico
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Concierge
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- resolver pendências do dia anterior;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- organizar as entregas aos hóspedes;
- protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
- ouvir com atenção;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
- colher principais notícias e manchetes do dia;
- oferecer transporte ao cliente;
- colher feedback das informações prestadas;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- fornecer informações meteorológicas;
- circular informações internas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- acolher o cliente e passageiro;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
- lançar despesas em contas;
- acompanhar as solicitações dos hóspedes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- atender o cliente com informações precisas;
- agendar transfers e carros executivos;
- visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
- organizar materiais de trabalho;
- auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
- demonstrar paciência;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar pró atividade;
- atualizar banco de dados do estabelecimento;
- estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- coordenar equipe;
- providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- consultar solicitações especiais de hóspedes;
- checar solicitações dos hóspedes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar iniciativa;
- identificar o espaço físico da empresa;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
- demonstrar senso de organização;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar espírito de equipe;
- estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
- solicitar o serviço de manobrista;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar interesse;
- planejar o dia seguinte;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar empatia;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar entusiasmo;
- agir com bom senso;
Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Locação de mão-de-obra temporária
- Hotéis
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Condomínios prediais
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Gestão e manutenção de cemitérios
- Agências de viagens
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Laboratórios clínicos
- Serviços de quimioterapia
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros