Salário para o cargo de Chefe de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bar

Um Chefe de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.759,05 e R$ 4.996,94, com a média salarial de R$ 2.515,51 e o salário mediana em R$ 2.064,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.515,51 30.186,10 628,88 11,87
1º Quartil 1.759,05 21.108,61 439,76 8,30
Salário Mediana 2.064,00 24.768,00 516,00 9,74
3º Quartil 3.810,88 45.730,58 952,72 17,99
Teto Salarial 4.996,94 59.963,31 1.249,24 23,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.846 - 9.201 3.643,14 1.845,53 2.500,00 7.596,26 9.200,82
Rio de Janeiro - RJ 1.649 - 6.012 2.960,53 1.649,21 2.500,00 4.963,35 6.011,76
Brasília - DF 1.487 - 3.013 1.858,78 1.487,22 1.732,77 2.487,28 3.012,67
Belo Horizonte - MG 1.480 - 3.179 1.931,83 1.479,97 1.800,00 2.624,52 3.178,90
Curitiba - PR 1.738 - 3.632 2.236,49 1.738,30 2.061,00 2.998,96 3.632,44
Porto Alegre - RS 1.561 - 3.242 1.985,77 1.560,74 1.800,00 2.676,98 3.242,44
Goiânia - GO 1.479 - 3.101 1.895,40 1.479,45 1.800,00 2.560,26 3.101,06
Campinas - SP 1.827 - 3.482 2.207,08 1.826,75 2.000,50 2.874,54 3.481,72
Florianópolis - SC 1.754 - 3.667 2.215,02 1.753,78 2.000,00 3.027,84 3.667,41
Salvador - BA 1.477 - 2.913 1.831,30 1.477,04 1.700,00 2.405,23 2.913,28
Fortaleza - CE 1.449 - 3.185 1.914,27 1.449,18 1.800,00 2.629,43 3.184,84
Guarulhos - SP 1.734 - 3.384 2.220,18 1.734,05 2.151,00 2.793,85 3.383,99
Recife - PE 1.484 - 3.161 1.920,50 1.483,95 1.800,00 2.609,53 3.160,74
Ribeirão Preto - SP 1.762 - 3.307 2.164,77 1.762,08 2.100,00 2.730,28 3.306,99
Duque de Caxias - RJ 2.859 - 5.580 3.587,72 2.859,29 3.454,00 4.607,18 5.580,35
Porto Seguro - BA 1.675 - 3.962 2.234,36 1.674,82 1.924,00 3.270,88 3.961,79
Maringá - PR 1.680 - 3.285 2.128,78 1.680,31 2.076,00 2.711,81 3.284,63
Sorocaba - SP 1.951 - 3.593 2.457,69 1.951,47 2.500,00 2.966,67 3.593,32
Vitoria - ES 1.547 - 3.108 1.994,14 1.546,71 1.958,00 2.565,64 3.107,58
Londrina - PR 1.769 - 2.787 1.949,22 1.768,85 1.850,00 2.300,69 2.786,67


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.804 - 6.682 2.989,86 1.804,15 2.300,00 5.517,05 6.682,41
Rio de Janeiro 1.620 - 5.576 2.773,98 1.620,01 2.202,50 4.603,33 5.575,70
Minas Gerais 1.501 - 3.201 1.960,01 1.500,78 1.800,00 2.643,16 3.201,47
Santa Catarina 1.784 - 3.811 2.305,52 1.784,31 2.110,00 3.146,66 3.811,32
Paraná 1.708 - 3.433 2.137,07 1.707,91 2.000,00 2.833,99 3.432,61
Rio Grande do Sul 1.584 - 3.471 2.065,15 1.583,87 1.900,00 2.865,74 3.471,06
Goiás 1.485 - 3.382 2.001,89 1.485,32 1.851,00 2.791,90 3.381,63
Bahia 1.499 - 3.814 2.079,53 1.499,12 1.800,00 3.148,93 3.814,08
Distrito Federal 1.487 - 3.013 1.858,78 1.487,22 1.732,77 2.487,28 3.012,67
Espírito Santo 1.516 - 3.135 1.976,51 1.515,72 1.928,00 2.588,47 3.135,23
Mato Grosso 1.519 - 4.178 2.213,64 1.519,31 1.980,00 3.449,20 4.177,77
Pernambuco 1.485 - 3.189 1.931,11 1.485,13 1.800,00 2.632,58 3.188,66
Ceará 1.454 - 3.376 1.972,82 1.453,94 1.800,00 2.787,07 3.375,79
Pará 1.413 - 2.788 1.709,67 1.412,75 1.582,00 2.302,02 2.788,28
Rio Grande do Norte 1.441 - 2.729 1.734,42 1.441,33 1.626,00 2.253,06 2.728,97
Mato Grosso do Sul 1.483 - 3.079 1.884,20 1.482,93 1.785,00 2.542,20 3.079,18
Alagoas 1.479 - 4.036 2.110,33 1.479,12 1.808,00 3.331,88 4.035,68
Amazonas 1.498 - 2.680 1.799,36 1.497,92 1.696,50 2.212,83 2.680,25
Paraíba 1.473 - 2.941 1.846,81 1.472,98 1.713,00 2.428,50 2.941,47
Maranhão 1.425 - 2.711 1.735,33 1.425,33 1.600,00 2.237,89 2.710,60
Sergipe 1.417 - 2.688 1.745,06 1.417,43 1.700,00 2.219,14 2.687,89
Tocantins 1.446 - 2.471 1.701,24 1.445,50 1.720,00 2.040,00 2.470,91
Rondônia 1.425 - 3.036 1.745,57 1.425,00 1.500,00 2.506,66 3.036,14
Roraima 1.412 - 2.292 1.609,50 1.412,00 1.570,00 1.892,00 2.291,65
Piauí 1.457 - 4.070 2.073,88 1.457,00 1.700,00 3.360,00 4.069,73
Amapá 1.412 - 1.990 1.518,00 1.412,00 1.495,00 1.643,00 1.990,05


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • adequar equipe a situações atípicas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • manter-se atualizado;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • liderar equipe;
    • recepcionar clientes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar estado das instalações;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • encaminhar clientes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • participar de programas de treinamento;
    • acomodar clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • controlar emissão de comandas;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • manter boa postura pessoal;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • escolher matéria-prima;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • executar preparação de bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar guarda de valores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • motivar funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • atender reclamações;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;


    Setores que mais contratam Chefe de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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