Salário para o cargo de Chefe de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bar

Um Chefe de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.809,77 e R$ 4.970,60, com a média salarial de R$ 2.656,73 e o salário mediana em R$ 2.140,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.656,73 31.880,76 664,18 12,65
1º Quartil 1.809,77 21.717,24 452,44 8,62
Salário Mediana 2.140,00 25.680,00 535,00 10,19
3º Quartil 4.103,76 49.245,12 1.025,94 19,54
Teto Salarial 4.970,60 59.647,20 1.242,65 23,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

Atividades

  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • criar receitas de preparo de bebidas;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • encaminhar clientes;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • controlar preparação dos alimentos;
  • liderar equipe;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • motivar funcionários;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • executar preparação de bebidas;
  • escolher matéria-prima;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
  • demonstrar bom senso;
  • orientar pedido do cliente;
  • verificar estado das instalações;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • executar trabalho de subordinados;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • controlar guarda de bilhetes;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • orientar execução dos serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
  • distribuir funcionários em setores;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • manter-se atualizado;
  • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • demonstrar agilidade;
  • criar receitas de preparo de alimentos;
  • acomodar clientes;
  • acompanhar visitações;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • executar preparação de alimentos e bebidas;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • finalizar pratos e bebidas;
  • participar de programas de treinamento;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • recepcionar clientes;
  • manter boa postura pessoal;
  • controlar emissão de comandas;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • registrar pedido do cliente;
  • solicitar autoavaliação dos funcionários;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • atender reclamações;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
  • programar abastecimento dos setores;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • pesquisar preços de produtos;


Setores que mais contratam Chefe de bar no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Comércio varejista de bebidas
  • Hotéis
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Fabricação de cervejas e chopes
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Cantinas - serviços de alimentação privativos
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Parques de diversão e parques temáticos




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