Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Encarregado da recepção
- Agente de tráfego
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório médico
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de hotel
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista
- Guest relations
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Concierge
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
- agendar serviços;
Atividades
- demonstrar entusiasmo;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- resolver pendências do dia anterior;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar paciência;
- estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar eficiência;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- agir com bom senso;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
- demonstrar empatia;
- planejar o dia seguinte;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
- interagir com os outros departamentos;
- atualizar banco de dados do estabelecimento;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- organizar materiais de trabalho;
- circular informações internas;
- auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
- auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
- acompanhar as solicitações dos hóspedes;
- providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- identificar o espaço físico da empresa;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- demonstrar pró atividade;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- oferecer transporte ao cliente;
- providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
- coordenar equipe;
- checar solicitações dos hóspedes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- ouvir com atenção;
- demonstrar espírito de equipe;
- lançar despesas em contas;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar senso de organização;
- colher principais notícias e manchetes do dia;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- colher feedback das informações prestadas;
- solicitar o serviço de manobrista;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
- organizar as entregas aos hóspedes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- consultar solicitações especiais de hóspedes;
- demonstrar iniciativa;
- intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- agendar transfers e carros executivos;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- demonstrar autonomia;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
- visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
- demonstrar respeito mútuo;
- estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
- atender o cliente com informações precisas;
- certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
- demonstrar interesse;
- conferir idoneidade dos clientes;
Setores que mais contratam Concierge no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Locação de mão-de-obra temporária
- Hotéis
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Condomínios prediais
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Gestão e manutenção de cemitérios
- Agências de viagens
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Laboratórios clínicos
- Serviços de quimioterapia
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros