Salário para o cargo de Chefe de portaria (edifício)
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria (edifício) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria (edifício)

Um Chefe de portaria (edifício) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.880,61 e R$ 5.743,96, com a média salarial de R$ 2.832,70 e o salário mediana em R$ 2.344,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria (edifício)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.832,70 33.992,37 708,17 13,07
1º Quartil 1.880,61 22.567,33 470,15 8,68
Salário Mediana 2.344,00 28.128,00 586,00 10,81
3º Quartil 4.380,59 52.567,06 1.095,15 20,21
Teto Salarial 5.743,96 68.927,51 1.435,99 26,50


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.188 - 8.703 4.151,99 2.187,65 3.500,00 7.185,50 8.703,29
Rio de Janeiro - RJ 1.673 - 4.861 2.289,20 1.673,34 1.679,00 4.013,13 4.860,82
Salvador - BA 1.875 - 4.689 2.682,50 1.875,41 2.500,00 3.870,99 4.688,65
Curitiba - PR 1.796 - 3.321 2.071,64 1.795,53 1.892,00 2.741,97 3.321,15
Fortaleza - CE 1.603 - 3.866 2.264,04 1.602,75 2.133,00 3.191,75 3.865,95
Porto Alegre - RS 2.354 - 4.699 3.173,06 2.353,68 3.243,50 3.879,46 4.698,92
Recife - PE 1.760 - 4.028 2.383,78 1.760,17 2.200,00 3.325,17 4.027,55
Belo Horizonte - MG 2.024 - 4.222 2.616,74 2.024,05 2.436,00 3.485,72 4.222,01
Brasília - DF 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Lauro de Freitas - BA 1.787 - 4.040 2.489,81 1.786,82 2.450,00 3.335,42 4.039,96
Guarulhos - SP 1.745 - 5.206 2.651,19 1.745,44 2.153,50 4.298,44 5.206,40
Barueri - SP 1.745 - 6.203 2.823,95 1.745,17 1.874,50 5.120,94 6.202,63
Camaçari - BA 1.675 - 4.112 2.411,66 1.674,62 2.400,00 3.395,29 4.112,47
Natal - RN 1.421 - 3.154 1.889,93 1.420,62 1.700,00 2.603,77 3.153,76
Cuiabá - MT 2.408 - 4.136 2.850,48 2.407,77 2.789,87 3.414,92 4.136,26
Vitoria - ES 1.590 - 2.946 1.934,08 1.590,37 1.924,00 2.431,96 2.945,66
Manaus - AM 1.792 - 4.274 2.540,28 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Goiânia - GO 1.609 - 4.401 2.216,71 1.608,92 1.793,97 3.633,25 4.400,70
Belém - PA 2.125 - 3.216 2.314,02 2.125,25 2.263,00 2.654,92 3.215,71
São Bernardo do Campo - SP 1.912 - 5.827 3.007,32 1.911,66 2.431,50 4.810,70 5.826,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.980 - 7.930 3.768,61 1.979,88 3.255,00 6.547,31 7.930,30
Bahia 1.799 - 4.628 2.624,03 1.798,64 2.455,00 3.820,97 4.628,07
Rio de Janeiro 1.672 - 5.061 2.353,95 1.671,62 1.679,00 4.178,78 5.061,46
Paraná 1.785 - 3.544 2.121,31 1.784,52 1.892,00 2.925,75 3.543,75
Ceará 1.599 - 3.764 2.226,64 1.598,75 2.100,00 3.107,44 3.763,83
Rio Grande do Sul 1.949 - 4.705 2.974,84 1.949,38 3.000,00 3.884,24 4.704,71
Pernambuco 1.692 - 3.951 2.306,60 1.691,50 2.096,93 3.261,79 3.950,78
Minas Gerais 1.808 - 4.904 2.679,56 1.808,29 2.436,00 4.048,79 4.904,02
Pará 1.536 - 3.477 2.149,31 1.536,03 2.176,00 2.870,84 3.477,25
Santa Catarina 1.670 - 4.478 2.500,07 1.670,39 2.200,00 3.697,15 4.478,10
Espírito Santo 1.609 - 3.087 2.019,80 1.609,39 1.925,00 2.548,71 3.087,07
Rio Grande do Norte 1.420 - 3.349 1.940,31 1.419,64 1.705,00 2.764,97 3.349,02
Distrito Federal 2.115 - 5.588 3.197,43 2.115,47 2.997,56 4.613,48 5.587,98
Goiás 1.588 - 5.105 2.423,75 1.588,32 1.900,00 4.214,95 5.105,27
Mato Grosso 2.150 - 4.091 2.764,22 2.149,86 2.686,73 3.377,64 4.091,10
Amazonas 1.792 - 4.274 2.527,33 1.791,75 2.247,00 3.528,25 4.273,52
Paraíba 1.714 - 6.516 2.997,57 1.714,37 2.459,50 5.379,29 6.515,56
Sergipe 1.748 - 3.586 2.195,08 1.748,09 2.046,00 2.960,25 3.585,54
Maranhão 1.487 - 3.353 2.036,28 1.487,25 2.034,00 2.767,88 3.352,53
Alagoas 1.587 - 4.539 2.209,12 1.587,25 1.765,00 3.747,47 4.539,05
Amapá 2.013 - 5.982 4.077,07 2.013,33 4.939,00 4.939,00 5.982,26
Piauí 1.433 - 2.317 1.569,00 1.433,00 1.533,00 1.913,00 2.317,08
Tocantins 2.000 - 2.983 2.123,83 2.000,00 2.000,00 2.463,00 2.983,26


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria (edifício)

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • providenciar atividades de capacitação;
    • planejar operações para datas especiais;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar guarda de valores;
    • orientar execução dos serviços;
    • controlar emissão de comandas;
    • verificar estado das instalações;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • atender reclamações;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • acomodar clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • motivar funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • recepcionar clientes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • liderar equipe;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • controlar guarda de bilhetes;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • executar preparação de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • manter-se atualizado;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • aplicar normas do condomínio;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • encaminhar clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • implementar sanções disciplinares;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria (edifício) no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social